Como pedir portabilidade do número para qualquer operadora em Portugal

Portabilidade de Número
Todos os passos para fazer portabilidade do número de telefone

Saiba como fazer a portabilidade do seu número para trocar de operadora sem mudar o contacto. Conheça os detalhes para portar o número para qualquer uma das companhias de telecomunicações, o que é a portabilidade online e código de validação de portabilidade.


O que é a portabilidade?

O que é a portabilidade? A portabilidade é o processo de mudar de operadora de telecomunicações, mantendo o seu número (de telemóvel ou de rede fixa). Só consegue fazer portabilidade de um número dentro do mesmo serviço: por exemplo, só consegue portar o seu número de telemóvel para um tarifário de telemóvel. Não é possível fazer a portabilidade do seu número de telemóvel para um serviço de telefone fixo.

O processo de portabilidade aplica-se a diferentes números: contactos fixos, móveis ou mesmo números VoIP (em que é usada a rede de internet para a chamada ser feita).

  • Números em que se pode pedir a portabilidade
  • Números de telefone fixo (começados por 2)
  • Números de telemóvel (começados por 91, 92, 93 e 96)
  • Números VoiP (começados por 30)
  • Números não geográficos, começados por 7 ou 8 (como os 800, 808, 707, entre outros)

O processo de portabilidade de número pode ser feito com o apoio da nossa equipa. Tratamos de todo o processo sem ter de se preocupar com isso.

Antes de pedir para portar o número tem de verificar 2 detalhes: se ainda está a cumprir período de fidelização com a sua atual companhia e se tem o telemóvel desbloqueado para todas as redes.

Se ainda estiver a cumprir período de fidelização ou tiver o telemóvel bloqueado pode, respetivamente, ter que pagar uma indemnização à operadora ou não conseguir colocar o cartão a funcionar no telemóvel depois da portabilidade.

Para fazermos, sem qualquer problema, o pedido de portabilidade vamos pedir-lhe alguns dados pessoais para passarmos à sua nova operadora de telecomunicações:

  1. Número do documento de identificação (Cartão do Cidadão ou Passaporte)
  2. Número do cartão SIM (pode ver o número no próprio cartão) sempre que o número a portar é um tarifário móvel pré-pago (por carregamento de saldo)

Para além do número da sua identificação pessoal e, em alguns casos do comprovativo de morada, tem de preencher um formulário de portabilidade e não pode esquecer-se de colocar o código de validação da portabilidade (ou conhecido como CVP).

No próximo capítulo vamos mostrar-lhe os detalhes da portabilidade online, um serviço exclusivo da NOWO e que acreditamos que, em pouco tempo, estará disponível nas restantes operadoras.

O que é a Portabilidade Online?

O que é a portabilidade online? A portabilidade online é um serviço exclusivo da NOWO, disponível desde o início de julho de 2020. É possível portar números de telemóvel para um tarifário da NOWO só com o acesso à Área de Cliente.

A portabilidade online (ou digital) é um processo exclusivo para as pessoas que querem aderir à NOWO. Com o registo e acesso à Área de Cliente NOWO, disponível no website da operadora, pode fazer a portabilidade de um número de telefone.

Deve sempre contactar, em primeiro lugar, a nossa equipa de telecomunicações para fazer o pedido de portabilidade para a NOWO e, em alguns dias, recebe o novo cartão móvel em casa. É nesse momento que deve fazer o pedido de portabilidade na área de cliente da NOWO.

Mas deve atentar às diferenças neste processo de portabilidade online, no caso do cartão atual (da NOS, MEO ou Vodafone) estar em nome do titular do contrato NOWO ou de não estar.

Portabilidade Online na NOWO

Sou titular do contrato NOWO e o cartão SIM está no meu nome
Só tem de pedir a portabilidade online do número na área de cliente NOWO. Não precisa de documentação, nem de assinatura do titular. Só tem de fazer validação através de um código enviado por SMS.
Sou titular do contrato NOWO, mas o cartão SIM não está em meu nome
Deve também aceder à área de cliente NOWO e, neste caso, já precisa de documentação e assinaturas para dar seguimento ao processo de portabilidade online. Mas pode imprimir em casa, digitalizar ou fotografar e fazer upload para a área de cliente.

O estado da portabilidade do número para a NOWO pode ser consultada na Área de Cliente, depois dos documentos estarem subidos. Esta possibilidade de ver o estado da portabilidade para a NOWO é possível para pessoas que fazem o pedido pela Área de Cliente ou para os clientes que enviam a documentação por email.

Com a portabilidade para a NOWO realizada, o cartão fica ativo com o seu número de telefone habitual para realizar chamadas e aceder à internet móvel com tarifário da NOWO contratado.

