Saiba como fazer o Teste de Cobertura de Fibra, para Satélite e ADSL

cobertura fibra em portugal

Antes de contratar um pacote de TV, Net e Voz, fará sempre um teste de cobertura. Conheça com este artigo todas as informações sobre a cobertura de fibra, ADSL e satélite em Portugal. Saiba ainda o estado do 4G e 5G.


Como fazer o Teste de Cobertura: Fibra, ADSL ou Satélite

Os serviços de internet fixa, TV e telefone fixo estão disponíveis em 3 tipos de redes: fibra ótica, ADSL ou satélite. A rede dos seus serviços vai depender do nível de cobertura na sua zona de residência.

Entre em contacto com a nossa equipa para lhe fazermos um teste de cobertura em alguns segundos. Deixe o seu número ou ligue-nos diretamente, clicando mais abaixo em Testar Cobertura.

Testar Cobertura

Com o teste de cobertura feito, saberá quais os pacotes de telecomunicações que pode ter em casa.

Nem todas as regiões têm o mesmo nível de cobertura para as diferentes redes. Por exemplo, em muitas zonas do Porto existe cobertura de fibra, mas o mesmo não acontece em cidades do Algarve.

O que distingue os diferentes níveis de cobertura? A velocidade de internet fixa, a definição da TV e a ausência de interferências ou problemas nos serviços de telecomunicações.

  • Características da Fibra Ótica, ADSL e Satélite
  • Fibra Ótica: é uma estrutura cilindrica, transparente e flexível. Com estas características, a transmissão de dados é realizada à velocidade da luz e sem interferências.
  • Satélite: as conexões são estabelecidas graças a uma antena parabólica, instalada no exterior, que recebe os sinais emitidos pelo satélite em órbita. Há uma grande facilidade na instalação dos equipamentos para internet de satélite.
  • ADSL (Asymmetric Digital Subscriber Line): tecnologia que divide a linha telefónica em canais digitais, possibilitando os clientes a acederem à internet fixa e fazerem chamadas do telefone fixo ao mesmo tempo.

A rede de fibra é a melhor no mercado de telecomunicações e, por isso, não faz sentido aderir a um pacote de ADSL se tem cobertura de fibra na sua morada.

Já consigo ter Cobertura de Fibra em casa?

cobertura fibra

Não há melhor forma de saber se tem cobertura de fibra do que fazer o teste de cobertura. Deixei o seu número ou contacte-nos directamente para saber.

Testar Cobertura de Fibra

Apesar da cobertura de fibra ótica ainda estar longe dos 100%, já há muitas zonas em Portugal que têm rede de fibra. Os números da ANACOM mostram que o número de acessos, no 1.º semestre de 2019, subiram 5,4% graças à fibra ótica.

Sempre que a rede de fibra é melhorada, outros serviços também acabam por ter mais qualidade. Por exemplo, sem a rede de fibra não haveria a definição 4K no serviço de TV.

Por exemplo, a equipa da MEO tem vindo a apostar no desenvolvimento da experiência de TV: com a melhoria das transmissões em HD, mais canais com gravações automáticas e opção de Restart TV, etc. Estas melhorias só são possíveis com o desenvolvimento da rede de fibra da MEO.

As operadoras de telecomunicações apostam no aumento da cobertura de fibra por diferentes razões. Indicamos-lhe algumas com base num estudo da Wik Consult (e anteriormente enumeradas pela MEO).

  • Vantagens de ter Cobertura de Fibra
  • Utilizadores são 11% mais ativos: navegam mais, assistem mais TV online, etc.
  • Há mais 7% de consulta de informação por parte dos consumidores
  • Usam 15% mais aplicações de entretenimento (em que está incluído o uso de serviços como a Netflix ou HBO Portugal
  • Interagem 15% mais nas redes sociais

Cobertura da NOS, NOWO, Vodafone e MEO: como testar para cada operadora?

Clique em Testar a Cobertura, mais abaixo, e indique-nos qual é a operadora com o qual gostava de assinar contrato. Tratamos de indicar-lhe os resultados do teste de cobertura e a melhor oferta para o seu pedido.

