Speedtest: faça um teste de velocidade à internet fixa que contratou

O Speedtest (ou Teste de Velocidade) dá-lhe a conhecer a velocidade de internet real que tem na sua casa. Fique a saber se está realmente a receber a velocidade (de fibra ótica, ADSL ou satélite) que contratou com a sua operadora.


Fez o speedtest e não ficou contente com a velocidade de internet que realmente tem na sua casa? Contacte-nos e a nossa equipa pode ajudar, apresentando a melhor oferta do mercado. Fazemos-lhe, em primeiro, um teste de cobertura de fibra na morada que nos indicar.

Testar Cobertura

Como posso medir a velocidade de internet

Deve fazer 2 testes diferentes para saber qual é a velocidade de internet do seu serviço fixo.

Deve fazer o speedtest com a rede com que normalmente navega. Clique no teste de velocidade sem fechar os programas que abriu ou o browser em que navega: Google Chrome, Mozilla, Internet Explorer, etc.

Se o resultado deste primeiro speedtest à internet for aceitável, com resultados idênticos à velocidade de internet fixa contratada, então não tem de se preocupar com absolutamente nada. Está tudo em ordem.

No entanto, deve fazer um segundo speedtest online (à internet fixa) como lhe indicamos mais abaixo.

  • Passos para o Speedtest à Internet:
  • Ligue o seu computador ao router com um cabo: com a utilização do cabo de rede Ethernet/LAN conseguirá ter resultados da velocidade de internet mais reais;
  • Se não pode ligar o teu computador com um cabo, aproxime-se do router tanto quanto possível. Desta forma não perderá tanto o sinal de Wi-Fi;
  • Tenha o equipamento adequado para fazer o speedtest: para ter uma velocidade de internet à altura (100 Mb, 300 Mb ou 1 Gb), então precisa de ter um equipamento à altura. Por exemplo, precisa de um adaptador Ethernet compatível com a versão Gigabit Ethernet para testar mais de 100 Mb de velocidade;
  • Faça o teste de velocidade à internet quando estiver sozinho: se estiverem mais pessoas a usar a internet fixa (de fibra, ADSL ou satélite), os resultados acabam por ser influenciados;
  • Faça o teste de velocidade (speedtest) com todos os programas ou apps fechadas no computador: encerre todas as janelas (do browser), com exceção da página com o teste de velocidade, para não serem consumidores megabites sem dar conta;

Passo por passo, recomendamos a realização do teste de velocidade tal como referimos para não ter resultados deturpados.

Se a sua ligação à internet fixa (por Wi-Fi) não estiver protegida com password, por exemplo, ou notar mais pessoas ligadas, então a velocidade do seu serviço pode estar mais lenta.

Porque é tão importante testar a velocidade de internet?

A velocidade de internet fixa é a característica mais importante deste serviço, vendido pelas operadoras de telecomunicações. De tal forma que influencia sempre a mensalidade de um pacote com internet fixa.

Testar a velocidadade da internet que tem em casa é extremamente importante, uma vez que vai influenciar os restantes serviços de telecomunicações.

Uma boa ligação de internet fixa vai ditar a qualidade das séries e filmes da Netflix que vê, dos restantes conteúdos de TV por streaming ou dos jogos online que joga todos os dias.

Existem sempre alguns fatores que podem influenciar a velocidade de internet fixa que tem em casa e, consequentemente, os resultados do speedtest. Estes são alguns dos mais importantes:

  • O tipo de rede escolhida (fibra, ADSL ou satélite) tem uma velocidade de internet fixa diferente: se escolher fibra ótica terá mais velocidade no serviço.
  • O tipo de ligação à internet: por Wi-Fi ou diretamente (por cabo) ao router.
  • A atividade dos diferentes utilizadores da internet fixa.
  • A porta de ligação entre o router e o computador: o consumidor deve ter portas GbE para velocidades de internet iguais ou superiores a 100 Mb.
  • O sistema operativo do seu computador (iMac, Windows, etc.)

Resultados do speedtest: o que devo ter em conta

Com o pacote de telecomunicações escolhido, dependendo da operadora em que está interessado, deve fazer o teste de velocidade à internet fixa.

Quer tenha realizado um speedtest com a rede NOS, Vodafone, MEO ou NOWO, os resultados estão sempre dependentes do tipo de conexão que contratou. Deve sempre fazer, em primeiro lugar, um teste de cobertura na sua morada.

Teste de Velocidade de Internet ADSL Para a rede de ADSL, só pode fazer speedtest na MEO. Esta é a única operadora a fornecer internet fixa em ADSL e a velocidade de internet que tem em casa poderá ser inferior ao valor contratado.

