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Como pagar a fatura da MEO, NOWO, NOS e da Vodafone a partir de casa

Atualizado em
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Fique a conhecer as melhores formas de pagar a sua fatura de telecomunicações: por débito direto ou referência multibanco. Saiba também mais informações sobre as faturas das operadoras, tal como todas as vantagens de ter fatura eletrónica.

Pagar Fatura: como o posso fazer?

É com o envio da fatura que as operadoras de telecomunicações fazem a comunicação da dos valores a cobrar aos clientes. Pode pagar por multibanco, débito direto, pela app das operadoras ou numa das lojas da operadora.

Os clientes devem sempre receber as faturas de telecomunicações com um prazo mínimo de 10 dias de antecedência para conseguirem fazer uma reclamação no caso de cobrança indevida de serviços de telecomunicações.

Deve sempre consultar a sua fatura de telecomunicações no primeiro dia em que a recebe, de forma a conseguir fazer devidamente a sua reclamação, se for caso disso.

Se não tiver qualquer reclamação a fazer, então pode pagar a fatura de formas distintas. Clique na forma de pagamento que mais lhe interessa.

Pagamento por Referência Multibanco

O pagamento por referência multibanco é extremamente simples de ser realizado: com os dados fornecidos pela operadora tem de dirigir-se a uma caixa de multibanco (ou pela app do seu banco) e pagar a sua fatura de telecomunicações.

Se prefere ir a uma caixa de multibanco (ATM) fazer o pagamento da sua fatura por referência multibanco, então deve levar o seu cartão consigo. Introduza-o na caixa ATM, coloque o seu código PIN e escolha a opção de Pagamentos.

Se escolheu esta forma de pagamentos das faturas de telecomunicações, então deve ter em atenção aos prazos estabelecidos. Deve evitar ficar com faturas em atraso para evitar, em último caso, que o seu serviço seja suspendido.

Antes de fazer o pagamento por referência multibanco, tanto na caixa ATM como na app do seu banco, deve confirmar os dados colocados.

Pagamento na Área de Cliente

O pagamento das faturas de telecomunicações pode ser feito na área de cliente da NOS, na my MEO e na área de cliente da Vodafone.

Os clientes que decidem pagar as faturas na área de cliente têm 3 métodos de pagamento à sua disposição, como lhe indicamos.

  • App MB Way
  • Cartão de Crédito
  • MEO Wallet: só para os clientes da MEO

Confirme o valor da sua fatura antes de clicar na opção de pagamento na Área de Cliente. Se não concordar com os valores que lhe estão a ser cobrados, ao consultar a fatura na Área de Cliente, pode fazer uma reclamação online.

Ligue-nos gratuitamente se tem qualquer tipo de dúvida sobre as formas de pagamentos da fatura de telecomunicações.

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Quer esclarecer dúvidas sobre fatura?

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Mais informações sobre fatura

Pagamento por Débito Direto

O débito direto é um método de pagamento automático realizado entre o cliente (que paga um serviço) e a entidade credora (destinatário do pagamento) através de um acordo pré-estabelecido.

Para que consiga fazer o pagamento por débito direto da sua fatura de telecomunicações tem sempre de dar a sua autorização previamente. Por norma, essa autorização é sempre colocada como um dos parâmetros do seu contrato de telecomunicações.

Esta forma de pagamento da sua fatura é já a mais utilizada pelos clientes, uma vez têm de estar preocupados com prazos de pagamento. Na data previamente acordada, o prestador de serviços (a operadora) cobra o valor da mensalidade da sua conta bancária.

Se quer saber se não há problema com o pagamento das suas faturas por débito direto, então deve consultar com frequência as autorizações e os movimentos da sua conta bancária.

Sempre que rescindir o contrato com uma companhia de telecomunicações, então deve anular o débito direto. Uma falha por parte da operadora pode originar uma cobrança extra e indevida.

Tem até 13 meses depois do débito direto indevido para obter a retificação devida de cobranças não autorizadas. Esta é uma informação útil para os consumidores que são cobrados indevidamente, através de débito direto, pelas operadoras.

Faturas da MEO, NOS, NOWO e Vodafone: todos os detalhes

As faturas de telecomunicações, de qualquer uma das operadoras de telecomunicações, têm informações sobre cada valor que está cobrado ao cliente. Mesmo as faturas sem detalhe fornecem o total de comunicações estabelecidas pelo titular e os utilizadores dos serviços durante 1 mês.