Testar Cobertura de Fibra

O nível de cobertura na NOS vai sendo cada vez mais extensa. No final de 2018, um passo já tinha sido dado para a melhoria da fibra da NOS: o upgrade da rede HFC para Docsis 3.1.

Graças ao acordo assinado com a Vodafone, foi possível extender a cobertura de fibra da NOS.

A cobertura de fibra da NOWO também melhorou exponencialmente graças à utilização da oferta grossista da MEO, lançada a todas as companhias. O que significa esta oferta? Que as companhias podem usar a rede de fibra da MEO para vender os seus próprios serviços.

A cobertura da NOWO é também suportada pela MEO e, por isso, os clientes da NOWO usufruem rede 4G.

Pela Vodafone e MEO, as apostas também são feitas para o aumento da cobertura de fibra. A MEO quer tornar Portugal "no primeiro país da Europa com uma cobertura praticamente integral de fibra ótica".

  • Freguesias com 100% Cobertura de Fibra MEO
  • Beja
  • Cartaxo
  • Seia
  • Seixal
  • Sintra
  • Vieira do Minho

Como fazer o Teste de Cobertura para a MEO Satélite e NOS Satélite?

A operadora NOS posiciona-se como a segunda operadora mais forte de Portugal. Consegue cada vez mais clientes pela elevada cobertura de satélite.

Como a aposta na melhoria dos serviços tem-se centrado na fibra ótica, o nível de adesão ao NOS Satélite diminuiu no final de 2018. Só os consumidores que não têm cobertura de fibra na sua morada é que aderem ao serviço de satélite.

Fenómeno semelhante acontece com a MEO. Apesar de só fornecerem até 40 Mb de velocidade, muitos clientes aderem aos pacotes de MEO Satélite. Teste com a nossa equipa e dizemos-lhe o resultado logo de seguida, com base nos dados fornecidos.

Testar Cobertura Satélite

Apesar da rede de satélite ser mais rápida e mais barata do que a ADSL, a operadora Vodafone não tem cobertura neste tipo de rede. Não existem pacotes Vodafone de Satélite disponíveis no mercado.

Os serviços de internet da Vodafone só estão disponíveis em ADSL e fibra. É por isso que não existe cobertura de Vodafone Satélite em Portugal.

É possível testar a Cobertura da MEO ADSL e Vodafone ADSL?

O teste à cobertura da MEO ADSL e Vodafone ADSL pode ser feito com a nossa equipa. Deixe o seu número ou ligue-nos diretamente para lhe darmos os seus resultados rapidamente e sem problemas.

Testar Cobertura de ADSL

A ADSL marcou uma nova era nas telecomunicações. Mais pessoas passaram a ter acesso à Internet e, aos poucos, mais velocidade para navegar no universo digital.

Mas tudo mudou com o aparecimento da rede de fibra na indústria de telecomunicações graças ao processo de instalação fácil e à velocidade de internet fornecida.

De acordo com a ANACOM, no primeiro semestre de 2018 só foram realizados 18.4% de acessos através de ADSL de um total de 3.67 milhões de acessos à internet fixa.

Apesar do foco ser só os serviços de fibra ótica, os serviços da MEO Satélite e NOS Satélite continuam a ser requisitados pelos consumidores. Especialmente em zonas mais remotas, ainda sem rede de fibra.

Como está a cobertura 4G e 5G em Portugal?

Existiu um desenvolvimento mais rápido da cobertura móvel (especialmente das redes 4G e 5G) do que da cobertura na rede fixa: em fibra, ADSL ou satélite.

A cobertura da rede 4G é mais elevada nas zonas urbanas (nas grandes cidades, como Lisboa e Porto) do que nas zonas rurais (aldeias e vilas nos arredores das cidades).

  • Factores que influenciam a cobertura 4G e 3G em Portugal
  • Distância que existe entre o seu smartphone e a antena mais próxima
  • Obstáculos entre a antena e o smartphone
  • Zona de residência: cidades com mais pessoas têm um maior nível de cobertura móvel

Neste momento, o local de residência é provavelmente o maior influenciador da cobertura móvel. Neste momento, existem diferentes tipos de rede móvel no nosso país.

