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Como fazer a portabilidade e como funciona o processo?

Portabilidade

Fique a saber o que é a portabilidade de número, como pedir portabilidade e como saber o código de validação de portabilidade.


O que é a portabilidade de número?

O que é a portabilidade de operador? Portabilidade é o processo que lhe permite manter o número de telefone/telemóvel quando muda de operadora de comunicações. A portabilidade é possível entre os mesmos serviços, ou seja de móvel para móvel, de fixo para fixo e de VoIP para VoIP.

O processo de portabilidade pode ser realizado para qualquer operadora em Portugal. Veja como funciona a portabilidade e quais os números que podem ser portados e os que não podem.

  • Números que podem ser sujeitos a portabilidade:
  • Telefone fixo (começados por 2)
  • Telemóvel (sempre começados por 91, 92, 93 e 96)
  • VoIP, serviços de chamadas telefónicas suportadas por internet fixa (números começados por 30)
  • Não geográficos, começados por 7 e 8 (por exemplo, começados por 800, 808, 707 ou 760, entre outros)

Números que não podem ser portados:

  • Números que estão inativos há mais de 3 meses
  • Números relacionados com acessos temporários

Pedir portabilidade de número é considerado um procedimento fácil de realizar, mas preste atenção aos seguintes pontos para não atrasar a sua portabilidade.

Antes de pedir a portabilidade de número deve saber:

  • Se ainda está a cumprir período de fidelização com o seu tarifário de telemóvel/telefone atual
  • Se tem o seu smartphone bloqueado ou não para todas as redes

Se estiver a cumprir fidelização do seu atual tarifário móvel e/ou fixo e pedir portabilidade pode ter de pagar uma indemnização à operadora porque entrará em incumprimento contratual. Saiba mais sobre a rescisão de contrato de telecomunicações.

Tem dúvidas sobre como funciona a portabilidade? Estamos à sua disposição para o ajudar! Ligamos-lhe de forma gratuita.

Como fazer a portabilidade?

Existem duas formas de fazer o pedido de portabilidade do seu número de telefone:

Através da nova operadora

Ligue para o número de apoio ao cliente da operadora para a qual quer mudar ou faça o pedido de portabilidade em loja e preste atenção às informações dadas pelo técnico.

Com a nossa equipa

A nossa equipa de telecomunicações trata do seu pedido de portabilidade de número.

Pedir portabilidadePedir portabilidade

Desde 2019 que fazer a portabilidade se tornou um processo fácil e simples. Para pedir a portabilidade à nova operadora precisa dos seguintes documentos:

O que é o formulário de portabilidade?

O formulário de portabilidade ou documento de denúncia de contrato é um dos documentos necessários para portar o seu número para outra operadora. Cada operadora dispõe de um formulário diferente.

O formulário de portabilidade que tem de preencher é o da operadora para a qual quer mudar e não da sua operadora atual.

Se precisa de ajuda para preencher o formulário de portabilidade pode entrar em contacto com a nossa equipa de forma gratuita.

Tenha também atenção aos custos que podem estar implicados com o pedido de portabilidade para a sua nova operadora.

Tenho custos com a portabilidade?

  1. Poderá ter custo com o cancelamento de contrato atual, se estiver a cumprir um período de fidelização
  2. De acordo com a ANACOM, poderá ter custos ou não ao aderir à nova operadora, por exemplo com o novo tarifário

E quanto tempo demora o processo de portabilidade? É você quem decide e poderá indicar a data pretendida para a portabilidade no formulário de portabilidade.

1 Dia Útil

Se não indicar nenhuma data específica e se não houver nenhum entrave para fazer a portabilidade.

Até 3 Dias Úteis

Se for necessária a reconfiguração e ativação de novos números ou se o pedido de portabilidade for realizado à distância.

A Agendar

Pode agendar o dia em que a portabilidade é feita. Ligue-nos grátis (marcando o 211 451 227) e ajudamo-lo

Posso cancelar o pedido de portabilidade? Para anular o pedido de portabilidade tem de o efetuar de forma muito rápida. Cancelar a portabilidade depende se a sua operadora já tenha aceite ou não o pedido de portabilidade.

