Cobertura NOS: descubra as características da NOS Fibra e NOS Satélite

cobertura nos

Qual é a cobertura da NOS em Portugal? Os serviços de NOS Fibra e NOS Satélite têm a qualidade suficiente para satisfazer os clientes? Neste artigo vamos falar-lhe das características da cobertura NOS, como tem crescido ao longo dos últimos, e as características mais importantes da fibra da NOS e da NOS Satélite.


Qual é a cobertura da NOS?

Quer testar a sua cobertura NOS?Ligue-nos agora de forma totalmente gratuita.
Testar Cobertura

Tanto para serviços fixos como móveis, as telecomunicações em Portugal são resultado de um elevado investimento quer nas infraestruturas quer nos próprios serviços. O nível de cobertura NOS e das restantes companhias aumenta no nosso país à medida que são lançados novas tecnologias.

Em comparação com alguns países da União Europeia, a cobertura de fibra em Portugal é extremamente elevada. Enquanto que a fibra de 90% dos lares portugueses chega por FTTH, em França só a 30% dos lares é que têm fibra com FTTH e apenas 10% das casas na Alemanha.

A cobertura da NOS Fibra está a aumentar em Portugal e, por isso, o número de clientes também. Graças a um acordo assinado com a Vodafone em 2017, prevê-se que cerca de 3.1 milhões de casas portuguesas tenham fibra através de FTTH. Cerca de 70% da cobertura NOS terá a fibra mais rápida de sempre.

Em 2018, a operadora NOS foi a 2.ª com mais acesso de banda larga fixa (cerca de 36.7% do total de clientes de telecomunicações em Portugal). Significa que um elevado número de pessoas acedeu aos websites favoritos ou apps com a internet da NOS.

Tem Cobertura da NOS na sua casa? Se ainda não sabe se existe cobertura NOS na sua área de residência, pode fazer agora o seu teste de cobertura de forma muito simples. Se precisar de ajuda, temos uma equipa de profissionais do outro lado da linha que pode fazer o teste de cobertura da NOS por si e esclarecer qualquer dúvida que possa ter. Marque o 211 451 284 e fale connosco.

Com o nível de cobertura da NOS Fibra a aumentar de ano para ano, vamos explicar-lhe todas as características deste tipo de rede e os últimos desenvolvimentos que têm sido realizados ao nível do serviço NOS Fibra.

Qual é a cobertura de Fibra da NOS?

Os números refletem o aumento da cobertura de fibra da NOS: houve a expansão da cobertura de RNG com capacidades Gigabit em 311 mil lares que já tinham FTTH.

Significa que a internet de fibra da NOS foi melhorada para chegar com mais qualidade aos clientes.

Para além da velocidade de internet mais elevada, tanto para download como para upload, a fibra da NOS tem várias vantagens:

  • Espaço: os cabos de fibra ótica são capazes de transportar grandes quantidades de informação
  • Imunidade: a fibra ótica da NOS é imune a interferências electromagnéticas
  • Segurança: o sinal da fibra ótica é seguro
  • Custos da Fibra: a instalação e mantutenção da fibra ótica é simples e o investmento financeiro é baixo
  • Durabilidade: comparativamente a outros cabos, os cabos de fibra ótica resistem por mais tempo

A cobertura de fibra NOS já chega a muitas casas em território nacional, fornecendo fibra ótica a quase 5.000 milhares de clientes.

Quais são as vantagens da rede NOS Fibra?

tipos de rede nos

Em qualquer assunto relacionado com operadoras de telecomunicações, a inovação tecnológica é um fator importante para que os consumidores conseguirem ter serviços de telefone, TV e internet da NOS mais rápida, com mais definição e sempre com preços baixos.

É por isso que as inovações tecnológicas da rede NOS estão centradas na fibra da NOS, de forma a estar garantido a melhor qualidade da internet fornecida para casa dos clientes.

Aos poucos, a extensão e desenvolvimento da rede de fibra NOS toma forma: para além da conclusão do upgrade da rede HFC para Docsis 3.1., está a a ser levado a cabo a extensão da tecnologia FTTH para que algumas das ligações de fibra necessitem do apoio do cabo coaxial.

