Faça o Teste de Cobertura de Fibra, Satélite ou ADSL para a sua morada

Cobertura Fibra

Se quer testar a cobertura na sua morada, então faça-o em pouco menos de 1 minuto com a nossa equipa. Mostramos-lhe como pode testar a cobertura de fibra na sua morada e todas as características da rede de fibra ótica.


Como testar a Cobertura na minha morada

Em menos de 1 minuto fazemos o teste de cobertura à sua morada e mostramos-lhe as melhores ofertas do mercado, sem compromisso.

Quer testar a cobertura na sua morada?

Testamos a cobertura das várias operadoras.


Deixe-nos o seu contacto para o ajudarmos a encontrar os melhores pacotes disponíveis na sua zona!

Privacidade: Ao fornecer o seu contacto, está a aceitar a nossa política de privacidade

Deve indicar o código postal para testar a cobertura de fibra ótica ou de outra rede (ADSL ou Satélite).

Fazer o teste de cobertura é sempre o 1.º passo para instalar o melhor pacote com TV, Net e Voz na sua casa. Começamos por verificar a cobertura de fibra e, se esta rede não passar na sua casa, mostramos-lhe as soluções alternativas.

Com a indicação da sua morada completa (rua e código postal), ficará a saber se tem fibra na sua rua. Os nossos especialistas fazem um atendimento personalizado e com atenção às suas necessidades.

Pode conhecer mais detalhes sobre a cobertura em específico de cada operadora:

A maioria das freguesias do nosso país já têm rede de fibra, mas muitas zonas ainda estão à espera da instalação desta rede por parte das operadoras.

Os consumidores procuram cada vez mais pelos pacotes de fibra e, caso as freguesias tenham cobertura de fibra, podem contratar as melhores ofertas do mercado.

Mas o que acontece se, depois de fazer o teste de fibra, não tiver esta rede da última geração a passar em casa? Tem 2 opções à escolha: ou tem cobertura de ADSL ou cobertura de satélite.

Mostramos-lhe, de seguida, algumas informações essenciais sobre a cobertura de ADSL e/ou sobre a cobertura de satélite.

  • Cobertura ADSL

Como é que é feita a ligação de ADSL? Tem cobertura de ADSL em casa a partir do momento em que é feita a ligação da rede de ADSL na sua casa: o seu PC ou telemóvel conecta-se ao modem (por Wifi) que, por sua vez, está ligado à linha de telefone fixo. A ligação é mais indireta, quando comparado com a fibra ótica (por FTTH).

A cobertura de ADSL continua a ser uma alternativa para os clientes que não têm rede de fibra ótica a passar em casa. Muitos clientes continuam a contratar internet deste tipo de rede.

Mas deve ter em atenção ao seguinte detalhe: a velocidade de internet que usa, na rede ADSL, é sempre mais baixa do que valor indicado na contratação. Para conseguir o máximo de velocidade, deve ligar o seu PC com um cabo de rede ao modem.

Se tiver uma velocidade de internet (de ADSL) muito mais baixa do que a contratada, deve fazer uma reclamação à sua operadora.

Só existem 2 operadoras em Portugal com cobertura de ADSL:

  1. MEO
  2. Vodafone

A cobertura de ADSL na MEO continua a ser uma opção para muitos clientes, mas a aposta na inovação da tecnologia centra-se na fibra ótica (mais em específico na tecnologia de FTTH).

Já na Vodafone, a rede de ADSL marcou uma geração de consumidores, mas já são poucos os que têm esta rede de ADSL. A prioridade, para ambas as operadoras, recai sempre nos resultados positivos de cobertura de fibra.

Tem cobertura de ADSL na sua casa? Podemos ver as melhores opções para si, com os preços mais baixos e adequados.

  • Cobertura Satélite

Como funciona a ligação por satélite? Com a instalação de uma antena parabólica no exterior da sua casa, pode ter cobertura de satélite e usufruir dos serviços de telecomunicações das operadoras.

Qual é a maior vantagem da cobertura de satélite em comparação com as restantes redes? A fácil instalação faz com que seja possível ter cobertura nas zonas mais rurais, onde ainda não chega a rede de fibra.

A cobertura de satélite está disponível em qualquer zona do país. Mas quais são as operadoras que vendem serviços de telecomunicações com este tipo de rede?

  1. MEO
  2. NOS

Todas as apostas são feitas na rede de fibra, mas como ainda não há cobertura de fibra ótica a 100%, muitos consumidores aderem ao serviço da NOS Satélite ou MEO Satélite.

A diminuição da contratação de rede de satélite na NOS tem-se verificado desde 2018. Os clientes exigem cada vez mais velocidade e poucas interferências: é algo que não é possível com a cobertura de satélite.

A mesma tendência é verificada com a cobertura de satélite na MEO: há cada vez menos clientes porque a Altice Portugal está a investir fortemente na extensão da rede de fibra.

Mapa de Cobertura de Fibra 2020

As operadoras de telecomunicações ou a ANACOM não disponibilizam um mapa de cobertura de fibra oficial para os clientes consultarem as zonas com rede de fibra ótica.

O único mapa com a cobertura de fibra mais atualizado é o do website Geek Ciência Tuga, criado por vários utilizadores. O que pode ver neste mapa de cobertura de fibra?

Em primeiro, pode ver um mapa de cobertura de fibra das diferentes operadoras. Isto é, pode consultar na sua região quais são as operadoras que fornecem rede de fibra ótica. Para consultar, com todo o detalhe, só tem de fazer zoom no mapa.

Mapa Cobertura Fibra

 

 

 

 

 

Se fizer zoom e clicar na sua região (usamos Pombal como exemplo) pode ver que operadoras têm cobertura de fibra ótica e o tipo de tecnologia usada (HFC ou FTTH).

