Imagem Serviços e Gestões
Imagem Serviços e Gestões

Mais Informações sobre os serviços de telecomunicações na sua zona

Chamada nacional gratuita. Segunda a Sexta: 9h-22h e Sábado: 9h - 19h

Imagem Serviços e Gestões
Imagem Serviços e Gestões

Neste momento, estamos fechados.

Mais Informações sobre serviços de telecomunicações de Segunda a Sexta: 9h-22h e Sábado: 9h-19h

Como fazer o pedido de portabilidade e como consultar o CVP

Atualizado em
min reading
Portabilidade

Neste artigo mostramos-lhe o que é a portabilidade de número e como pedir portabilidade para outra operadora. Saiba ainda como consultar o código de validação de portabilidade e o papel da ANACOM no processo.

O que é a portabilidade de número?

O que é a portabilidade? Portabilidade é o processo que lhe permite manter o número de telefone/telemóvel quando muda de operadora de comunicações. A portabilidade é possível entre os mesmos serviços, ou seja, de móvel para móvel e/ou de fixo para fixo.

O processo de portabilidade pode ser realizado para qualquer operadora em Portugal. Veja como funciona a portabilidade e quais os números que podem ser portados e os que não podem.

  • Números que podem pedir portabilidade de número:
  • Telefone fixo (começados por 2);
  • Telemóvel (sempre começados por 91, 92, 93 e 96);
  • VoIP (serviços de chamadas telefónicas suportadas por internet fixa: números começados por 30);
  • Não geográficos, começados por 7 e 8 (por exemplo, começados por 800, 808, 707 ou 760, entre outros).

Nem para todos os números se pode pedir portabilidade, existem algumas exceções como:

  • Números que estão inativos há mais de 3 meses
  • Números relacionados com acessos temporários

Pedir portabilidade de número é procedimento fácil, mas é importante que tome atenção a algumas questões para que a sua portabilidade corra bem.

Antes de pedir a portabilidade de número deve saber:

  • Se está, ou não, a cumprir um período de fidelização com o seu tarifário de telemóvel/telefone atual;
  • Se tem o seu smartphone bloqueado, ou não, para todas as redes.

Se estiver a cumprir fidelização do seu atual tarifário móvel e/ou fixo e pedir portabilidade pode ter de pagar uma indemnização à sua operadora, pois entrará em incumprimento contratual. Saiba mais sobre a rescisão de contrato de telecomunicações.

Tem dúvidas sobre como funciona a portabilidade? Estamos à sua disposição para o ajudar! Ligamos-lhe de forma gratuita.

Como fazer um pedido de portabilidade?

Existem duas formas de fazer o pedido de portabilidade do seu número de telefone:

Através da nova operadora

Ligue para o número de apoio ao cliente da operadora para a qual quer mudar ou faça o pedido de portabilidade presencialmente numa loja e preencha todos os documentos necessários.

Com a nossa equipa

A nossa equipa de telecomunicações trata do seu pedido de portabilidade de número.

Pedir portabilidadePedir portabilidade

Para pedir portabilidade à nova operadora só precisa dos seguintes documentos:

E que é o formulário de portabilidade?

O formulário de portabilidade é um dos documentos necessários para portar o seu número para outra operadora. Cada operadora dispõe de um formulário de portabilidade diferente, que precisa de preencher corretamente com todos os seus dados para o pedido ser aceite.

Tenha em atenção que o formulário de portabilidade a preencher é o da operadora para a qual quer mudar, e não da sua operadora atual.

Verifique também se o seu pedido de portabilidade para a nova operadora não vai ter custos associados.

Que custos posso ter com o pedido de portabilidade?

  1. Poderá ter um custo com o cancelamento de contrato atual, se estiver dentro do período de fidelização;
  2. Poderá ter custos, ou não, ao aderir à nova operadora, por exemplo, com o novo tarifário.

E quanto tempo demora o processo de portabilidade? É o cliente que decide. Pode indicar a data pretendida para a portabilidade no formulário de portabilidade.

1 Dia Útil

Se não indicar nenhuma data específica e se não houver nenhum entrave para fazer a portabilidade.

Até 3 Dias Úteis

Se for necessária a reconfiguração dos novos números ou se o pedido de portabilidade for feito à distância.

A Agendar

Pode agendar o dia em que a portabilidade é feita. Ligue-nos grátis (marcando o 211 451 227) e ajudamo-lo.

