Speed Test: conheça a velocidade da sua internet em menos de 1 minuto

 

 

 

Teste a velocidade de internet no nosso Speedtest e verifique se navega com as condições ideais. Falamos-lhe também de características importantes a que deve ter em atenção ao medir a velocidade de internet e de outros serviços, como o Speedmeter e o Speedtest da ANACOM.


Se não ficou satisfeito com os resultados depois de medir a velocidade de internet da sua casa, ligue-nos e mostramos-lhe os pacotes convergentes mais adequados. Começamos por testar a cobertura de fibra na sua morada.

Testar Cobertura Testar Cobertura

Como medir a velocidade de internet?

Para resultados mais fiáveis e realistas, deve fazer 2 testes de velocidade de internet. Faça o primeiro nas condições em que normalmente navega, sem ter atenção às condições da sua conexão. Tal e qual como está neste momento.

O resultado do speedtest à internet é o que esperava? Se o resultado vai de encontro aos valores contratados, então não tem de se preocupar com mais nada. Se o resultado do speedtest não é o esperado, então deve continuar a ler este artigo.

Para medir a velocidade de internet corretamente deve seguir os passos que lhe indicamos:

Conecte o seu computador ao router com cabo: o resultado do speed test feito só com Wi-Fi vai ser mais baixo do que o esperado, muitas vezes pela interferência no sinal. É por isso que deve conectar o computador directamente ao router com um cabo Ethernet/LAN.

Se não consegue conectar com um cabo Ethernet/LAN, então aconselhamos a aproximar o computador tanto quanto possível do router. Quanto mais próximo, mais realistas vão ser os resultados do speedtest.

Tenha equipamento adequado: se está a fazer um teste à velocidade de internet de 1 Gb, então deve ter equipamento à altura. Por exemplo, precisa de que o adaptador Ethernet do seu computador seja compativel com o Gigabit Ethernet para que o teste supere os 100 Mb de velocidade.

Seja o único a usar a internet: verifique se mais ninguém está a usar a internet fixa antes de fazer o speedtest.

Feche todos os programas do computador: feche todas as janelas de browser, excepto a do teste de velocidade de internet grátis. Outros programas como o Spotify ou o Whatsapp em versão web podem estar a consumir internet em segundo plano.

Com estas indicações deverá conseguir obter os melhores resultados do teste de velocidade de internet. Saiba também como fazer o speedtest nas diferentes operadoras.

Quais os resultados do Speedtest?

Os resultados do speed test vão sempre depender da cobertura que tem em casa: fibra, ADSL e satélite.

Teste de Velocidade Internet ADSL: se tem uma conexão de internet por ADSL, então é normal ter velocidade de internet mais baixa do que o que contratou. Com um pacote de ADSL com 20 Mb de velocidade, o resultado do speedtest deve ser 15 Mb, 10 Mb ou um pouco menos.

No caso de ADSL, o resultado do speedtest é influenciado pela distância entre a sua casa e a central que distribui o sinal. A velocidade de internet ADSL com que navega tem de ser suficiente, uma vez que igualar o valor contratado é quase impossível.

Teste de Velocidade Internet Fibra: se tem rede de fibra instalada em casa, então o resultado speedtest à internet será idêntico ao que contratou. As velocidades anunciadas pelas operadoras são sempre mais "reais".

Teste de Velocidade por Wi-Fi: se fizer um speedtest com uma ligação à internet por Wi-Fi, então o teste de velocidade vai indicar-lhe sempre valor inferior ao que contratou.

Um speedtest realizado à internet por Wi-Fi vai determinar a velocidade da net com que normalmente navega. É importante verificar os resultados do speedtest à internet em diferentes zonas da sua casa.

Qual é a velocidade de internet recomendada?

velocidade internet

Sempre que medir a velocidade de internet de uma ligação de fibra, então o valor será semelhante ao que contratou (por norma, está indicado no seu contrato ou nas condições do pacote contratado).

Já nas ligações de ADSL, a velocidade da internet não deve ultrapassar os 24 Mb. O mesmo acontece nas ligações por satélite, que só disponibilizam uma velocidade de internet até 40 Mb como valor máximo.

Antes de fazer um teste à velocidade de internet deve ter em atenção a algumas características apresentadas, antes de escolher um pacote com internet fixa.

  • Fatores a ter em conta antes de fazer um teste à velocidade de internet
  • Velocidade Internet mínima: é o valor da velocidade mínima que a sua operadora tem de garantir. Verifique este ponto antes de assinar contrato. Sempre que fizer um speedtest e o resultado for inferior ao valor mínimo, poderá rescidir o contrato sem pagar indemnização (justa causa).
  • Velocidade Internet de navegação: é o valor usual que um cliente tem em casa para navegar na internet.
  • Velocidade Internet máxima: em condições especiais, verá que pode obter valores fora do usual se medir a velocidade de internet na sua casa. Só em condições especiais é que acontecerá.

Tenha em atenção que o valor da velocidade de internet publicitada nos pacotes de telecomunicações é sempre inferior ao que realmente tem em casa para navegar.

Em casas com muitos dispositivos conectados deverá sempre contratar um serviço de internet com velocidade elevada. Só assim é que ter uma velocidade de internet razoável para navegar diariamente.

Sabia que um amplificador do sinal de Wifi não diminui a velocidade da sua internet fixa? Ao contrário do que muitas publicações de telecomunicações afirmam, um repetidor de Wifi não vai diminuir a velocidade da sua internet fixa. Vai reforçar o sinal de Wifi na divisão da casa em que o liga. Ligue-nos se precisar de mais informações sobre a oferta do mercado.