  • Características das redes 3G, 4G e 5G
  • Rede 3G: é um dos tipos de rede mais utilizada em Portugal e é através desta rede que o utilizador pode realizar chamadas e SMS, navegar na Internet sem interrupções, descarregar aplicações e ver vídeos online.
  • Rede 4G: não está instalada em todo o território português, mas aos poucos vai sendo expandida. A tecnologia 4G foi lançada em 2013 e oferece, atualmente, uma velocidade incrível para se conectar à Internet, dando a possibilidade de ver vídeos HD em streaming.
  • Rede 4G +: é um avanço da tecnologia 4G. Se viver numa zona com esta cobertura móvel poderá fazer download de documentos que chegam aos 400 Mb por segundos, graças à tecnologia LTE Advanced.
  • Rede 5G: é um avanço exponencial em relação à rede 4G, que vai proporcionar uma experiência de navegação muito melhor.

Internet Móvel Ilimitada: qual é a oferta das companhias?

Com as melhoria da cobertura 4G e os preparativos para o 5G, neste momento já existem inúmeros tarifários com dados móveis e comunicações ilimitadas.

O ano de 2019 vai ficar conhecido na história das telecomunicações em Portugal como o primeiro ano com internet móvel ilimitada vendida pelas companhias.

Bastou uma das operadoras lançar um tarifário com internet móvel ilimitada para que as restantes seguissem o exemplo. Veja a seleção de tarifários com internet móvel ilimitada escolhida pela nossa equipa.

Tarifário NOS Sem Limites Max
CHAMADAS
Chamadas Ilimitadas
SMS
DADOS MÓVEIS
Ilimitados
Até 1GB Velocidade
PREÇO
49,99
por mês
FIDELIZAÇÃO: 24 meses de fidelização
CUSTO ATIVAÇÃO: 0€
EXTRAS: Mensalidade Promocional 44,99€ nos primeiros 3 meses
Tarifário Vodafone Red Infinity
CHAMADAS
Chamadas Ilimitadas
Min/SMS
DADOS MÓVEIS
Dados Ilimitados
 
PREÇO
39,90
por mês
FIDELIZAÇÃO: 24 meses de fidelização
Outros números: Pode adicionar até 3 números ao tarifário
EXTRAS: 3 meses de oferta de HBO Portugal para o 1º número

Apesar da WTF, Moche e Yorn não terem tarifários com internet móvel ilimitada, os volumes que vendem aos clientes são elevados e, na realidade, muitos nem se preocupam com os dados móveis gastos por mês.

Por norma, cada consumidor só pode gastar cerca de 20 GB para estas apps. Caso gaste este plafond terá de adicionar aditivos de internet móvel para continuar a navegar.

Se lhe resta alguma dúvida sobre a cobertura de fibra ou em outro tipo de rede, entre em contacto com a nossa equipa de especialistas. Teremos todo o gosto em esclarecer as suas dúvidas.

Mais Informações

Perguntas Frequentes a Cobertura de Fibra e Internet

🏠 Como posso fazer o teste de cobertura na minha morada?

Contacte-nos e indique-nos a sua morada para lhe indicarmos o nível de cobertura na sua casa. Somos um comparador de pacotes e tarifários e, por isso, apresentamos-lhe as melhores oferta de acordo com o resultado do teste de cobertura.

🤔 Posso pedir um teste de cobertura para uma operadora em específico?

Pode saber o resultado do teste de cobertura da NOS, da NOWO, da MEO ou Vodafone junto da nossa equipa. Só precisamos da sua morada completa para saber se tem fibra, ADSL ou satélite.

📡 Se não tenho cobertura de fibra em casa, que outras opções tenho?

Se fez o teste de cobertura de fibra à sua morada e o resultado é negativo, então dispõe de outros tipos de rede a que pode aderir: ADSL, satélite, 4G (em casa) ou mesmo WIMAX.

⏳ Quando chegará a fibra à minha casa?

A cobertura de fibra ainda não chega a todas as casas em Portugal. Apesar de ser uma rede que está em pleno desenvolvimento, ainda há muito por fazer. Teste a sua cobertura em cada trimestre e, assim, saberá quando tem fibra em casa.