Pedir Portabilidade na NOS, MEO, Vodafone e NOWO

O processo de portabilidade para a NOS, MEO, Vodafone ou para a NOWO é semelhante e, por isso, só tem de seguir alguns passos para não ter problemas em mudar de operadora e manter o mesmo número.

Como fazer portabilidade de número

Portabilidade para a NOS

Para conseguir fazer portabilidade para a NOS deve seguir os seguintes passos para trocar facilmente de operadora. 👇

  1. Obtenha o Código de Validação da Portabilidade (CVP) da sua operadora atual: pode ver na fatura, na área de cliente ou por contacto telefónico
  2. Preencha corretamente o formulário de portabilidade da NOS
  3. Entregue o formulário de portabilidade NOS e a cópia do documento de identificação por email (manter@nos.pt), numa das lojas da NOS ou por correio (Apartado 52 111, Ec Campo Grande, 1721-501 Lisboa)
Portabilidade para a NOWO

Como lhe explicámos no capítulo anterior, pode fazer a portabilidade online para a NOWO ou enviar os documentos (formulário de portabilidade NOWO e cópia do documento de identificação) por uma das seguintes formas 👇

  1. Correio Eletrónico: deve enviar a documentação para portabilidade.clientes@nowo.pt
  2. Correio: Apartado 200, Loja CTT Palmela, 2951-901 Palmela
  3. Entregar numa das lojas da NOWO
Portabilidade para a MEO

Deve seguir todos os passos que lhe indicamos para conseguir fazer portabilidade para a MEO 👇

  1. Deve preencher o formulário de portabilidade MEO devidamente, com todos os dados (incluindo Código de Validação de Portabilidade)
  2. Faça uma cópia do documento de identificação (Cartão de Cidadão, Título de Residência ou Passaporte)
  3. Faça uma cópia do comprovativo de morada, se for a portabilidade de um tarifário pós-pago
  4. Envie estes documentos por email (portabilidade.movel@telecom.pt), por correio (MEO - Apartado 1108 - EC Pedro Hispano 4100-998) ou por contacto telefónico.
Portabilidade para a Vodafone

Estes são os passos que deve dar para conseguir fazer a portabilidade para a Vodafone sem nenhum contratempo 👇

  1. Peça um contacto da Vodafone para dar início ao processo de portabilidade com a Vodafone
  2. Preencha correctamente o formulário de portabilidade para a Vodafone e faça uma cópia do seu cartão de cidadão
  3. Envie por correio (Vodafone-Portabilidade, Apartado 8394 EC Cabo Ruivo (Lisboa), 1804 - 970 Lisboa) ou entregue numa loja da Vodafone

À exceção do processo de portabilidade online da NOWO, este processo é idêntico para todas as companhias de telecomunicações: envolvem sempre o preenchimento de um formulário de portabilidade, com o CVP devidamente preenchido, e o envio de cópias do documento de identificação e de comprovativo de morada.

A sua nova operadora tem de avisá-lo com algum tempo de antecedência (algumas horas antes) do processo de portabilidade. Esse tempo de aviso depende da operadora para a qual está a portar o seu número (se está a fazer portabilidade para a MEO, NOS ou outra companhia).

Se precisar de informações adicionais para o processo de portabilidade na NOS, NOWO ou de outra companhia, pode contactar-nos gratuitamente para lhe informarmos de todos os detalhes.

Pedir Portabilidade na WTF, Moche e Yorn

Não há nada que enganar para fazer a portabilidade para a WTF, Moche ou Yorn: como estas são marcas pertencentes às operadoras NOS, MEO e Vodafone (respetivamente), só tem de seguir os passos indicados no capítulo anterior para portar o seu número de telefone.

Vamos mostrar-lhe todos os passes em detalhe para fazer portabilidade para a WTF, Yorn ou para a Moche. Mas não se esqueça de que só se tiver até 25 anos é que pode aderir por portabilidade a uma destas operadoras.

Como pedir portabilidade para a WTF, Yorn ou Moche

Portabilidade para a WTF

Os passos para fazer a portabilidade para a WTF são idênticos ao da portabilidade para a NOS, uma vez que estas duas companhias pertencem ao mesmo grupo. Estes são os passos que deve dar 👇

  1. Tem de confirmar o seu CVP para colocar no formulário de portabilidade
  2. Coloque os seus dados pessoas e outras informações pessoais no formulário de portabilidade da WTF (que é igual ao formulário da NOS)
  3. Entregue o formulário e uma cópia do seu documento de identificação (cartão de cidadão ou passaporte) numa loja NOS
Portabilidade para a Moche

Só tem de seguir alguns passos para fazer, sem problemas, a portabilidade para a Moche 👇