Se a velocidade de internet não melhorar depois de colocar em prática as nossas recomendações, então deve entrar em contacto com a sua operadora. Se não conseguir resolver o problema, aconselhamos a fazer uma reclamação.

Recomendações para saber como aumentar a velocidade da internet

A velocidade da internet é o fator mais importante (para além do preço) que influencia a decisão de compra dos utilizadores. Afinal sem velocidade não há muito que se consiga fazer, não é verdade?

Aos poucos, a velocidade da internet tem sido especialmente aprimorada para os jogadores online. Sem uma boa velocidade, haverá constantes interrupções que pioram a experiência do cliente com a internet fixa.

Se fez o speedtest e não está a ter o resultado que esperava, aconselhamos a seguir algumas das nossas recomendações para saber como aumentar a velocidade de internet.

  • Recomendações para saber como aumentar a velocidade de internet
  • Reduza o número de dispositivos ligados à mesma rede (através do Wi-Fi)
  • Se estiver a usar computador portátil, use um cabo Ethernet
  • Faça o speedtest sempre de manhã (entre as 7h e 8h, se possível) para obter um resultado mais "fiável"
  • Feche as aplicações ou páginas web abertas em segundo plano
  • Mantenha o seu navegador atualizado: o Google Chrome é o mais rápido.
  • Verifique se os seus dispositivos não têm vírus
  • Elimine os obstáculos que causem interferências
  • Desinstale os programas que não utiliza
  • Mude a password da conexão de Wi-Fi de 3 em 3 meses para certificar-se de que nenhum vizinho usa a sua rede.

Como funciona o Speedtest?

Speedtest, Speed teste ou teste de velocidade: é o sistema que lhe permite medir a velocidade de internet fixa e móvel, se aceder a partir do seu smartphone.

Só precisa de clicar no speedtest do nosso website, no botão Iniciar test para começar o teste de velocidade de internet. Será realizado o download de um pequeno ficheiro (que é eliminado no fim do teste de velocidade).

Durante o download, o speedtest vai indicar-lhe a velocidade média em que recebe o ficheiro. A mesma técnica é utilizada na velocidade de upload.

Analise bem o resultado indicado no teste de velocidade para saber se tem de fazer alguma mudança na posição do router ou, em último caso, contratar internet de outra operadora.

Speedmeter e Fast by Netflix: em que outros serviços posso medir a velocidade de internet?

Para além do nosso teste de velocidade, existem muito outros serviços que lhe permitem ver o estado da sua navegação. Aconselhamos sempre a testar a sua velocidade de internet em outros sistemas.

O Speedmeter, conhecido agora como NET.mede, é o speedtest da ANACOM que permite aos utilizadoras verem a largura da banda larga disponível em tempo real.

O teste de speedtest da ANACOM foi descontinuado e, neste momento, só tem à sua disposição o NET.mede. Este serviço indica-lhe, tal como o speedtest do nosso website, a velocidade de download, upload e latência.

Tenha em atenção de que qualquer teste de velocidade da internet é grátis. Este serviço do nosso website ou de qualquer outra instituição é sempre gratuito e, por isso, não deve ser cobrado.

Para além do speedmeter, pode também usar um serviço desenhado pela Netflix: o Fast (by Netflix).

Antes de ver alguma série da Netflix (ou de outra plataforma de streaming), pode testar a velocidade de internet para verificar se não está a ver a sua série ou filme com interrupções.

Clique no Fast by Netflix, mas tenha em atenção de que este speedtest começará automaticamente. Se não tem uma velocidade de internet em condições é melhor trocar de serviço, não acha?

Em caso de dúvida sobre o nosso teste de velocidade, então entre em contacto connosco. Podemos dar-lhe todas as indicações para verificar a sua velocidade de internet e aconselhá-lo a um novo serviço se o resultado não for satisfatório.

Mais Informações Mais Informações

Perguntas Frequentes sobre o Speedtest

Precisa de mais informações sobre o speedtest? Quer saber mais sobre a informação que lhe aparece no resultado do nosso teste de velocidade? Compilámos as perguntas que são colocadas por muitos dos nossos clientes para que não restem dúvidas.

O que é a velocidade de internet para download?

A velocidade de internet para download indica-lhe a rapidez com que descarrega um ficheiro da internet. Os anúncios das operadoras fazem sempre referência è velocidade de internet para download porque a maioria dos clientes usa o serviço fixo para descarregar conteúdo.

O que é a latência? É importante para a velocidade da internet em minha casa?

A latência de rede é o tempo que um dado percorre do ponto 1 ao 2. Uma rede com pouca latência é mais rápida e por isso é que a internet de fibra é a melhor: os materiais proporcionam poucos ou quase nenhuns entraves à propagação do conteúdo. Atente a esse valor quando fizer o teste de velocidade

Posso também testar a velocidade de internet móvel?

Sim! Entre no nosso artigo, inicie o speedtest e é-lhe dado o valor da velocidade de internet móvel. Irá sempre depender do tarifário móvel que contratou e do equipamento que tem.

O que pode influenciar o resultado do speedtest?

Os navegadores (Google Chrome, Internet Explorer) que usa, os dispositivos (computador portátil ou telemóvel) e os servidores vão sempre influenciar o resultado do seu speedtest. A rede de cada operadora também tem características distintas que podem influenciar.

Atualizado em
 
 

Pague menos em 📺Tv📶Net☎️Voz📱Móvel

211 451 227
Ligamos-lhe Grátis