Como fazer o pedido de portabilidade e como consultar o CVP
Neste artigo mostramos-lhe o que é a portabilidade de número e como pedir portabilidade para outra operadora. Saiba ainda como consultar o código de validação de portabilidade e o papel da ANACOM no processo.
O que é a portabilidade de número?
O que é a portabilidade? Portabilidade é o processo que lhe permite manter o número de telefone/telemóvel quando muda de operadora de comunicações. A portabilidade é possível entre os mesmos serviços, ou seja, de móvel para móvel e/ou de fixo para fixo.
O processo de portabilidade pode ser realizado para qualquer operadora em Portugal. Veja como funciona a portabilidade e quais os números que podem ser portados e os que não podem.
- Números que podem pedir portabilidade de número:
- Telefone fixo (começados por 2);
- Telemóvel (sempre começados por 91, 92, 93 e 96);
- VoIP (serviços de chamadas telefónicas suportadas por internet fixa: números começados por 30);
- Não geográficos, começados por 7 e 8 (por exemplo, começados por 800, 808, 707 ou 760, entre outros).
Nem para todos os números se pode pedir portabilidade, existem algumas exceções como:
- Números que estão inativos há mais de 3 meses
- Números relacionados com acessos temporários
Pedir portabilidade de número é procedimento fácil, mas é importante que tome atenção a algumas questões para que a sua portabilidade corra bem.
Antes de pedir a portabilidade de número deve saber:
- Se está, ou não, a cumprir um período de fidelização com o seu tarifário de telemóvel/telefone atual;
- Se tem o seu smartphone bloqueado, ou não, para todas as redes.
Se estiver a cumprir fidelização do seu atual tarifário móvel e/ou fixo e pedir portabilidade pode ter de pagar uma indemnização à sua operadora, pois entrará em incumprimento contratual. Saiba mais sobre a rescisão de contrato de telecomunicações.
Tem dúvidas sobre como funciona a portabilidade? Estamos à sua disposição para o ajudar! Ligamos-lhe de forma gratuita.
Como fazer um pedido de portabilidade?
Existem duas formas de fazer o pedido de portabilidade do seu número de telefone:
Através da nova operadora
Ligue para o número de apoio ao cliente da operadora para a qual quer mudar ou faça o pedido de portabilidade presencialmente numa loja e preencha todos os documentos necessários.
Com a nossa equipa
A nossa equipa de telecomunicações trata do seu pedido de portabilidade de número.
Para pedir portabilidade à nova operadora só precisa dos seguintes documentos:
- Número do documento de identificação;
- O seu Código de Validação de Portabilidade (CVP);
- Entregar o Formulário de Portabilidade bem preenchido.
E que é o formulário de portabilidade?
O formulário de portabilidade é um dos documentos necessários para portar o seu número para outra operadora. Cada operadora dispõe de um formulário de portabilidade diferente, que precisa de preencher corretamente com todos os seus dados para o pedido ser aceite.
Tenha em atenção que o formulário de portabilidade a preencher é o da operadora para a qual quer mudar, e não da sua operadora atual.
Verifique também se o seu pedido de portabilidade para a nova operadora não vai ter custos associados.
Que custos posso ter com o pedido de portabilidade?
- Poderá ter um custo com o cancelamento de contrato atual, se estiver dentro do período de fidelização;
- Poderá ter custos, ou não, ao aderir à nova operadora, por exemplo, com o novo tarifário.
E quanto tempo demora o processo de portabilidade? É o cliente que decide. Pode indicar a data pretendida para a portabilidade no formulário de portabilidade.
1 Dia Útil
Se não indicar nenhuma data específica e se não houver nenhum entrave para fazer a portabilidade.
Até 3 Dias Úteis
Se for necessária a reconfiguração dos novos números ou se o pedido de portabilidade for feito à distância.
A Agendar
Pode agendar o dia em que a portabilidade é feita. Ligue-nos grátis (marcando o 211 451 227) e ajudamo-lo.
Se mudar de ideias durante o processo e quiser cancelar o pedido de portabilidade tem de o efetuar de forma muito rápida. Só vai conseguir anular o pedido de portabilidade se a sua operadora ainda não tiver aceite o pedido.
