Tudo sobre a cobertura da MEO e como fazer o teste de cobertura

cobertura meo

Quer testar a sua Cobertura MEO na sua zona de residência? Ou só quer saber mais informações? Neste artigo damos-lhe a conhecer os detalhes sobre a Cobertura de Telemóvel e de Internet MEO, explorando as informações sobre a MEO Fibra. Saiba também como pode aderir aos serviços da MEO.


Qual é a Cobertura da MEO?

Quer Testar a sua Cobertura MEO?Conheça o resultado em poucos segundos
Testar Cobertura

A operadora MEO conseguiu manter-se como a companhia de telecomunicações com o maior número de clientes em Portugal no final de 2018: cerca de 40% durante um ano em que o número de acessos de banda larga fixa cresceu 5.9% em comparação com 2017.

Este número de clientes deve-se à elevada cobertura da MEO. É a única operadora de telecomunicações que fornece os serviços com todos os tipos de conexão: Fibra, ADSL e Satélite. Será fácil contratar se quiser aderir à MEO.

Tem existido a extensão e melhoria da MEO cobertura para os serviços de fibra. A companhia tem apostado na extensão da rede de fibra da MEO, chegando mesmo a alugá-la à NOWO para que tenham o seu próprio serviço de internet.

Num país em que existem cada vez mais clientes com pacotes de telecomunicações, graças a um aumento de 7.3% de adesão se verificar o número de contratações entre maio de 2018 e 2019, a melhoria da cobertura MEO faz com que mais consumidores tenham TV, internet e telefone fixo com fibra em casa.

De acordo com a ANACOM, o "número de assinantes de ofertas em pacotes equivalia a 93.7% das famílias" em Portugal. O maior número de subscritores pertence à MEO (com 40.6%), seguido da NOS (com 37.4%) e, tal como lhe vamos mostrar ao longo deste artigo, deve-se ao aumento da cobertura MEO.

Vamos mostrar-lhe todas as características da cobertura da MEO em Portugal, tanto para internet fixa como para serviço de telemóvel. Exploraremos alguns dos detalhes na rede de fibra da MEO e também sobre a rede móvel MEO.

Qual é a Cobertura de Telemóvel da MEO?

Esta é uma companhia que está num lugar de destaque a partir do momento em que se analisam os números e níveis de cobertura de telemóvel MEO.

Para além da prestação dos seus próprios serviços móveis, com uma melhoria constante da rede 4G da MEO, esta operadora suporta também os serviços móveis de outras companhias como a NOWO, a empresa CTT (Correios de Portugal) e do grupo Onitelecom - InfoComunicações S.A.

Conseguindo estar à frente da Vodafone, a segunda operadora mais utilizada pelos consumidores de telemóvel, o serviço de telemóvel da MEO foi o mais utilizado no final de 2018 (cerca de 43% da população portuguesa).

Neste momento, cerca de 70% dos clientes desta operadora têm cobertura de 4G + da MEO. Isto significa que a maioria dos clientes consegue navegar na internet com dados móveis a uma velocidade de 400 Mbps e ver vídeos e televisão online (com a MEO Go) com definição HD.

Aconselhamos a ver os detalhes de alguns dos pacotes MEO selecionados pela nossa equipa. Todos têm cobertura MEO fibra e telemóvel incluído, indo assim de encontro a tendência portuguesa de adquirir o serviço móvel num pacote convergente:

MEO TV + Net + Voz + Móvel (M4O Basic)
VELOCIDADE
100 Mb
FIBRA
CHAMADAS
Chamadas incluídas
TEL. FIXO
PREÇO
49.99
por mês
FIDELIZAÇÃO: 24 meses de fidelização
TV: 150 Canais de TV (MEOBox incluída)
TELEMÓVEL: Cartão MEO com chamadas/SMS incluídas + 500 Mb
MEO TV + Net + Voz + Móvel (M4O Plus)
VELOCIDADE
200 Mb
FIBRA
CHAMADAS
Chamadas incluídas
TEL. FIXO
PREÇO
59.99
por mês
FIDELIZAÇÃO: 24 meses de fidelização
TV: 200 Canais de TV (MEOBox incluída)
TELEMÓVEL: Cartão MEO com chamadas/SMS incluídas + 3 Gb
MEO TV + Net + Voz + Móvel (M4O Giga)
VELOCIDADE
1 Gb
FIBRA
CHAMADAS
Chamadas incluídas
TEL. FIXO
PREÇO
79.99
por mês
FIDELIZAÇÃO: 24 meses de fidelização
TV: 200 Canais de TV (MEOBox incluída + MEO Go Multi)
TELEMÓVEL: Cartão MEO com chamadas/SMS incluídas + 10 Gb

Em nenhum dos MEO pacotes apresentados está incluído o serviço de banda larga móvel da MEO. Ligue-nos para mais informações.