Se a sua conexão por ADSL tem até 20 Mb de velocidade de internet, então a velocidade real será de 15 Mb, 10 Mb ou até menos. A distância entre a sua casa e a central de telecomunicações (da sua operadora) pode influenciar o resultado do speedtest à internet fixa.

O resultado do speedtest à MEO deve ser suficiente para o consumo de internet fixa que faz diariamente. Receber a velocidade publicitada no pacote convergente é praticamente impossível.

Teste de Velocidade de Internet de Fibra Com a rede de fibra ótica, pode fazer um speedtest à rede de todas as companhias: NOS, NOWO, Vodafone ou MEO. O valor da velocidade de internet (de fibra) deve ser idêntico ao valor de velocidade publicitada no pacote convergente.

A vantagem da velocidade de internet de fibra é a aproximação do valor real ao publicitado nos pacotes e anúncios de publicidade.

Mas a velocidade de internet difere muito se usar a internet fixa por Wi-Fi?

Teste de Velocidade por Wi-Fi: se realiza um speedtest com uma ligação à internet por Wi-Fi, então o teste de velocidade vai indicar-lhe sempre valor inferior ao que contratou.

Será sempre útil fazer um speedtest quando faz uma ligação à rede Wi-Fi para saber a velocidade de internet em diferentes divisões de uma casa. Se em zonas importantes não tiver sinal, então deve comprar um amplificador para dar mais intensidade ao sinal.

Por norma, as operadoras de telecomunicações disponibilizam esse serviço: a NOWO vende o serviço Wi-Fi 360º para dar mais alcance ao sinal de internet da NOWO por 2,49€/mês.

Qual é a velocidade de internet recomendada?

speedtest meo nos vodafone nowo

Quer esteja a fazer um speedtest à rede da NOS, MEO, Vodafone ou NOWO, o resultado não deve ser muito diferente ao valor publicitado pela companhia.

Para conseguir fazer um bom speedtest na MEO ou em outra operadora, deve seguir os passos do speedtest que lhe recomendámos.

Para as conexões de ADSL, satélite, Wimax (entre tantas outras), em que não consegue ter uma velocidade de internet aproximada da real, deve ter em conta que a velocidade média de download em Portugal é 30 Mb.

Se tiver um resultado no teste de velocidade que seja superior a 30 Mb, então pode ficar descansado: significa que a internet fixa que tem em casa é de qualidade. Um resultado de mais do que 30 Mb de velocidade é aceitável.

No entanto, valores de velocidade de internet mais baixos podem ser preocupantes. Se tiver apenas 10 Mb de velocidade de internet, o uso só é moderado se tiver uma casa pequena (com 1 a 3 residentes). Já 3 Mb de velocidade de internet é muito pouco, apesar de ainda ser aceitável para muitos consumidores que não têm cobertura de fibra.

Como lhe estamos a mostrar ao longo deste artigo, a velocidade da internet é uma característica extremamente importante num pacote convergente. Influencia o valor da mensalidade e a qualidade dos restantes serviços: a TV paga e mesmo o telefone fixo.

É um fator decisivo para muitos consumidores que querem contratar internet. Por isso, atente nos detalhes a que deve prestar atenção ao escolher um pacote de serviços.

  • Velocidade de internet mínima: o valor apresentado neste campo é a velocidade garantida pela sua companhia e nunca poderá ser inferior. Se realizar testes de velocidade e obtiver um valor inferior ao que é apresentado como velocidade de internet mínima, pode rescindir o seu contrato por justa causa.
  • Velocidade de internet disponível: é o valor que o consumidor pode esperar, na sua casa, para navegar no universo digital.
  • Velocidade de internet máxima: trata-se do valor da velocidade de internet máxima que o cliente pode utilizar. Acontece 1 vez por mês em condições especiais.
  • Velocidade de internet publicitada: é o valor apresentado nas tabelas de preços ou em campanhas de publicidade, de forma a atrair novos clientes.

No caso da velocidade de internet fornecida ser muito diferente da anunciada ou contratualizada (normalmente para valores muito mais baixos), a verificação será realizada por um sistema de controlo certificado pela Autoridade Nacional de Comunicações (ANACOM).

Esta ação só será realizada caso o consumidor faça uma reclamação dos resultados do speedtest feita à internet que tem em casa.

Speedtest na NOS: a velocidade de internet fornecida

Com pacotes de serviços em fibra ou satélite, tem existido uma melhoria dos serviços na NOS: no último semestre de 2018 foi a segunda operadora com mais acessos fixos à internet fixa.

Os resultados do speedtest na NOS vão mostrar-lhe uma variação na velocidade que vai desde os 100 Mb a 1 Gb, caso contrate a internet da NOS de fibra.