Se mudar de ideias durante o processo e quiser cancelar o pedido de portabilidade tem de o efetuar de forma muito rápida. Só vai conseguir anular o pedido de portabilidade se a sua operadora ainda não tiver aceite o pedido.

Tem dúvidas sobre como fazer um pedido de portabilidade? Estamos disponíveis para esclarecer as suas dúvidas, é grátis!

O que é o Código de Validação de Portabilidade?

O que é o código de validação de portabilidade? O Código de Validação de Portabilidade (CVP) é uma combinação de 12 números que permite à operadora identificar o seu número para realizar a portabilidade. Sempre que mudar de operadora é-lhe atribuído um novo CVP.

O Código de Validação da Portabilidade é usado pelas operadoras para identificar rapidamente os titulares dos serviços móveis e/ou fixo e validar os pedidos de portabilidade.

Atualmente já não é preciso pedir o código CVP à sua operadora. Pode consultar o código de validação de portabilidade através das seguintes formas:

Como ver o código de validação de portabilidade?

  1. Na fatura mensal da sua operadora;
  2. Na área de cliente da sua operadora;
  3. Por telefone ou por SMS à sua operadora;
  4. Numa loja da sua operadora.

Na opção por telefone ou SMS, só precisa de marcar o número da sua operadora. Veja os contactos de cada uma para consultar o seu código CVP:

logo vodafone 12 815
logo nowo 928 190 785
logo nos 12 42
MEO 16 200
logo vodafone 12 815
logo nowo 928 190 785
logo nos 12 42
MEO 16 200
logo uzo 707 960 000
logo lycamobile 16 32

Para ligar, basta marcar o número seguido da tecla de chamada. Para receber o código CVP por SMS só precisa de seguir os passos que lhe mostramos: 👇︎

  1. "Nova Mensagem"
  2. Inserir o número correspondente à sua operadora
  3. Enviar mensagem com "CVP"
  4. No caso da específico da NOS, tem de adicionar o NIF do titular

Não consegue consultar o seu código CVP? Estamos à sua disposição para o ajudar, de forma totalmente gratuita.

Qual é o papel da ANACOM na portabilidade?

Qual a relação entre ANACOM e portabilidade? A Autoridade Nacional de Comunicações em Portugal (ANACOM) estabelece os princípios e as regras nas questões de portabilidade, como, por exemplo, o regulamento de portabilidade assim como a implementação do código CVP da ANACOM.

Este código de portabilidade veio simplificar o processo na mudança de operadora, tornando-o mais simples e mais rápido.

A ANACOM tem um papel fundamental no processo de portabilidade, pois assegura que nenhuma infração seja cometida. Assim, se as operadoras cometerem alguma infração, existe uma autoridade nacional a sancionar a empresa responsável.

O regulamento de portabilidade é estabelecido pela ANACOM, em conjunto com a lei portuguesa.

Em 2019 a ANACOM implementou o CVP para unificar e a facilitar a portabilidade entre operadoras. Com este código, o processo de portar um número tornou-se mais fácil e rápido, tanto para as empresas, como para os consumidores.

Se precisar de ajuda sobre como fazer a portabilidade para uma nova operadora, a nossa equipa pode ajudá-lo gratuitamente!

Perguntas Frequentes sobre Portabilidade

O que é a portabilidade?

Portabilidade é o processo que lhe permite portar o seu número para outra operadora de telecomunicações, ou seja, mudar de operadora e ficar com o mesmo número.

Como fazer a portabilidade de uma operadora para outra?

Fazer a portabilidade de uma operadora para outra é um processo que se tornou muito simples. Veja no nosso artigo como pode pedir a portabilidade do seu número.

O que é o código de validação de portabilidade?

O código de validação de portabilidade (CVP) é um código com 12 dígitos que identifica o titular de um número e permite a portabilidade entre operadoras de uma forma fácil e rápida. No nosso artigo mostramos-lhe como pode consultar o seu código de validação de portabilidade.

Quanto tempo demora a fazer a portabilidade?

O tempo que demora a portabilidade parte da sua decisão. Por norma, demora 1 dia útil. Veja as outras opções que tem de tempo de portabilidade.

Posso fazer a portabilidade com um telemóvel bloqueado?

A portabilidade de um telemóvel bloqueado é possível, no entanto, tem que desbloquear o seu telemóvel para conseguir ter acesso às outras redes.