Recomendamos sempre a ter os seus serviços de telecomunicações (internet, TV, telefone e mesmo tarifários móveis para um smartphone dual SIM) numa só fatura para não ter as cobranças de serviços espalhadas (ou mesmo esquecidas).

O nível de detalhe da fatura vai depender das suas necessidades. Uma fatura com detalhe completo tem sempre um custo adicional, enquanto que uma fatura com detalhe simples é gratuita.

Escolha a fatura de telecomunicações (de acordo com a operadora com que assinou contrato) que recebe todos os meses para saber informações e detalhes sobre cada aspecto do documento.

Faturas da MEO

Mesmo uma fatura da MEO sem detalhe vem com o total das comunicações realizadas ao longo do mês faturado. No início da fatura pode consultar os seus dados pessoais (n.º de cliente, n.º de contribuinte e o n.º de conta) e, de seguida, os detalhes das comunicações realizadas.

meo faturas

Se o detalhe da fatura MEO não é suficiente, então pode fazer a alteração na área de cliente da MEO.

  • Alterar detalhe da fatura MEO
  • Com o login efetuado clique em "Os meus produtos" e escolha o serviço em que quer alterar os detalhes da fatura
  • Clique em "Dados do Cliente" no canto superior do ecrã
  • Em "Detalhe da fatura" deve escolher o serviço que quer mudar e, de seguida, clicar em "Alterar detalhe"
  • Escolha o nível de detalhe da fatura MEO e guarde as definições

Não se esqueça de que pode mudar o detalhe da fatura da MEO de todo o pacote ou só para um serviço em específico (como, por exemplo, no serviço de telemóvel da MEO).

No final da fatura MEO tem também os dados relativos ao pagamento, seja por débito direto ou por referência multibanco.

Faturas da NOS

Os detalhes na fatura da NOS são idênticos às restantes companhias. Os clientes podem consultar os seus dados pessoais (número de cliente, de contribuinte e de conta), os contactos da operadora NOS e também os detalhes dos consumos realizados.

nos faturas

A fatura da NOS é como se fosse o seu histórico, uma vez que pode ver logo na primeira página as dívidas que tem com a NOS (no caso de existirem).

Para além de conseguir pagar a fatura por débito direto e referência multibanco, pode também fazer o pagamento num balcão dos CTT ou por vale postal.

Faturas da NOWO

Uma fatura da NOWO engloba as informações do cliente (número de cliente NOWO, de contribuinte, da fatura e a morada de instalação dos pacotes NOWO e os valores cobrados por cada serviço.

nowo faturas

Se tiver alguma dívida com a NOWO, o valor estará indicado na sua fatura.

Os clientes que têm fatura da NOWO com detalhe completo podem consultar as comunicações estabelecidas na segunda página. Este nível de detalhe tem um custo extra quando a fatura é enviada em papel.

Faturas da Vodafone

As faturas da Vodafone têm as suas informações de cliente e os detalhes das comunicações feitas com os serviços Vodafone contratados.

Tenha em atenção ao nível de detalhe escolhido para a sua fatura da Vodafone: tem um custo extra se pedir uma fatura com detalhe máximo todos os meses.

Com a adesão à fatura eletrónica da Vodafone consegue consultar, automaticamente, as faturas emitidas na my Vodafone (área de cliente).Se não tem ativa a fatura eletrónica mas tem o seu login de acesso à Área de Cliente, pode sempre consultar as suas faturas online.

O que deve constar numa Fatura de telecomunicações?

A fatura é um documento emitido pela operadora sempre que um cliente adquire um dos seus serviços ou pacotes sujeitos a IVA. A data em que termina o período de fidelização é uma das informações que deve constar na fatura de telecomunicações.

Ao contratar um serviço de telecomunicações (internet fixa) ou um pacote de serviços (TV, Net, Voz ou com telemóvel) que esteja sujeito a IVA, então deve ser emitida de uma fatura.

Um cliente de telecomunicações recebe a fatura de serviços mensalmente com um nível de detalhe acordado previamente com a companhia.

Tipos de Faturas de Telecomunicações
Tipo de FaturaPreço
Fatura Sem DetalhesGratuita
Fatura com Detalhe Simples *Gratuita
Fatura com Detalhe CompletoCom preço definido

* Os detalhes mínimos de uma fatura de telecomunicações estão definidos pela ANACOM.