Detalhes Mapa Cobertura Fibra

Caso queira explorar com mais detalhe dispõe, de seguida, de um segundo mapa de cobertura de fibra com o nome Redes de Nova Geração (RNG). Pode ver, se quiser, também a cobertura de fibra ótica nas ilhas.

Detalhes Mapa Cobertura Fibra 2020

Se clicar numa zona (experimente no seu município) pode ver, com detalhe, a rede de fibra que chega a sua casa. Tem outras informações disponíveis, como a rede de nova geração usada, a operadora que a fornece e o nível de cobertura.

Informações Mapa Cobertura Fibra

A longo prazo, espera-se que a cobertura de fibra em Portugal seja uma das mais elevadas em toda a União Europeia, com a maioria dos clientes a contratar internet da alta velocidade.

Neste momento, é o grupo Altice Portugal que tem apostado na extensão da rede de fibra, levando a sua rede para novas freguesias e municípios portugueses. Por exemplo, em março de 2020, chegou a 16 novas freguesias e irá beneficiar cerca de 300 mil pessoas.

São cada vez mais zonas do mapa de Portugal com cobertura de fibra e, por isso, é que deve fazer o teste de cobertura antes de escolher o seu pacote de telecomunicações.

Mas, se analisar o mapa de cobertura de fibra 2020 que lhe indicamos, pode ver que já todas as companhias de telecomunicações têm rede de fibra em todos os municípios.

Contacte-nos, gratuitamente, se precisar de informações adicionais sobre o mapa de cobertura de fibra atualizado ou se quiser fazer o teste de fibra à sua morada.

Rede Fibra: todas as características

Quais são os materiais da rede de fibra? A fibra ótica é formada por um núcleo com alto índice de refração e camadas plásticas transparentes. A sua constituição é um ponto positivo para o aumento da velocidade na transmissão do conteúdo e na resistência a interferências.

Se não tem fibra ótica em casa, então não está a acompanhar a evolução que está a decorrer à velocidade da luz. E não é melhor estar a par das novidades e usufruir de tudo o que a energia tem para oferecer?

A velocidade de internet de 100 Mb começa a ser escassa para uma boa parte dos consumidores. Com ligações da rede de fibra ótica mais diretas, graças ao FTTH, os consumidores têm mais velocidade de download e upload.

Portugal está entre os países da União Europeia com o maior nível de cobertura de fibra. As características do nosso país possibilitam que haja uma instalação mais fácil da rede de fibra.

A ligação mais direta da fibra ótica ocorre com a tecnologia FTTH: os dados são enviados de forma direta desde a operadora até à casa do consumidor. Mas em muitas zonas com cobertura de internet de fibra ainda é usado o cabo coaxial (como apoio na ligação).

FTTH - Fibra Ótica

A operadora que tem a maior rede de fibra em Portugal é a MEO e o número de clientes de fibra tem aumentado exponencialmente desde 2015: passou de 2,3 para 5,3 milhões. Em apenas 5 anos, cerca de 3 milhões de casas a mais passaram a ter fibra ótica.

Mas a rede de fibra ótica em todas as outras operadoras influencia estes serviços:

  1. Internet Fixa: com uma ligação por cabo, do PC ao router, pode ter 1 Gb de velocidade (de download) com a fibra
  2. TV: mais definição (HD, 4K), mais canais e menos interferências
  3. Telefone Fixo: mais qualidade no serviço e menos interferências

O único serviço que não está dependente da rede de fibra ou do mapa de fibra ótica de Portugal é o serviço móvel: neste caso, está dependente da cobertura móvel que tem na sua região (3G ou 4G).

Relembramos-lhe de que a cobertura de rede fixa poderá ser influenciada com a chegada da cobertura de 5G em Portugal.

Do que está à espera para ter a rede mais inovadora na sua casa? Ligue-nos, gratuitamente, se precisar de ter o serviço de fibra ótica mais barato e com mais qualidade.

  • Artigos relacionados com a Cobertura em Portugal

Perguntas Frequentes sobre a Cobertura de Fibra, ADSL e Satélite

Fazer o teste de cobertura de fibra para a NOWO, NOS, MEO ou Vodafone é muito simples, mas sabemos que há algumas questões que podem ter ficado por responder. Verifique algumas das questões mais colocadas pelos nossos clientes ou contacte-nos.

🏠 Como posso fazer o teste de cobertura de fibra na minha morada?

Só tem de ligar-nos através do 211 451 227 fazer o seu pedido e indicar a sua morada completa para fazermos o teste de cobertura de fibra. Saiba mais sobre os testes de cobertura no nosso site.

💡 Posso pedir um teste de cobertura para uma operadora em específico?

Claro! Fazemos o teste de cobertura para a MEO, NOS, NOWO ou para a Vodafone. Conte com a nossa ajuda para saber como ter fibra ótica em casa.

🤔 Se não tenho cobertura de fibra em casa, que outras opções tenho?

Se fez o teste de cobertura de fibra à sua morada e o resultado é negativo, então dispõe de outros tipos de rede a que pode aderir: cobertura de ADSL ou cobertura de satélite.

📡 Quando vai chegar a rede de fibra à minha casa?

A cobertura de fibra ainda não abrange todo o território de Portugal. Apesar de ser uma rede que está em pleno desenvolvimento, ainda há muito por fazer. Teste a sua cobertura em cada trimestre e, assim, vai saber quando tiver rede de fibra em casa.

Atualizado em
 
 

Pague menos em 📺Tv📶Net☎️Voz📱Móvel

211 451 227
Ligamos-lhe Grátis