A equipa da NOS disponibiliza a tecnologia mais recente para que a qualidade da internet fixa esteja sempre atualizada. É por estes desenvolvimentos que os resultados do speedtest da NOS não podiam ser melhores.

Mostramos-lhe um dos melhores pacotes da NOS com uma das condições: a velocidade de internet. Não se esqueça de que, apesar de só apresentarmos as ofertas com rede de fibra, existem mais opções à escolha.

(NOS 4) TV + Net + Voz + Móvel
VELOCIDADE
100 Mb
FIBRA
CHAMADAS
Chamadas incluídas
TEL. FIXO
PREÇO
54,99
por mês
FIDELIZAÇÃO: 24 meses de fidelização
TV: 180 Canais (com Box UMA TV 4K)
TELEMÓVEL: Cartão NOS com 3000 minutos/SMS + 2 Gb

Speedtest na NOWO: qual é o pacote com melhor velocidade de internet?

A NOWO só disponibiliza os seus serviços através de fibra ótica. A velocidade de internet na NOWO publicitada será quase sempre igual à que o cliente tem em casa.

O máximo de resultado que terá num speedtest à NOWO será 250 Mb de velocidade de internet.

É graças a qualidade da fibra ótica que os clientes conseguem ter velocidade de internet NOWO quase idêntica ao valor publicitado nos pacotes convergentes.

Este é o melhor pacote da NOWO (com uma boa velocidade de internet) que pode contratar com a nossa equipa, se assim quiser.

TV + Net + Voz + Móvel da NOWO
VELOCIDADE
120 Mb
FIBRA
CHAMADAS
10.000 min.
TEL. FIXO
PREÇO
34
por mês
FIDELIZAÇÃO: 24 meses de fidelização
TV: 140 Canais de TV (com NOWO Box)
TELEMÓVEL: Cartão NOWO com 1 Gb + 1 min./SMS

Consulte todos os detalhes sobre a campanha de Natal da NOWO. Ligue-nos para mais informações.

Speedtest na MEO e na Vodafone

Sendo a operadora que regista um maior crescimento (especialmente quando se consulta os valores de novos clientes), a Vodafone aposta cada vez mais na tecnologia mais recente para fornecer um serviço de qualidade aos seus clientes.

Os 4 anos consecutivos de aumento de clientes da Vodafone comprovam o investimento realizado pela companhia.

Os resultados do speedtest na Vodafone à maioria dos clientes mostram satisfação generalizada. Por norma, a velocidade de internet dos pacotes da Vodafone vão dos 100 Mb a 1 Gb.

Os valores da velocidade de internet na MEO, obtidos com o speedtest à rede MEO, não são diferentes dentro da fibra ótica: entre os 100 Mb e 1 Gb de velocidade.

A MEO é a única operadora que disponibiliza os serviços nos três tipos de rede possíveis e, por isso, é a que tem mais clientes em Portugal.

É por isso que os resultados no speedtest da MEO vão sempre depender do tipo de rede que contrata para a sua casa.

Quer fazer um speedtest à internet da sua casa? Recordamos que pode fazer o teste de velocidade no nosso website e, em apenas alguns minutos, saber se está a navegar com a velocidade que realmente contratou.

Recomendações para aumentar a velocidade de internet

velocidade de internet

São muitos os clientes que querem saber como aumentar a velocidade de internet.

Ver os canais de TV ou serviços de TV por streaming, como a HBO Portugal com toda a qualidade depende sempre de uma boa ligação de internet fixa.

As pessoas que gostam de jogar online sempre que têm tempo livre, devem ter uma excelente velocidade de internet para não terem falhas durante os jogos.

Comece por colocar o seu router, de forma estratégica, numa divisão da casa.

A ausência de obstáculos à propagação do sinal Wi-Fi pode influenciar positivamente a velocidade de internet.

Veja os nossos restantes conselhos, de seguida, para saber como aumentar a velocidade de internet:

  • Recomendações para aumentar a velocidade de internet
  • Ligue-se à rede com um cabo Ethernet
  • Se tiver oportunidade, navegue sempre ao acordar. Ao longo do dia existirão sempre mais pessoas no World Wide Web
  • Encerre as aplicações ou páginas executadas em segundo plano
  • Mantenha os seus navegadores/browsers atualizados (o Google Chrome é o mais rápido)
  • Assegure-se que os seus dispositivos (móveis e fixos) não têm vírus
  • Não tenha objetos ou equipamentos perto do seu router, de forma a não existirem inferências no sinal. Coloque-o num sítio alto
  • Não instale programas que não usará no seu computador
  • Confirme que a internet fixa em sua casa está protegida com password e que não há nenhum utilizador desconhecido que esteja conectado

Se o resultado do seu teste de velocidade não melhorar ao seguir estas recomendações, então deve mudar de operadora ou o serviço de internet fixa. A nossa equipa pode mostrar-lhe as melhores ofertas do mercado, sem qualquer compromisso.

