Como fazer Portabilidade de números: toda a informação útil

Portabilidade

A portabilidade de números é cada vez mais usada para os consumidores mudarem de operadora. Saiba como pode pedir a portabilidade do seu número, o preço e o tempo que demora.


O que deve fazer antes de pedir portabilidade do número?

Com dúvidas sobre a portabilidade do seu número?Podemos ajudá-lo, gratuitamente, com todo o processo.
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As operadoras lançam cada vez mais campanhas e descontos associados aos pacotes de TV, Net e Voz. Para acompanharem os preços baixos, especialmente do serviço móvel, a portabilidade do número é pedida por muitos consumidores.

É uma das formas mais simples para aderir a um novo serviço de telecomunicações sem mudar de número. Mas o que deve ser feito antes de se pedir portabilidade?

Deve explorar toda a oferta de telecomunicações em Portugal: os detalhes de todos os pacotes, os preços e a fidelização associada a cada um.

Veja, de seguida, toda a oferta do mercado e, de seguida, peça a portabilidade de número no serviço móvel e/ou fixo.

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O que é o processo de portabilidade?

Fazer a portabilidade é mudar para uma nova companhia de telecomunicações sem mudar o número de telemóvel ou fixo.

A portabilidade de número só é possível de ser feita se for dentro do mesmo serviço.

Por exemplo, só consegue pedir portabilidade do seu número de telemóvel se quiser aderir a um novo tarifário de telemóvel. Não pode fazê-lo se querer manter esse número (de telemóvel) para o serviço de telefone fixo. E vice-versa.

Uma vez que a maioria dos tarifários móveis tem um grande número de dados móveis, chamadas e SMS, o aviso de portabilidade deixou de estar disponível.

Se quiser saber quais são os números portados para o qual liga, então deve fazer o pedido à sua companhia de telecomunicações.

Como pode pedir a portabilidade do seu número?

Para fazer o pedido de portabilidade do seu número basta entrar em contacto com a operadora a que quer aderir.

A operadora para a qual quer mudar envia-lhe um formulário de portabilidade que deve preencher com os seus dados. De seguida, deve enviar de volta por e-mail ou correio (de acordo com as normas da companhia).

Pode pedir a portabilidade do seu número junto da nossa. Se souber do pacote ou tarifário a que quer aderir, então só precisa de ligar-nos e fazer o pedido.

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Com a portabilidade do número pedida, não tem de preocupar-se com mais nada. Enviamos o seu pedido à sua nova operadora e, em conjunto, tratamos de todos os detalhes do processo.

Só pedimos para ter em atenção 2 pontos muito importantes antes de ligar à nossa equipa e pedir a portabilidade do seu número móvel e/ou fixo.

  • Se ainda está ou não a cumprir o período de fidelização do seu serviço atual.
  • Se tem o telemóvel desbloqueado para fazer a portabilidade para outra companhia.
  • Verificar o CVP do seu cartão móvel.

Mostramos-lhe, de seguida, todas as informações sobre a portabilidade para a NOS, NOWO e as restantes companhias para que não lhe falte nenhuma informação.

Como pode fazer portabilidade para a NOS?

A portabilidade para a NOS é extremamente fácil e pode fazer o seu pedido junto da nossa equipa, que lhe mostrará os melhores pacotes NOS.

Escolha o melhor serviço ou pacote e ligue-nos para pedir portabilidade para a NOS.

Não tem de preocupar com nenhum outro aspecto da portabilidade na NOS.

A operadora informará sobre o início do processo de portabilidade com 12 horas como mínimo de antecedência.

O que deve fazer durante a portabilidade do seu número para a NOS? Não utilizar o serviço móvel. Não estará disponível e, por isso, não conseguirá fazer chamadas, SMS ou usar os dados móveis.

Pedir Portabilidade para NOS Pedir Portabilidade para NOS

Como pode portar o seu número de telemóvel para a NOWO?