No início de maio de 2019, o grupo Altice Portugal anunciou um investimento de mais de 10 milhões de euros no reforço da rede de fibra (o aumento da MEO Fibra Cobertura) e cobertura 4G na região do Alentejo.

Aos poucos estão a ser dados os passos para a expansão da rede de fibra, proposta desde a compra da PT Portugal pela Altice, de forma a que todos os clientes tenham serviço de fibra da MEO em casa.

Qual é a Cobertura de Internet da MEO?

 

Para cada vez mais consumidores, a velocidade de internet é um dos principais factores de decisão para aderirem a pacotes de serviços. Com a extensão da fibra ótica por Portugal, a cobertura MEO Fibra está a ser constantemente melhorada.

Numa análise a todos os países da União Europeia, o nosso país está entre os que têm uma maior cobertura de fibra. Não só a MEO, mas também as restantes operadoras, estão a melhorar o fornecimento de fibra até casa e escritórios dos portugueses. Por isso, os "100 Mbps de velocidade" são cada vez menos insatisfatórios para os consumidores.

Com a cobertura de internet MEO a aumentar, é necessário ter equipamento que permita aos clientes ter ligações de qualidade para usufruírem de serviços com toda a qualidade.

O router FiberGateway é um dos exemplos de equipamento que faz um uso efetivo das melhorias na cobertura MEO. As suas características (router dualband que funciona com frequências 2.4 GHz e 5 GHz) possibilitam que os consumidores consigam chegar a 1 gigabyte na velocidade de internet e sem qualquer latência ou interrupção.

É facilmente perceptível que tudo funcionará no futuro (carros, drones ou mesmo carros) com uma ligação sem fios e, por isso, é essencial que a cobertura de internet MEO esteja plenamente funcional, com testes de segurança devidamente realizados.

A cobertura de Internet MEO é extremamente elevada em todo o nosso país e acreditamos que, em breve, novas tecnologias vão funcionar graças a este desenvolvimento.

Vamos dar-lhe a conhecer algumas das características da cobertura MEO Fibra para entender o funcionamento desta rede, o tipo de conexão realizada e as características dos serviços da MEO com rede de fibra.

Qual é a MEO Fibra Cobertura?

A principal estratégia do grupo Altice passa por colocar Portugal na "vanguarda da tecnologia e inovação" e, na prática, quer extender a MEO Fibra cobertura. A intenção final é ter a totalidade do território português com rede fibra. Consegue imaginar?

Os primeiros passos para o aumento da cobertura MEO Fibra estão a ser dados: no final de junho de 2019, seis municípios em Portugal vão ter 100% de cobertura de fibra da MEO. Beja, Cartaxo, Seia, Seixal e Vieira do Minho são os municípios que fazem parte do início do projeto 100% Fibra da MEO (com o lema "A Fibra é dos Portugueses").

O plano de cobertura MEO Fibra a 100% nos municípios (e consequentes freguesias) contribuí, de acordo com um comunicado da operadora, para a inclusão digital, o alargamento do acesso a serviços avançados e para a promoção do desenvolvimento económico sustentado e moderno do país.

Com o projeto de 100% MEO Fibra Cobertura em Portugal pretende-se que a rede de fibra (de última geração) chegue a 5.3 milhões de casas até 2020. O investimento colocado no alargamento da rede de fibra prevê que 27.000 lugares, no total de 308 concelhos, tenham acesso à fibra ótica da MEO. Graças a uma rede de fibra que terá mais de 3 milhões de kms, Portugal tornar-se-á no primeiro país da Europa com cobertura de fibra a 100%.