Esta extensão da FTTH na rede NOS de fibra está a ser possível graças à implementação em novos lugares e à partilha de rede escura com a Vodafone, assinado em 2017. As exigências de tráfego continuam a ser suportadas com o aumento da extensão de fibra na rede NOS.

De acordo com as informações partilhadas pela operadora, existem cerca de 23.5% casas abastecidas com FTTH (rede de NOS Fibra) em 2018. Há quatro anos atrás, em 2014, só haviam cerca de 3.2%.

Com estas melhorias e extensões da rede NOS de fibra, a capacidade, velocidade e a cobertura da infraestrutura da companhia - tanto fixa como móvel - acaba por ser transformada para estar de acordo com os padrões estabelecidos pelos consumidores.

Ter NOS Fibra em casa é ter os serviços com mais velocidade, menos latência e mais qualidade.

Como contratar NOS Fibra?

Antes de contratar os serviços de fibra da NOS deve fazer, em primeiro lugar, um teste de cobertura. Só assim é que conseguirá saber qual o tipo de rede disponível na sua zona de residência.

A nossa equipa pode tratar desse passo e fornecer-lhe os resultados do teste de cobertura da NOS. Com os resultados, teremos todo o gosto em apresentar-lhe os melhores pacotes NOS do mercado. Pode começar por analisar toda a oferta da operadora num dos nossos artigos mais completos do website, clicando em Ver Pacotes da NOS.

Os pacotes da NOS foram selecionados de acordo com a qualidade dos serviços, os extras incluídos e o preço mais baixo. Deve ter em conta que as melhores ofertas estão ao alcance dos clientes que têm cobertura de fibra NOS no lugar onde vivem.

Quais são os melhores pacotes NOS Fibra?

Os pacotes de fibra NOS são os mais procurados pelos clientes. A elevada velocidade da internet (tanto para download como para upload), os preços competitivos praticados e as campanhas da NOS atraem sempre consumidores interessados em ter um bom serviço de telecomunicações..

No entanto, como lhe dissemos anteriormente, não se pode esquecer de verificar a cobertura de NOS Fibra na sua casa, para saber se pode contratar este tipo de serviços da operadora.

Apresentamos-lhe os três melhores pacotes para os clientes que têm cobertura de fibra da NOS. Em caso de dúvida, pode deixar o seu número de telefone para a nossa equipa entrar em contacto e não ter de pagar pela chamada.

(NOS 3) TV + Net + Voz
VELOCIDADE
200 Mb
FIBRA
CHAMADAS
Chamadas incluídas
TEL. FIXO
PREÇO
34,99
por mês
FIDELIZAÇÃO: 24 meses de fidelização
TV: 150 Canais de TV (com Box HD)
EXTRAS: Desconto nos NOS Cinemas + Oferta da 1.ª mensalidade
(NOS 3) TV + Net + Voz
VELOCIDADE
1 Gb
FIBRA
CHAMADAS
Chamadas incluídas
TEL. FIXO
PREÇO
48,49
por mês
FIDELIZAÇÃO: 24 meses de fidelização
TV: 180 Canais de TV (com UMA 4K)
EXTRAS: Desconto nos NOS Cinemas + Oferta da 1.ª mensalidade

O pacote NOS 3 (com rede NOS Fibra) inclui a oferta NOS Studios. Entre em contacto para mais informações.

(NOS 4) TV + Net + Voz + Telemóvel
VELOCIDADE
200 Mb
FIBRA
CHAMADAS
Chamadas incluídas
TEL. FIXO
PREÇO
54,99
por mês
FIDELIZAÇÃO: 24 meses de fidelização
TV: 180 Canais de TV (com UMA 4K)
TELEMÓVEL: Cartão NOS com 2 Gb + 3000 min./SMS

Qual é a cobertura da NOS Satélite?

satélite da nos

Apesar da expansão da cobertura fibra da NOS, a cobertura NOS Satélite continua a servir uma grande fatia de clientes em território nacional de forma muito eficiente.

Como a rede de fibra ainda não chega a todas as regiões de Portugal - apesar de ser essa uma intenção a longo prazo das companhias - as operadores de telecomunicações continuam a investir na transmissão de sinais via satélite por ser facilmente instalado na casa dos clientes. É por isto que a cobertura de satélite da NOS e das outras companhias continua a ser elevada no nosso país.