Muitos clientes que terminam a fidelização dos seus contratos móveis procuram os tarifários da NOWO por serem mais baratos e, por isso, pedem para fazer portabilidade para a NOWO.

Com a portabilidade para a NOWO, os clientes evitam de pagar pelo envio do novo cartão (com um novo número) e podem usufruir normalmente dos serviços.

Os clientes pagam pelo novo cartão NOWO (ao pedirem portabilidade para a NOWO, mas se escolherem um pacote com fidelização então não pagará pelo processo de portabilidade.

Como pode pedir portabilidade para a NOWO? Com a nossa equipa, entrando em contacto por telefone. Daremos todos os detalhes sobre o processo e o formulário de portabilidade da NOWO.

Pedir Portabilidade para NOWO Pedir Portabilidade para NOWO

Pode pedir facilmente portabilidade na WTF?

É extremamente fácil pedir portabilidade para a WTF ou para outro tarifário sub-25, de forma a usufruir de chamadas, SMS e dados móveis de forma quase ilimitada.

Por exemplo, se quiser fazer portabilidade para a WTF deve preencher o formulário de portabilidade, disponível no website oficial da NOS, e ir até uma das lojas da NOS para entregá-lo.

Conheça todos os tarifários da WTF É com a WTF que consegue ter os tarifários mais baratos e com mais dados móveis. Conheça a operadora com um dos nossos artigos e, se assim desejar, faça a sua adesão.

De acordo com a ANACOM, vai sempre ser-lhe pedido o código de validação de portabilidade (CVP) independentemente da operadora para a qual quer mudar. Mas como pode obter esse CVP?

Como posso saber o Código de Validação de Portabilidade (CVP)?

codigo de validação de portabilidade

Para que o processo de portabilidade se tornasse mais fácil para os clientes e os funcionários de telecomunicações, a ANACOM solicitou algumas mudanças que estão em vigor desde 2018.

O novo regulamento de portabilidade veio simplificar o processo em si. Como? Com a atribuição de um código de validação de portabilidade ou, abreviadamente, CVP.

O código de validação de portabilidade é um conjunto de 12 dígitos, colocado em cada cartão SIM, que permite às companhias identificar os assinantes (titulares) e o contacto (número de telemóvel).

Este código de validação de portabilidade é usado para validar os pedidos de portabilidade entre as companhias de telecomunicações.

A introdução do código de validação de portabilidade (CVP) foi proposto pela ANACOM para que o número dos pedidos de portabilidade recusados diminua.

Onde posso ver o meu Código de Validação de Portabilidade (CVP)? O código de validação de portabilidade (conhecido como CVP) é colocado em todas as faturas de telecomunicações. Por isso, pode consultar o CVP na sua área de cliente ou na carta que lhe é enviada para casa.

Imagine que o seu número de telemóvel faz parte da MEO e quer mudar para a NOWO.

No formulário de portabilidade da NOWO deve colocar o código de validação de portabilidade do seu número de telemóvel pertencente, nesse momento, à MEO. Encontra-o na sua fatura ou na área de cliente MEO.

Se tiver um tarifário de telemóvel por carregamento (pré-pago), então deve pedir o código de validação de portabilidade (ou CVP) junto do serviço de apoio ao cliente da sua atual operadora.

No exemplo dado, deveria ligar para o apoio ao cliente da MEO e pedir o CVP para mudar para a NOWO.

Com dúvidas para conhecer o código de validação de portabilidade? A nossa equipa pode ajudar em todos os passos relacionados com o CVP.

Conheça ainda todos os detalhes relacionados com o processo de portabilidade para a NOWO.

Posso pedir portabilidade de todos os números?

Pode fazer o pedido de portabilidade para os seguintes números:

  • Todos os números do serviço de telefone fixo começados por 2.
  • Os números do serviço móvel começados por 91, 92, 93 e 96.
  • Números do serviço de voz sobre o Protocolo Internet (VoIP) nómada, começados por 30.
  • Outros números começados por 800, 808 e 707.