Ainda antes deste plano de MEO Fibra Cobertura ser colocado em ação, os números no final de 2018 já colocavam a MEO como a companhia com mais acessos de banda larga de fibra.

Na totalidade (incluíndo fibra ótica, ADSL e satélite), as pessoas utilizaram mais internet fixa da MEO para acederem ao conteúdo favorito: cerca de 40% pessoas. A ANACOM também fornece dados sobre a tecnologia usada, englobando todas as conexões: 45% dos consumidores utilizaram a tecnologia FTTH.

Como funciona a Fibra Ótica na MEO?

Dada a exigência dos clientes em terem um serviço de internet cada vez mais rápida e sem interrupções, a MEO iniciou em 2019 um projeto de implementação de fibra ótica em todo o território português. Aos poucos, mesmo em zonas com menos população, mais pessoas vão usufruir de velocidade de internet mais alta.

A fibra ótica da MEO é um filamento flexível e transparente que realiza a transmissão de dados a grandes distâncias e têm uma elevada largura de banda. Imagine um cano comprido, final e com uma superfície revistida por um espelho perfeito. Os sinais digitais são transmitidos através de feixes de luz, que circulam a uma alta velocidade, e são descodificados por aparelhos tecnológicos.

A velocidade de transmissão de informação (por sinais digitais) é mais elevada do que nos outros tipos de conexão (satélite e ADSL) e existem um consumo de energia mais abaixo. O serviço de fibra da MEO é comparada, muitas vezes, a uma autoestrada com muitas faixas de rodagem e sem qualquer impedimento para uma excelente circulação de veículos.

A fibra ótica é instalada no terreno e, através da tecnologia FTTH, chega diretamente a casa do cliente. Com uma ligação direta entre a casa e companhia de telecomunicações, o consumidor tem uma experiência mais satisfatória com a MEO e necessitará menos do serviço de apoio ao cliente MEO para resolver problemas.

O projeto de cobertura de MEO Fibra a 100% em Portugal é tão importante porque, de acordo com esta operadora, as pessoas que têm fibra para aceder à internet são 11% mais ativos. Este dado baseia-se num estudo realizado na Suécia e na Holanda.

Os consumidores com fibra ótica (com a fibra da MEO, por exemplo) podem consumir mais vídeos, ouvir mais músicas e ter mais interações nas redes sociais. Subscrevem mais serviços (como as plataformas Netflix ou HBO Portugal) e pagam mais por diversidade de entretenimento.

É por isso que as pessoas perguntam pelos pacotes da MEO Fibra disponíveis, de forma a terem mais velocidade, definição e qualidade nos serviços. Mostramos-lhe no próximo capítulo dois dos melhores pacotes da MEO Fibra selecionados pela nossa equipa e acreditamos que pode ajudar a tomar a sua decisão.

Mas aconselhamos a realizar, em primeiro lugar, um teste de cobertura para MEO Fibra. Só assim é que conseguirá saber se pode contratar os serviços desta operadora em fibra.

Testar Cobertura

Quais são os melhores Pacotes de Fibra MEO?

A rede de fibra da MEO a ser o melhor tipo de conexão disponível no mercado de telecomunicações, mas ainda não está disponível em todo o território e, por isso, é-lhe sempre pedido um teste de cobertura. Só assim é que consegue saber se pode aderir aos pacotes de Fibra MEO.

Estes são os que continuam a interessar mais aos consumidores por reunirem as melhores condições: os pacotes MEO Fibra têm internet fixa com mais velocidade, um elevado número de chamadas de telefone fixo incluídas e cartão MEO com muitos dados móveis (que pode ser opcional) por um preço competitivo.

Pode analisar dois dos pacotes de Fibra MEO que escolhemos para si, com base num preço mais competitivo:

MEO TV + Net + Voz + Móvel (M4O Basic)
VELOCIDADE
100 Mb
FIBRA
CHAMADAS
Chamadas incluídas
TEL. FIXO
PREÇO
49.99
por mês
FIDELIZAÇÃO: 24 meses de fidelização
TV: 150 Canais de TV (MEOBox incluída)
TELEMÓVEL: Cartão MEO com chamadas/SMS incluídas + 500 Mb
MEO TV + Net + Voz + Móvel (M5O Giga)
VELOCIDADE
1 Gb
FIBRA
CHAMADAS
Chamadas incluídas
TEL. FIXO
PREÇO
94.99
por mês
INTERNET MÓVEL: Serviço de Banda Larga Móvel com 30 Gb
TV: 150 Canais de TV (MEOBox incluída)
TELEMÓVEL: Cartão MEO com chamadas/SMS incluídas + 500 Mb

O pacote M5O Giga implica que o cliente assine um contrato com 24 meses de fidelização. Contacte o 211 451 643 para mais informações.