Enquanto que a fatura sem detalhes só descrimina o total de gastos realizados num determinado serviço - no serviço móvel só lhe é apresentada a quantidade de chamadas e o valor a pagar, por cada tipo de chamada -, a fatura com detalhe simples inclui alguns pontos importantes. ?

  • Fatura com Detalhe Simples
  • Os serviços prestados e respetivos preços
  • A data de fim do período de fidelização (caso aplicável)
  • O valor que tem de pagar se cancelar o contrato na data de emissão da fatura
  • Informação que mostra a possibilidade de contestar os valores cobrados em fatura
  • Informação sobre a possibilidade de apresentar queixa no livro de reclamações

Qualquer uma das faturas de telecomunicações - sem detalhes e com detalhe simples - são grátis. Se só recebe uma fatura sem detalhes e quer passar a receber com detalhe completo, deve ligar para o apoio ao cliente da sua operadora e fazer o pedido.

Se precisar de uma fatura com mais detalhe do que o mínimo estabelecido pela ANACOM, então tem um custo acrescido à sua mensalidade. Muitas vezes, os clientes de pacotes empresariais necessitam de incluir todos os detalhes na fatura.

Está com dúvida sobre as informações da sua fatura de telecomunicações? Se tem questões sobre os serviços que lhe estão a ser cobrados, então contacte-nos gratuitamente. Analisamos consigo todas as informações da sua fatura e podemos ajudar para começar a poupar todos os meses.

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Fatura Eletrónica: quais são as vantagens?

A fatura eletrónica tem várias vantagens associadas: é-lhe enviada para o endereço de e-mail ou para a área de cliente, contribuindo para o meio ambiente, é grátis e dificilmente perderá o acesso às suas faturas.

A fatura eletrónica é uma versão da fatura convencional, que até há bem pouco tempo se enviava para a caixa de correio dos consumidores. Neste momento, durante a contratação de um pacote de telecomunicações já lhe é recomendada a adesão à fatura eletrónica.

Em algumas operadoras, como a NOWO, o cliente tem um desconto na mensalidade só pela adesão à fatura eletrónica. Enumeramos-lhe mais abaixo algumas das vantagens em ter este tipo de fatura.

  • Vantagens da Fatura Eletrónica
  • É grátis e, por isso, não tem qualquer custo adicional
  • Pode consultar mais cedo a fatura eletrónica: tanto na área de cliente como na caixa de e-mail
  • Permanece disponível entre 6 a 12 meses na área de cliente
  • Tem os detalhes previamente acordados com a operadora
  • Tem toda a privacidade e segurança ao consultar a fatura eletrónica na área de cliente

Faturas em Papel: ainda vale a pena ter?

Há mais vantagens associadas à fatura eletrónica do que à fatura em papel. Com um sistema seguro e devidamente instalado nos seus dispositivos (móveis ou fixos) consegue guardar, mais facilmente, a sua fatura eletrónica do que em papel.

As faturas em papel são cada vez menos usadas, especialmente nos serviços de telecomunicações. Com as ofertas associadas à fatura eletrónica, muitos clientes passaram a receber estes documentos na sua caixa de correio eletrónico.

Mas se ainda tem as suas faturas em papel e prefere recebê-las na sua caixa de correio, então deve guardá-las durante 6 meses.

E porque deve manter as suas faturas em papel por 6 meses? É o prazo disponível para as operadoras cobrarem os consumos dos clientes (adicionais ou não) e, por isso, deve manter as suas faturas como prova.

Deixei de ser cliente de uma operadora há mais de 6 meses, mas enviaram-me uma fatura para pagar Se pagou a sua última fatura há mais de 6 meses, então não tem de fazer o pagamento de nenhuma outra fatura. De acordo com artigo 10.º da Lei dos Serviços Públicos não tem de pagar por esses serviços.

As faturas em papel são provas para muitos dos consumidores de telecomunicações e, por isso, deve mantê-las num local seguro durante 6 meses. No entanto, recomendamos a adesão à fatura eletrónica por ser cada vez mais fácil arquivar por um tempo indeterminado.

Contacte-nos, gratuitamente e sem compromisso, se precisar de saber mais informações sobre as suas faturas.

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