Imagem Serviços e Gestões

Mais Informações sobre os serviços de telecomunicações na sua zona

Chamada nacional gratuita. Segunda a Sexta: 9h-22h e Sábado: 9h - 19h

Imagem Serviços e Gestões

Mais Informações sobre os serviços de telecomunicações na sua zona

Chamada nacional gratuita. Segunda a Sexta: 9h-22h e Sábado: 9h - 19h

Como pedir a Portabilidade de número: tudo sobre o processo e o CVP

Portabilidade

Fique a conhecer o serviço de portabilidade de número e como fazer o pedido. Neste artigo mostramos-lhe ainda como pode pedir o Código de Validação de Portabilidade e como preencher o Formulário de Portabilidade.


Como funciona o processo de portabilidade?

O que é a portabilidade de número?

A portabilidade é o serviço que lhe permite mudar de operadora e manter o número: pode mudar para qualquer uma das operadoras portuguesas e ter sempre o mesmo contacto, seguindo passos específicos e importantes (que lhe vamos explicar neste artigo).

O processo de portabilidade pode ser realizado para qualquer operadora em Portugal. Vamos mostrar-lhe todas as informações neste artigo para pedir a portabilidade do seu número para uma nova operadora.

Começamos por lhe dizer que só o titular do número, que assinou contrato, é que pode pedir portabilidade de número. Estes são os números em que pode pedir portabilidade:

  • Números que podem ser sujeitos a portabilidade:
  • Números de telefone fixo (começados por 2)
  • Números de telemóvel (sempre começados por 91, 92, 93 e 96)
  • Números VoIP (serviços de chamadas telefónicas suportadas por internet fixa)
  • Números não geográficos, começados por 7 e 8 (por exemplo, começados por 800, 808, 707 ou 760, entre outros)

Pode pedir a portabilidade de número para qualquer um dos casos acima, mesmo para números não geográficos, mas existem alguns casos em que não é possível fazê-lo. Indicamos-lhe quais são:

  • Números que estão inativos há mais de 3 meses
  • Números relacionados com acessos temporários

Não se esqueça de que também é possível pedir a portabilidade de telefone fixo para ser usado no serviço fixo. Por exemplo, o seu número fixo só pode ser usado neste tipo de serviço (o que muda é a operadora e não o tipo de serviço).

A sua nova operadora de telecomunicações é livre de lhe cobrar um valor (ou não) pela portabilidade do seu número. Informe-se sempre sobre essa questão antes de iniciar o processo de portabilidade.

E quanto tempo pode demorar o processo de portabilidade? É você que decide, como lhe mostramos, e que pode indicar no formulário de portabilidade:

1 Dia Útil

Quando o cliente não indica nenhuma data específica e não há nenhum entrave no processo de portabilidade.

Até 3 Dias Úteis

O processo de portabilidade de número pode demorar 3 dias se for necessária a reconfiguração e ativação de novos números ou se o pedido de portabilidade é realizado à distância.

A Definir

O cliente também pode definir o dia em que o processo de portabilidade pode ser realizado. Ligue-nos ( marcando o 211 451 227) para lhe darmos todas as informações necessárias.

Não se esqueça de que pode pedir portabilidade de números, ao mesmo tempo, se tiver um smartphone Dual SIM.

É possível pedir a portabilidade de número à nossa equipa. Podemos apoiá-lo em todas as fases do processo, de forma totalmente gratuita.

Como posso fazer o pedido de Portabilidade?

É possível fazer o pedido de portabilidade de 2 formas distintas. Mostramos-lhe quais são. 🖗

Contacto com a operadora

Pode ligar para o número de apoio ao cliente da operadora para o qual quer mudar. Faça o pedido de portabilidade e preste atenção às informações dadas pelo técnico da operadora.

Contacto com a nossa equipa

Ligue para a nossa equipa de telecomunicações e tratamos do seu pedido de portabilidade: do início ao fim. Só tem de fornecer cópia de alguns documentos necessários.

Qual é a vantagem de fazer o pedido de portabilidade com a nossa equipa? Em primeiro lugar, não tem de se preocupar com a quantidade de ficheiros e dados que tem de enviar.

Pedimos-lhe, no momento, alguns dados pessoais e para preencher o formulário de portabilidade (que é sempre diferente, de acordo com a operadora para a qual quer fazer portabilidade).

Também lhe indicamos os contactos (é quase sempre por e-mail) para onde deve enviar o formulário de portabilidade e as cópias dos seus documentos.

Estamos à sua disposição para ajudar com o seu pedido de portabilidade.

Mas a que pontos deve ter atenção antes de pedir a portabilidade de número para outra operadora?

  • Saber se está ainda cumprir período de fidelização com o seu tarifário para telemóvel atual
  • Se tem o seu smartphone bloqueado ou não para todas as redes

Se estiver a cumprir fidelização do seu atual tarifário móvel e/ou fixo e pedir portabilidade, pode ter de pagar uma indemnização à operadora porque entrará em incumprimento contratual. Saiba mais sobre a rescisão de contrato de telecomunicações.

Para conseguir fazer a portabilidade de número sem problemas, tem também de ter um equipamento móvel desbloqueado para todas as redes. Tenha em atenção para conseguir fazer o seu processo de portabilidade sem problema e sem necessidade de fazer qualquer tipo de reclamação à operadora.