Tem dúvidas sobre como fazer a portabilidade? Estamos disponíveis para esclarecer as suas dúvidas e para ajudá-lo no pedido de portabilidade.

O que é o Código de Validação de Portabilidade?

O que é o código de validação de portabilidade? O Código de Validação de Portabilidade (CVP) é uma combinação de 12 algarismos que permite à operadora identificar o seu número para realizar a portabilidade. Sempre que mudar de operadora é-lhe atribuído um novo CVP.

O Código de Validação da Portabilidade é usado pelas operadoras para identificar rapidamente os titulares dos serviços móveis e/ou fixo e validar os pedidos de portabilidade.

Como pedir o CVP à minha operadora?

Atualmente já não é preciso pedir diretamente à sua operadora o código CVP. Já não tem que se dirigir a uma loja. Pode consultar o código de validação de portabilidade através das seguintes formas:

Como ver o código de validação de portabilidade?

  1. Na sua fatura mensal da sua operadora
  2. Na área de cliente de sua operadora
  3. Por telefone ou através de SMS à sua operadora
  4. Numa loja da sua operadora

Veja os contactos de cada operadora para consultar o seu código CVP:

logo vodafone 12 815
logo nowo 928 190 785
logo nos 12 42
MEO 16 200
logo vodafone 12 815
logo nowo 928 190 785
logo nos 12 42
MEO 16 200
logo uzo 707 960 000
logo lycamobile 16 32

Como receber o código CVP por SMS?

  1. "Nova Mensagem"
  2. Inserir o número correspondente à sua operadora
  3. Enviar mensagem com "CVP"
  4. No caso da NOS, adicionar o NIF do titular

Pode também saber o código de validação de portabilidade se ligar para o número correspondente à sua operadora.

Não consegue consultar o seu código CVP? Estamos à sua disposição para o ajudar, de forma totalmente gratuita.

Qual é o papel da ANACOM na portabilidade?

Qual a relação entre ANACOM e portabilidade? Enquanto Autoridade Nacional de Comunicações em Portugal, a ANACOM estabelece os princípios e as regras nas questões de portabilidade, por exemplo, o regulamento de portabilidade assim como a implementação do código CVP da ANACOM: o código de portabilidade que veio simplificar a mudança de operadora.

A ANACOM também assegura que nenhuma infração seja cometida. Se as operadoras cometerem alguma infração contra os consumidores, existe a autoridade nacional de forma a sancionar a empresa responsável.

O regulamento de portabilidade é estabelecido pela ANACOM em conjunto com a lei portuguesa.

Sabia que a ANACOM criou o CVP?

Em 2019 a ANACOM implementou o CVP de forma a unificar e a facilitar a portabilidade entre operadoras. Com este código, o processo de portar um número tornou-se mais fácil e rápido.

Se precisar de ajuda sobre como fazer a portabilidade para uma nova operadora, contacte-nos gratuitamente.

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Perguntas Frequentes sobre o portabilidade

Qual é o significado de portabilidade?

Portabilidade é o processo que lhe permite portar o seu número para outro operador de telecomunicações, ou seja, mudar de operadora e ficar com o mesmo número.

Como fazer a portabilidade de uma operadora para outra?

Fazer a portabilidade de uma operadora para outra é um processo que se tornou muito simples. Veja as duas formas de pedir a portabilidade.

O que é o código de validação de portabilidade?

O código de validação de portabilidade (CVP) é um código com 12 dígitos que identifica o titular de um número e permite a portabilidade entre operadoras de uma forma fácil e rápida.

Quanto tempo demora para ativar a portabilidade?

O tempo que demora a portabilidade parte da sua decisão. Por norma, demora 1 dia útil. Veja as outras opções que tem de tempo de portabilidade.

Posso fazer a portabilidade com um telemóvel bloqueado?

A portabilidade de um telemóvel bloqueado é possíveL: a solução passa por desbloquear o seu telemóvel para conseguir ter acesso às outras redes.

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