  1. Imprima o formulário de portabilidade da Moche e preencha com os seus dados pessoais (com o CVP incluído)
  2. Tire uma fotografia ou digitalize o seu Cartão de Cidadão (frente e verso) e do formulário de portabilidade Moche
  3. Envie estes documentos por email (portabilidade.movel@telecom.pt) para iniciar o processo de portabilidade para a Moche
Portabilidade para a Yorn

Fazer o pedido de portabilidade para a Yorn é exatamente igual ao pedido de portabilidade na Vodafone, como lhe mostramos de seguida 👇

  1. Peça um contacto da Vodafone (uma vez que a Yorn pertence à operadora) para fazer o pedido de portabilidade para a Yorn
  2. Preencha os seus dados no formulário de portabilidade Yorn e faça uma cópia do seu cartão de cidadão
  3. Envie estes documentos por correio (Vodafone-Portabilidade, Apartado 8394 EC Cabo Ruivo (Lisboa), 1804 - 970 Lisboa) ou entregue numa loja da Vodafone para pedir a portabilidade para a Yorn

Em poucos dias vai receber o novo cartão de uma destas 3 operadoras em casa (WTF, Yorn ou Moche) e uma SMS com o aviso do início da portabilidade.

Posso fazer portabilidade para UZO ou Lycamobile?

É possível fazer o pedido de portabilidade do seu número para a UZO e a Lycamobile. Estes são tarifários ideais para as pessoas que preferem tarifários pré-pagos.

Se está interessado em portar o seu número para uma destas operadoras, estes são os passos que deve seguir.

Como pedir portabilidade para a UZO ou Lycamobile

Portabilidade para a UZO

Até 20 de setembro de 2020, as pessoas que querem pedir a portabilidade para a UZO podem ganhar 50€ em bónus. Nos primeiros 9 carregamentos superiores a 5€, recebe um bónus de 5€ no saldo. Mas deve fazer a portabilidade para a UZO em primeiro, como lhe mostramos 👇

  1. Imprima o formulário de portabilidade para a UZO e preencha-o (não se esqueça do seu CVP)
  2. Digitalize ou tire uma fotografia ao seu Cartão de Cidadão (frente e verso) ou Passaporte + Cartão de Contribuiente
  3. Entregue o formulário de portabilidade UZO e as cópias por email (portabilidade@uzo.pt) ou por correio (UZO - Remessa livre 14181, EC 5 de Outubro (Lisboa), 1064-003 Lisboa)
Portabilidade para a Lycamobile

Antes mesmo de fazer o pedido de portabilidade para a Lycamobile, tem de pedir um novo cartão. Depois tem de seguir estes passos, conforme lhe indicamos 👇

  1. Ative o cartão da Lycamobile na área de cliente (Meu Lycamobile)
  2. Imprima o formulário de portabilidade Lycamobile e preencha com os seus dados pessoais
  3. Tire fotografias ou digitalize o seu Cartão de Cidadão (frente e verso)
  4. Envie estes documentos para iniciar o pedido de portabilidade para a Lycamobile para a seguinte morada: Lycamobile Portugal, Lda. - Rua José Carlos dos Santos, 14, 1700-257 Lisboa

Com o processo de portabilidade para a UZO ou Lycamobile realizado, pode começar a usufruir de um dos tarifários destas operadoras. Mas não se esqueça de que funcionam por carregamentos de saldo e, por isso, pagará por chamada e SMS.

Código de Validação da Portabilidade: o que é e para que serve?

O que é o Código de Validação de Portabilidade (CVP)? O código de validação da portabilidade, também conhecido como CVP, é um código de 12 dígitos colocado em todos os cartões SIM que identifica os titulares dos tarifários móveis e/ou fixos, tal como os números com que usam o serviço.

código validação de portabilidade

O processo de portabilidade de números ficou muito mais fácil desde a implementação do Código de Validação de Portabilidade (CVP) em 2018. O código de validação da portabilidade é usado para validar os pedidos de portabilidade entre operadoras.

Pode ver o Código de Validação de Portabilidade em diferentes documentos ou canais de apoio ao cliente das operadoras.

Por norma, pode encontrar facilmente o seu código de validação de portabilidade numa fatura da sua operadora atual ou na área de cliente, mas pode obter esta informação por SMS.

Para consultar o CVP por SMS tem de enviar uma mensagem texto com "CVP" (e no caso da operadora NOS tem de enviar o texto "CVP" seguido do seu número de identificação fiscal entre parêntesis). Mostramos-lhe os contactos para consultar por SMS ou por chamada telefónica.

Como consultar o Código de Validação de Portabilidade nas operadoras
Operadora SMS Chamada
NOS 12 42* 16 100
NOWO 928 190 785 16 800
MEO 16 200 16 200
Vodafone 12 815 12 715
Lycamobile - 16 32

* Para pedir o CVP na NOS por SMS, tem de enviar mensagem com o texto CVP+(NIF).