No próximo capítulo vamos mostrar-lhe alguns pontos essenciais para o processo de portabilidade de número: o CVP (ou Código de Validação de Portabilidade) e o Formulário de Portabilidade.

O que é o Código de Validação de Portabilidade?

O que é o CVP (Código de Validação de Portabilidade)?

O Código de Validação de Portabilidade (conhecido como CVP) é um código de 12 dígitos que identifica o titular do número de telemóvel/telefone fixo. Sempre que mudar de operadora, é-lhe atribuído um CVP diferente.

O processo de portabilidade de número ficou muito mais fácil desde a implementação do Código de Validação de Portabilidade (CVP) em 2018.

O Código de Validação da Portabilidade é usado para as operadoras identificarem rapidamente os titulares dos serviços móveis e/ou fixo e validarem os pedidos de portabilidade.

Não se pode esquecer de colocar o CVP no formulário de portabilidade (da operadora para a qualquer mudar). Mas como é que pode consultar o seu atual CVP?

  • Onde posso ver o Código de Validação de Portabilidade?
  • Nas faturas de telecomunicações, enviadas mensalmente para casa ou por correio eletrónico
  • Na área de cliente de sua operadora
  • Ao entrar em contacto telefónico com a sua operadora de telecomunicações
  • Por SMS

Não encontra o seu CVP? Estamos à sua disposição para o ajudar, de forma totalmente gratuita e sem compromisso.

Existem várias opções para consultar o código de validação de portabilidade, indicadas na lista acima, mas muitos consumidores de telecomunicações preferem consultar o Código de Validação de Portabilidade por SMS.

Só tem de enviar uma mensagem de texto para a sua operadora, com o conteúdo "CVP", para saber o seu CVP. No caso da NOS (e é o único caso), tem de enviar SMS com a mensagem "CVP [Número de identificação fiscal]".

Para além disso, também pode ligar diretamente para a sua operadora e conhecer o seu CVP. Mostramos-lhe os contactos de cada uma:

Como consultar o Código de Validação de Portabilidade nas operadoras
Operadora SMS Chamada
NOS 12 42* 16 100
NOWO 928 190 785 16 800
MEO 16 200 16 200
Vodafone 12 815 12 715
Lycamobile - 16 32
UZO - 707 960 000

Para pedir o CVP na operadora NOS por SMS, tem de enviar mensagem com o texto com seu "CVP+(NIF)".

Só não é possível pedir o CVP por SMS nas operadoras UZO e Lycamobile. Pode consultar o seu código de validação de portabilidade por chamada telefónica se tem um tarifário móvel contratado numa destas operadoras.

Formulário de Portabilidade: tudo o que precisa de saber

Cada operadora tem o seu formulário de portabilidade, que os novos clientes devem entregar juntamente com os seus documentos pessoais.

Ao entrar em contacto com a operadora para a qual está interessado, vai ser-lhe indicado o formulário de portabilidade que deve descarregar e preencher. Quer mudar para que operadora? Clique na que tem interesse. ✍

É importante incluir todos os dados que lhe são pedidos no formulário de portabilidade de número. Não se esqueça de incluir o seu Código de Validação de Portabilidade (da sua atual operadora) para que o seu número seja facilmente identificável entre operadoras.

Deve enviar o devido formulário de portabilidade de número, juntamente com cópias dos documentos pessoais, por correio registado, por e-mail ou, se preferir, na loja da operadora para a qual vai mudar.

Sabia que há a possibilidade de fazer portabilidade online para a NOWO? Se tem um contrato com a NOWO já assinado e é titular do tarifário móvel (que quer fazer portabilidade), só tem de fazer o pedido na área de cliente NOWO e não precisa de assinaturas.

Contacte-nos, gratuitamente, se precisar de informações adicionais sobre o processo de portabilidade ou sobre o formulário que tem de enviar.

  • Artigos Relacionados com a Portabilidade de Número

Perguntas Frequentes sobre a Portabilidade de Número

O que é a portabilidade de número?

A portabilidade de número é o processo de que lhe permite mudar de operadora, mas manter o número de telefone e/ou telemóvel. Saiba como funciona o processo de portabilidade de número no nosso artigo.

Posso fazer portabilidade num telemóvel bloqueado?

Se tem um smartphone bloqueado pode pedir portabilidade de número, mas não vai conseguir usar o serviço. Tem de desbloquear o smartphone antes de fazer o pedido de portabilidade.

Quanto tempo demora a portabilidade de número?

O tempo que demora a portabilidade pode variar: pode ser o cliente a escolher ou pode ficar concluída em 1 dia útil. Saiba mais sobre a duração da portabilidade no nosso artigo.

Como obter o código de validação da portabilidade?

Tem de obter o código de validação de portabilidade com a sua operadora atual (e não para a qual quer mudar). Conheça todas as informações sobre o CVP e como pedir.

Posso cancelar a portabilidade de número?

Tem de confirmar com a operadora para a qual quer mudar se é possível cancelar a portabilidade de número. Só é possível desistir se a sua operadora atual ainda não aceitou o pedido de portabilidade.

Atualizado em
 
 

Pague menos em 📺Tv📶Net☎️Voz📱Móvel