Tem dúvidas sobre como fazer um pedido de portabilidade? Estamos disponíveis para esclarecer as suas dúvidas, é grátis!
O que é o Código de Validação de Portabilidade?
O que é o código de validação de portabilidade? O Código de Validação de Portabilidade (CVP) é uma combinação de 12 números que permite à operadora identificar o seu número para realizar a portabilidade. Sempre que mudar de operadora é-lhe atribuído um novo CVP.
O Código de Validação da Portabilidade é usado pelas operadoras para identificar rapidamente os titulares dos serviços móveis e/ou fixo e validar os pedidos de portabilidade.
Atualmente já não é preciso pedir o código CVP à sua operadora. Pode consultar o código de validação de portabilidade através das seguintes formas:
Como ver o código de validação de portabilidade?
- Na fatura mensal da sua operadora;
- Na área de cliente da sua operadora;
- Por telefone ou por SMS à sua operadora;
- Numa loja da sua operadora.
Na opção por telefone ou SMS, só precisa de marcar o número da sua operadora. Veja os contactos de cada uma para consultar o seu código CVP:
12 815 | |
928 190 785 | |
12 42 | |
MEO | 16 200 |
12 815 | |
928 190 785 | |
12 42 | |
MEO | 16 200 |
707 960 000 | |
16 32 |
Para ligar, basta marcar o número seguido da tecla de chamada. Para receber o código CVP por SMS só precisa de seguir os passos que lhe mostramos: 👇︎
- "Nova Mensagem"
- Inserir o número correspondente à sua operadora
- Enviar mensagem com "CVP"
- No caso da específico da NOS, tem de adicionar o NIF do titular
Não consegue consultar o seu código CVP? Estamos à sua disposição para o ajudar, de forma totalmente gratuita.
Qual é o papel da ANACOM na portabilidade?
Qual a relação entre ANACOM e portabilidade? A Autoridade Nacional de Comunicações em Portugal (ANACOM) estabelece os princípios e as regras nas questões de portabilidade, como, por exemplo, o regulamento de portabilidade assim como a implementação do código CVP da ANACOM.
Este código de portabilidade veio simplificar o processo na mudança de operadora, tornando-o mais simples e mais rápido.
A ANACOM tem um papel fundamental no processo de portabilidade, pois assegura que nenhuma infração seja cometida. Assim, se as operadoras cometerem alguma infração, existe uma autoridade nacional a sancionar a empresa responsável.
O regulamento de portabilidade é estabelecido pela ANACOM, em conjunto com a lei portuguesa.
Em 2019 a ANACOM implementou o CVP para unificar e a facilitar a portabilidade entre operadoras. Com este código, o processo de portar um número tornou-se mais fácil e rápido, tanto para as empresas, como para os consumidores.
Se precisar de ajuda sobre como fazer a portabilidade para uma nova operadora, a nossa equipa pode ajudá-lo gratuitamente!
Perguntas Frequentes sobre Portabilidade
O que é a portabilidade?
Portabilidade é o processo que lhe permite portar o seu número para outra operadora de telecomunicações, ou seja, mudar de operadora e ficar com o mesmo número.
Como fazer a portabilidade de uma operadora para outra?
Fazer a portabilidade de uma operadora para outra é um processo que se tornou muito simples. Veja no nosso artigo como pode pedir a portabilidade do seu número.
O que é o código de validação de portabilidade?
O código de validação de portabilidade (CVP) é um código com 12 dígitos que identifica o titular de um número e permite a portabilidade entre operadoras de uma forma fácil e rápida. No nosso artigo mostramos-lhe como pode consultar o seu código de validação de portabilidade.
Quanto tempo demora a fazer a portabilidade?
O tempo que demora a portabilidade parte da sua decisão. Por norma, demora 1 dia útil. Veja as outras opções que tem de tempo de portabilidade.
Posso fazer a portabilidade com um telemóvel bloqueado?
A portabilidade de um telemóvel bloqueado é possível, no entanto, tem que desbloquear o seu telemóvel para conseguir ter acesso às outras redes.