Compensa aderir ao MEO Satélite?

meo satelite

Os Satélites são dos aparelhos mais essenciais no ramo das telecomunicações e que tornam possível as comunicações móveis e fixas no serviço de internet fixa da MEO e de telemóvel.

O Satélite recebe o sinal proveniente da Terra (uplink) que, de seguida, é amplificado e transmitido de volta com frequência satélite (downlink). Graças a este processo, é possível ter comunicações móveis ou fixas em quase todas as zonas de Portugal.

A tendência é ver as conexões por fibra a aumentarem graças ao projeto MEO Fibra 100% em Portugal, mas ainda há muitos consumidores que só conseguem ter serviços de TV, Net e Voz em casa com o MEO Satélite ou ligação de MEO ADSL.

Graças ao elevado nível de cobertura da MEO Satélite, compensa instalar os serviços de satélite da MEO se tiver residência numa zona mais rural. Uma das principais desvantagens é a utilização de serviços de telecomunicações (especialmente o serviço de internet fixa) em velocidades mais baixas quando comparado com o serviço de MEO Fibra.

Enquanto que será possível, a longo prazo, atingir 1 Gb de velocidade com a MEO Fibra, tal nunca se conseguirá com o serviço de MEO Satélite. É por isso que o número de clientes da MEO Satélite vai descendo de ano para ano. Só no primeiro semestre de 2019, este tipo de serviço perdeu cerca de 36 mil clientes.

Deve apostar no serviço MEO ADSL?

A par com a tecnologia de satélite, as ligações por ADSL também ganharam relevância no mercado das telecomunicações, uma vez que as ligações eram realizadas com uso único das linhas telefónicas.

Trata-se de uma tecnologia direccionada para os clientes particulares e para as pequenas empresas, uma vez que a velocidade de internet é elevada em download do que em upload. No entanto já não aconselhamos a adesão de MEO ADSL para uma empresa por existirem ofertas mais competitivas para empresas.

O mundo está com uma digitalização cada vez mais elevada e as empresas devem adaptar-se a esta realidade para conseguirem ser mais competitivas. A este processo está também ligada a mobilidade, que é conseguida com boas velocidades no serviço de internet fixa. As exigências para estas mudanças no mundo profissional e mesmo pessoal deixam as ligações da MEO ADSL muito abaixo do esperado.

Aconselhamos a contratar MEO ADSL se não tiver nenhuma outra alternativa para a zona onde vive. A velocidade de internet costuma ser mais baixa do que o serviço de fibra ou satélite e tem mais interferências.

Os preços MEO ADSL não diferem muito do serviço MEO Fibra e, desta forma, sempre que há oportunidade recomendamos em aderir à MEO Fibra. Pode fazer a adesão junto da nossa equipa de telecomunicações:

Aderir MEO ADSL

Como posso aderir à MEO?

Depois de realizar o teste de cobertura à MEO Fibra para a sua zona de residência só necessita de escolher o pacote da MEO que se adequa às suas necessidades e contactar a nossa equipa, que lhe apresentará as melhores ofertas do mercado.

Tenha a sua documentação oficial consigo, quando entrar em contacto com um dos nossos técnicos, para aderir à MEO Fibra, ADSL ou Satélite como lhe indicamos:

  • Cartão de Cidadão ou Bilhete de Identidade (BI).
  • Comprovativo de Morada.
  • Comprovativo de número da conta bancária para a autorização de Débito Direto.

Só com a adesão ao débito direto e à fatura eletrónica é que conseguirá usufruir de descontos associados à MEO Fibra ou em outros tipos de conexão. Pode deixar o seu número de telefone e consultar todas as opiniões dos consumidores sobre a operadora MEO.