Esta tecnologia não necessita de sistemas de cabos ou de linhas telefónicas e por isso é que é ideal para regiões onde os cabos de fibra ainda não chegam. Este tipo de conexão pode chegar a qualquer zona do planeta e, por isso, a cobertura NOS Satélite é extremamente elevada no nosso país.

Apesar da cobertura de satélite da NOS ser alta, as apostas continuam a ser realizadas na expansão da rede fibra da NOS. Com este tipo de rede a ser otimizada, a rede de satélite NOS tem cada vez menos clientes de ano para ano.

O ritmo de decréscimo do serviço NOS Satélite foi maior em 2018 devido ao aumento da cobertura de outros tipos de rede (como a fibra de NOS) e das restantes operadoras de telecomunicações.

Houve um leve decréscimo a nível geral (menos 1.2%) das receitas da NOS e também uma diminuição de 6.5% de receitas de NOS Satélite (para os clientes residenciais) quando comparado com o mesmo período em 2017.

O serviço de NOS Satélite não é tão vantajoso como o de Fibra. Vamos explicar-lhe as funcionalidades deste tipo de serviço para saber porque houve um decréscimo tão elevado de clientes com os serviços de satélite da NOS.

Quais são as vantagens da tecnologia da NOS Satélite?

Damos-lhe a conhecer, em primeiro lugar, um pouco sobre a evolução do satélite nas telecomunicações. O primeiro satélite de telecomunicações foi lançado ao espaço em 1985. Chamado de Early Bird, este foi o primeiro equipamento deste tipo a ser colocado na órbita do planeta Terra com o objetivo de conhecermos as telecomunicações como estão hoje em dia.

O primeiro teste para a colocação de satélites no Espaço já tinha ocorrido em 1957, com um satélite experimental da então União Soviética que era utilizado para testar a viabilidade dos satélites mais atuais.

O satélite de telecomunicações foi criado pelo Homem e colocado em órbita no planeta, com o envio realizado em foguetes ou naves espaciais. Os satélites colocados no Espaço para a disponibilização de serviços de TV, Net e Voz são transmissores de sinais de rádio, televisiva e rede (internet).

O satélite dá-lhe acesso à televisão por subscrição, à possibilidade de realização de chamadas telefónicas e à utilização de dados móveis sem ser necessário utilizar outro tipo de rede (ADSL ou fibra) ou equipamento, como o cabo coaxial ou cabo de cobre.

A órbita e altitude em que o satélite é colocado depende sempre das funções do equipamento. Por norma, os satélites de telecomunicações encontram-se a 36 mil quilómetros acima da superfície da Terra enquanto que os satélites de fotografia (com imagens utilizadas no Google Maps) estão só a 100/200 metros de altitude.

A grande vantagem do serviço da NOS Satélite é a cobertura quase total em Portugal (100%). Permite assim que quase todas as pessoas adiram a serviços de telecomunicações. Não com toda a velocidade que querem (mais de 100 Mb por norma), mas com boa definição e qualidade.

Como funciona a Box NOS Satélite?

nos satelite

A Box NOS Satélite torna possível que muitos consumidores e aderentes aos pacotes de NOS Satélite consigam ver os canais de TV favoritos com alta definição (HD). Este equipamento possibilita que os consumidores consigam ver os programas que estão a dar no momento ou os seguintes, graças à lista de canais.

A box da NOS Satélite é, especificamente, a Box 1.0 HD + DVR por satélite e permite que os clientes controlem o que estão a ver. Esta funcionalidade é possível graças a uma "memória temporária" do aparelho que permite-lhe:

  • Parar o programa que está a ver na NOS TV por satélite se tem de se ausentar momentaneamente. Pode sempre recomeçar a ver de onde parou.
  • Andar para trás na emissão até 90 minutos, desde que se mantenha no mesmo canal de TV.
  • Avançar sobre a gravação, nos momentos em que coloca um programa em pausa durante muito tempo.
  • Pode criar uma lista de canais de TV favoritos na box da NOS Satélite, não perdendo assim nenhum programa dos seus canais favoritos.

Tem à sua disposição a tecla Pause para parar a emissão na box NOS Satélite, que gravará os 90 minutos seguintes do programa. Pode ainda retroceder na emissão e começar a ver desde o início. Estas funcionalidades tornam a experiência televisiva na NOS Satélite mais rica e completa.