Não é possível consultar o CVP na UZO por SMS e, por isso, tem outras 2 opções à sua escolha: por chamada telefónica, ligando para o 707 960 000, ou consultando a área de cliente.

Imagine que o seu número móvel pertence à MEO e quer agora mudar para a NOWO. No formulário de portabilidade da NOWO deve colocar o código de validação de portabilidade do seu número pertencente à MEO, que pode ver numa fatura da MEO, no myMEO ou enviando uma SMS.

A comunicação para a realização do processo de portabilidade de número é feito entre operadoras e, por isso, não tem de se preocupar.

Qual é o preço da Portabilidade?

Qual é o preço da portabilidade? Por norma, a portabilidade de números é gratuita. Mas deve sempre consultar as condições junto da sua operadora. Os consumidores que querem tarifário para telemóvel pós-pago e sem fidelização podem, por exemplo, ter que pagar pela portabilidade

Cabe à operadora decidir o preço da portabilidade de números de telefone e por isso é que recomendamos entrar em contacto, antes de fazer o pedido.

O serviço de apoio ao cliente da operadora para a qual quer portar o número vai indicar-lhe todas as condições, incluíndo a possibilidade de ser cobrado pela portabilidade do número.

Em algumas operadoras pode ser necessário enviar um novo cartão móvel para a portabilidade do número ser realizada e esse mesmo cartão ter um custo.

Quer saber o preço de portabilidade de número para uma operadora? Damos-lhe a conhecer os valores deste processo de acordo com o seu pedido e tarifário que quer subscrever.

Quanto tempo demora a Portabilidade?

Por norma, o tempo de portabilidade de um número é de 1 dia útil. Mas existem outros detalhes que podem influenciar o tempo usual de um processo de portabilidade.

  • Tempo de Demora de uma Portabilidade de Número
  • 1 dia útil: quando não existe qualquer tipo de entrave. Conta a partir do momento em que a operadora recebe a documentação
  • Até 3 dias úteis: quando é necessário reconfigurações e ativação de novos números à operadora, como acontece os MSN (números múltiplos RDIS) e DDI (blocos de extensões de PPCA)
  • Até 3 dias úteis: quando o pedido de portabilidade é feito à distância (por telefone, correio ou vendas porta-a-porta)
  • O cliente pode acordar com a operadora, quando estiver a fazer o pedido, a data para portar o número

Se o seu pedido de portabilidade de número for feito depois das 17h, então o prazo do processo só tem início no dia seguinte.

Se a nova operadora não cumprir o tempo de portabilidade acordado, então tem de pagar uma indemnização ao consumidor: 2,5€ por cada dia útil completo de atraso. Os clientes profissionais tem direito a outras compensações.

No fim do processo de portabilidade de número deve colocar o novo cartão no seu telemóvel e verificar se funciona sem qualquer problema.

Perguntas Frequentes sobre Portabilidade

📱 Posso pedir portabilidade de um número que já não uso?

Só pode pedir portabilidade de um número que usou nos últimos 3 meses. Imagine que cancelou um contrato que incluía um tarifário móvel há 2 meses e quer fazer portabilidade para outra companhia. Pode fazê-lo sem qualquer problema. Se já tivesse cancelado o contrato há 4 meses, então já não o conseguiria fazer.

📥 Posso ficar sem serviço antes da portabilidade ser realizada? Recebo um aviso?

Antes de dar início ao processo de portabilidade, a operadora envia-lhe um aviso com um mínimo de 12 horas de antecedência. Está definido que a portabilidade de um número demora o máximo de 3 horas.

❓ Tenho autorização para pedir portabilidade em nome de outra pessoa?

Por norma, só o titular do número móvel e/ou fixo é que pode pedir portabilidade. Outra pessoa pode fazê-lo desde que identifique devidamente o titular que vai portar o número e tenha autorização expressa do titular para a assinar o novo contrato com a operadora.

📵 É possível desistir da portabilidade?

Se quiser desistir da portabilidade, então deve contactar de imediato a operadora para a qual pretendia mudar. Só nessa chamada é que lhe será confirmado ou não sobre a possibilidade de desistência. No caso do pedido de portabilidade já ter sido aceite, então não é possível cancelar a portabilidade para a nova operadora.

🗯 Como posso reclamar sobre a portabilidade?

Para reclamar sobre a portabilidade deve fazer no livro de reclamações físico, disponível nas lojas de cada operadora, ou no livro de reclamações online. Em todos os casos aconselhamos sempre a entrar em contacto com a ANACOM.

Atualizado em
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