Contratar Internet

Como funciona o Speedtest?

O speedtest (teste de velocidade) permite-lhe medir a velocidade da internet instalada em casa. Desta forma, ficará a saber se a operadora lhe está a disponibilizar a intensidade do sinal que está a pagar.

Existem vários speedtests no mercado, como é o caso do speedtest da FCCN e da ANACOM, desenvolvidos por diferentes companhias ou empresas ligadas às telecomunicações.

Só precisa de clicar no centro da imagem do speedtest, em que diz Iniciar test. Será realizado o download de um pequeno ficheiro (que é eliminado no fim do teste de velocidade).

Durante o download, o speedtest vai indicar a velocidade com que está a receber o ficheiro. O resultado apurado é a velocidade média do download completo do arquivo.

Também conseguirá saber qual é a velocidade de internet (de upload) com a medição da conexão através do envio de dados. O resultado do teste de velocidade é apresentado no final.

Tenha em atenção de que o resultado do teste de velocidade (seja um speedtest da Vodafone, NOS, NOWO ou MEO) dependerá sempre do tipo de rede que tem em casa.

Perguntas Frequentes sobre o Speedtest e a Velocidade de Internet

Reunimos as questões sobre o teste de velocidade e o speedtest mais colocadas pelos consumidores e pelos nossos clientes.

O que é a velocidade de download e de upload?

A velocidade de download refere-se à velocidade com que os utilizadores transferem ficheiros da rede de internet para um computador ou um dispositivo móvel.

É este valor da velocidade de internet que é colocada e publicitada pelas operadoras de telecomunicações. Sempre que entra numa página web, está a fazer download: está a descarregar os ficheiros que fazem parte da página para o seu telemóvel.

Já a velocidade de upload é a intensidade (velocidade) com que transfere um ficheiro(s) do seu computador ou dispositivo móvel para a internet. Se quiser carregar um vídeo para o Youtube, então deve ter em atenção a velocidade de upload.

O que é a latência?

A latência é um fator de qualidade na velocidade de internet que tem em casa. Por exemplo, se o seu serviço de internet não tiver latência, então não terá interferências no sinal e uma elevada velocidade.

Se um cliente demora pouco tempo a receber um ficheiro, por transferência, o tempo de latência é baixo: trata-se de uma qualidade no serviço de internet fixa. A latência é medida ao milésimo de segundo.

Um elevado tempo de latência provoca interferência e, por isso, não conseguirá navegar sem qualquer problema.

O que é o teste de ping?

O teste de ping é utilizado para a medição da latência e determina, em milésimos de segundos, o tempo que a conexão (de internet) demora a comunicar com outro equipamento (computador, portátil, telemóvel ou tablet).

Que factores podem afectar o resultado do teste de velocidade?

  • Navegadores: cada navegador (Chrome, Firefox, Edge, Safari, etc.) tem uma capacidade e tempo de carga diferentes e, por isso, os resultados do speedtest podem variar.
  • Dispositivos: dependendo do dispositivo que usa (smartphone, portátil, tablet, etc.) obterá resultados diferentes. Deve-se ao facto dos dispositivos terem capacidades distintas de rádio e Wi-Fi.
  • Servidor: conseguirá ter velocidade de internet mais rápida se estiver mais próximo de um servidor.

Qual é o speedtest (teste de velocidade) utilizado em Adslfibra?

Adslfibra utiliza o teste de velocidade mais recomendado, conhecido como nPerf. Este serviço utiliza mais de 350 servidores espalhados por todo o mundo. Ao iniciar o teste de velocidade de internet, esta ferramenta escolhe automaticamente o servidor mais perto do seu dispositivo.

Como posso fazer um teste de velocidade num telemóvel?

Os resultados do speedtest vão depender da cobertura e do tipo de rede que tem no momento. Não estranhe se encontrar diferenças num teste de velocidade de um telemóvel.

  • Cobertura 4G de telemóvel: entre 100 a 300 Mb de download e 50 a 100 Mb de upload.
  • Cobertura 3G da rede móvel: 168 Mb de download e 23 Mb de upload.

Qual é a velocidade de internet necessária para ver Netflix, HBO, Youtube ou para jogar online?

A velocidade de internet mínima para veres conteúdos na Netflix ou Amazon Prime Video é de 5/10 Mb por segundo. Necesitas de um mínimo de 25 Mb/segundo para veres em 4K.

Para jogar online aconselhamos a ter internet de fibra com velocidade superior a 50 Mb. O objetivo é que consiga desfrutar de um bom jogo e não fique frustrado por ter um serviço com interferências.