As funcionalidades da box NOS Satélite fazem com que seja possível ouvir canais de rádio e, por isso, não fica limitado a conteúdo televisivo.

Como posso contratar a NOS Satélite?

Tal como lhe explicámos anteriormente, para qualquer serviço que queira instalar em sua casa (seja NOS Satélite ou Fibra) é sempre necessário realizar um teste de cobertura. Só assim é que conseguirá perceber qual é o pacote da NOS que pode ter na sua residência.

Testar Cobertura

Em poucos minutos damos-lhe o resultado do teste de cobertura da NOS Satélite e, com um resultado positivo, daremos a conhecer a melhor oferta de NOS Satélite disponível.

Mas não se esqueça de que se a nossa equipa verificar que tem cobertura de fibra na sua zona, apresentará todas as opções de NOS Fibra. O nosso objetivo é apresentar-lhe sempre os melhores serviços com um preço económico, de forma a conseguir poupar todos os meses.

Qual é a cobertura móvel da NOS?

No primeiro sementre de 2018, 90% dos lares portugueses tinham serviços de TV por subscição, sendo 88% deles serviços de banda larga fixa e telefone fixo. Já a penetração reportada de cartões móveis SIM era de 169%.

A NOS abrange mais de 4.4 milhões de lares e negócios em Portugal com velocidades de 1 Gb. E a sua rede móvel está equipada e preparada para a mais recente tecnologia 5 Gb. Neste momento, a cobertura NOS de telemóvel é elevada em Portugal e o serviço de dados móveis atinge uma velocidade até 200 Mb.

No final de 2018, a operadora contava com cerca de 4,8 milhões de clientes de NOS Telemóvel.

A preparação para o 5G ocorreu com a modernização da arquitetura RAN. Serve esta transformação para aumentar a capacidade, flexibilidade e eficiência da rede móvel da NOS, existindo assim a melhor qualidade possível na cobertura móvel NOS.

Para além da substituição da reconfiguração (e modernização) da arquitetura RAN da rede, o equipamento rádio também está a ser substituído pela tecnologia mais moderna de forma a realizar-se uma evolução harmoniosa para a rede 5G.

A cobertura da NOS é melhor do que a cobertura da NOWO? Comparámos a cobertura da NOS e da NOWO para perceber se a da NOS é melhor. Leia o nosso artigo e, em caso de dúvida, contacte-nos por telefone.

Neste momento, a cobertura móvel da NOS tem toda a qualidade graças a várias melhorias na cobertura 3G e 4G ocorridas durante 2018:

  • Mais 200% de capacidade da rede 4G da NOS.
  • Aumento de 90% da capacidade de cobertura 4G da rede NOS.
  • Reutilização gradual de 2100 Mhz, de forma a existir mais capacidade 4G e renovação da rede 3G.
  • Atualização total da rede 3G e utilização de rede 4G future-proof.

Mas o que se pode esperar da rede 5G? A cobertura móvel da NOS inclui as constantes melhorias da NOS? Damos-lhe todas as respostas em dois artigos distintos: o primeiro sobre a rede 4G (Cobertura 4G) e o segundo sobre o 5G Cobertura 5G).

rede 4g e 5g

Como posso resolver problemas na Rede NOS?

Apesar da melhoria tanto da rede fibra da NOS como da rede móvel, com os testes da rede 5G a acontecerem com mais frequência, podem ocorrer problemas na rede da operadora.

Em situação de problemas na rede NOS, muitos clientes podem ficar indecisos quanto à sua resolução. Por isso, aconselhamos sempre a entrar em contacto com a linha de apoio ao cliente da NOS.

Apesar do valor da chamada ser descontado do seu saldo, esta é a melhor forma de resolver rapidamente os problemas com a rede NOS. Em casos que necessitam de mais urgência, aconselhamos a dirigir-se a uma das lojas NOS mais próximas de si.

Com o apoio de um assistente, acreditamos que conseguirá resolver os seus problemas com os pacotes NOS rapidamente.

Se não estiver satisfeito com os serviços que tem atualmente pode entrar em contacto com a nossa equipa, clicando em Telefonamos-lhe grátis. Pode ainda verificar todos os detalhes relacionados com o apoio ao cliente da NOS, em "Como funciona o Apoio ao Cliente NOS.