Pode sempre mudar para uma outra companhia com o pedido de portabilidade se tiver um destes números, caso contrário não conseguirá.

Qual é o preço da portabilidade?

Por norma, nunca pagará pela portabilidade. No entanto, deve ter em atenção 2 opções que podem mudar este detalhe.

Se quiser aderir a um pacote sem fidelização, então é provável que a sua nova operadora que lhe peça para pagar a portabilidade.

No caso de ainda não ter um telemóvel desbloqueado, então terá de o fazer para conseguir fazer a portabilidade do seu número móvel. Deve colocar este valor dentro do preço da portabilidade.

Quanto tempo demora a portabilidade de números?

São muitos os clientes que nos perguntam sobre o tempo de demora da portabilidade. Se não combinar nenhuma data em específico com a sua nova operadora e não houver nenhuma intervenção na rede física, então demorará 1 dia útil.

No caso da companhia necessitar de mexer na rede, então o tempo da portabilidade já aumenta para 3 dias úteis.

O cliente pode acordar com a operadora uma data para realizar a portabilidade dos números que pretende, por isso analise a sua disponibilidade e saliente esse detalhe à nossa equipa.

O truque para não pagar pela portabilidade é aderir um pacote com fidelização.

No caso do prazo estabelecido pela companhia para a portabilidade dos números não ser estabelecida, então tem o direito de pedir uma indemnização. A operadora tem de pagar-lhe uma compensação de 20€ (por número) por cada dia de interrupção do serviço, até um máximo de 5000€.

Restam-lhe dúvida sobre a portabilidade de números? Necessita de alguma explicação adicional? Entre em contacto connosco ou leia, mais abaixo, as perguntas mais frequentes sobre o processo para ficar totalmente esclarecido.

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Perguntas Frequentes sobre Portabilidade

Reunimos nesta secção as perguntas sobre portabilidade que muitas vezes são colocadas pelos nossos consumidores.

Posso pedir portabilidade de um número que já não uso?

Só pode pedir portabilidade de um número que usou nos últimos 3 meses. Imagine que cancelou um contrato que incluía um tarifário móvel há 2 meses e quer fazer portabilidade para outra companhia. Pode fazê-lo sem qualquer problema. Se já tivesse cancelado o contrato há 4 meses, então já não o conseguiria fazer.

Posso ficar sem serviço antes da portabilidade ser realizada? Recebo um aviso?

Antes de dar início ao processo de portabilidade, a operadora envia-lhe um aviso com um mínimo de 12 horas de antecedência. Está definido que a portabilidade de um número demora o máximo de 3 horas.

Tenho autorização para pedir portabilidade em nome de outra pessoa?

Por norma, só o titular do número móvel e/ou fixo é que pode pedir portabilidade. Outra pessoa pode fazê-lo desde que:

  • Identificar devidamente o titular que vai portar o número.
  • Ter autorização expressa do titular para a assinar o novo contrato com a operadora.

É possível desistir da portabilidade?

Se quiser desistir da portabilidade, então deve contactar de imediato a operadora para a qual pretendia mudar. Só nessa chamada é que lhe será confirmado ou não sobre a possibilidade de desistência. No caso do pedido de portabilidade já ter sido aceite, então não é possível cancelar a portabilidade para a nova operadora.

Qual é o preço de chamada para números portados?

Vai sempre depender do seu tarifário móvel ou fixo. Se não tiver incluído as chamadas para outras redes, então é provável que tenha de pagar por chamada.

Como posso reclamar sobre a portabilidade?

Para reclamar sobre a portabilidade deve fazer no livro de reclamações físico, disponível nas lojas de cada operadora, ou no livro de reclamações eletrónico. Em todos os casos aconselhamos sempre a entrar em contacto com a ANACOM.

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