Os 3 tipos de rede e os melhores pacotes do mercado
Quais são os tipos de conexão disponíveis para aceder à Internet? Damos-lhe a conhecer todas as informações, de acordo com o dispositivo tecnológico utilizado, sobre fibra ótica, ADSL e satélite. Saiba também mais sobre o teste de cobertura e os pacotes disponíveis no mercado.
Quais são os tipos de conexão disponíveis?
O dispositivo com o qual estabelece ligação à internet e o tipo de rede disponível na sua zona de residência são alguns pontos essenciais para a analisar a qualidade do serviço da internet fixa que contratou.
Os tipos de conexão são distintos se realizar a ligação por Wi-Fi, por cabo ou dados móveis. A velocidade de internet para cada um destes tipos de conexão são muitos diferentes.
Se começarmos por analisar a conexão à internet através de dados móveis, o fator que indica a qualidade do serviço é a cobertura 3G (terceira geração) ou 4G (quarta geração) do lugar em que se encontra.
Atualmente já estão a ser dados os primeiros passos para a cobertura 5G (quinta geração) ser uma realidade nas zonas geográficas de Portugal. Por isso, será possível disponibilizar internet móvel com mais qualidade e velocidade aos consumidores portugueses.
Num outro ponto, se quiser analisar o desempenho dos serviços fixos (internet e TV) vai depender da rede escolhida para o funcionamento do serviços: fibra óptica, ADSL ou satélite.
Este tipo de conexões têm a vantagem de serem mais estáveis e mais rápidas. São indicados para os consumidores que passam muito tempo na internet por motivos de lazer ou profissionais. Por exemplo, com um serviço de internet de fibra terá mais qualidade no serviço de televisão: HD, 4K ou superior.
Vamos dar-lhe a conhecer os detalhes sobre cada tipo de rede disponivel para serviços fixos.
O que devo saber sobre a fibra óptica?
A fibra óptica é um cabo extremamente fino, transparente e feito de vidro que chega ao interior da residência do cliente para as conexões de telecomunicações. A condução das imagens, luz e impulsos codificados é realizada com um elevado rendimento: chega diretamente (ou quase) à residência do consumidor, com uma velocidade elevada.
Existem diferentes tipos de conexão na fibra óptica: se for utilizada a tecnologia FTTH, o sinal de fibra chega diretamente à casa dos clientes e não passa por nenhum equipamento intermédio.
Mas existem muitas outros tipos de conexão de fibra, como é o caso da FTTN (Fiber To The Node). Com este tipo de tecnologia, o sinal de fibra chega até a uma caixa, situada na rua, e segue para o edifício através de um cabo coaxial com uma distância até 300 metros. Nestes casos, a velocidade de internet será relativamente menor.
A tecnologia FTTH é a mais recente dentro dos diferentes tipos de conexão de fibra óptica e fornece um sinal com menos interferência e mais velocidade.
De acordo com um estudo da Wik Consult, publicado no website da MEO, comprovou-se que os utilizadores suecos e holandeses com fibra instalada através de FTTH são, em média, 11% mais ativos quando estão online. Ouvem mais música, assistem a mais conteúdos televisivos e interagem mais nas redes sociais.
A principal razão? Poucas ou nenhumas interferências na ligação de fibra e uma velocidade superior a qualquer uma das outras redes durante a navegação na internet.
O que devo saber sobre a tecnologia ADSL?
ADSL, que significa Asymmetric Digital Subscriber Line (Linha Digital Assimétrica para Assinante), é um tipo de tecnologia que utiliza a linha telefónica para conectar-se às telecomunicações.
É o cabo ADSL que realiza a transmissão de dados a alta velocidade. A novidade neste tipo de tecnologia, na época de lançamento, foi a possibilidade de utilizar o telefone fixo para realizar chamadas enquanto navega na Internet.
O principal ponto positivo da ADSL é que tem um custo baixo e uma alta velocidade de transmissão de dados. Com esta tecnologia, a linha telefónica fica dividida em três canais digitais: um para voz, para download e para upload.
Pode consultar todos os detalhes sobre a cobertura de ADSL para saber se pode contratar serviços de telecomunicações através desta rede.
Sabe como é realizada a conexão por satélite?
O satélite é uma tecnologia que também pode ser conhecida por wireless e é muito utilizada para os serviços de telecomunicações em Portugal. Os sinais são emitidos por um satélite de comunicações que se encontra no espaço.
Uma antena parabólica, instalada na casa do cliente, recebe os sinais e possibilita a elaboração da conexão. Existe uma cobertura de satélite a quase 100% e essa é uma das maiores vantagens da tecnologia de satélite, que lhe permite que consumidores em zonas mais remotas consigam contratar Tv, Net e Voz.
Só duas operadoras é que possibilitam a conexão por satélite: a NOS e a MEO. Mas estão a aparecer companhias que fornecem o serviço de internet por satélite, como a Starlink e a SkyDSL.
Aconselhamos a realizar o teste de cobertura de satélite para saber se os pacotes neste tipo de tecnologia são possíveis de serem instalados na sua residência.
Teste de cobertura: saiba quais os tipos de rede a que pode aderir
Fazer um teste de cobertura é a primeira ação realizada pelos nossos especialistas, após dar a conhecer as suas necessidades para contratar Tv, Net e Voz.
Só necessita de fornecer o seu código postal da sua morada completa para sabermos quais os pacotes a que se pode aderir. Se o teste de cobertura de fibra for positiva, então terá à sua disposição mais pacotes com preços competitivos e serviços de qualidade.
A nossa equipa dá-lhe a conhecer, no final do teste, os tipos de rede disponíveis na sua zona de residência. Com esta informação ficará a conhecer a oferta que pode contratar sem problemas.
Qual a rede disponível na minha zona de residência?
Depois de fazer o teste de cobertura para saber o tipo de rede que passa na sua casa, pode ter internet fixa mais barata graças à Tarifa Social de Internet.
Quais são as operadoras de telecomunicações em Portugal?
O mercado de telecomunicações em Portugal desenvolveu-se em torno de quatro companhias principais: a NOS, a NOWO, a MEO e Vodafone.
A operadora que possui mais tipos de ligação à internet é a MEO. É a única companhia que disponibiliza os três tipos de rede, enquanto que a NOWO só fornece fibra óptica.
Pode ver clicar em cada uma das hiperligações para conhecer, ao detalhe, cada uma das companhias de telecomunicações em Portugal.
Existem ainda companhias que disponibilizam tarifários sub-25, destinados a consumidores que com menos de 25 anos. Disponibilizam não só um elevado volume de chamadas e SMS, mas também dados móveis para estarem constantemente ligados à internet.
Saiba qual a melhor operadora de telecomunicações para si
Quais são os pacotes disponíveis no mercado?
A fusão de vários serviços num só pacote, de forma a poupar todos os meses na fatura de telecomunicações, é já uma prática comum entre as companhias de telecomunicações.
A venda de pacotes de serviços é resultado dos novos hábitos de consumo dos clientes de telecomunicações, que necessitam de estar constantemente ligados à internet e realizar um elevado número de chamadas ou enviar mensagens (SMS).
Aconselhamos a que analise, em primeiro lugar, as suas necessidades diárias: passa muitas horas seguidas a navegar em websites? A jogar online com os seus amigos? A ver as suas séries favoritas na Netflix?
Tenha em conta esta análise, realize o teste de cobertura para saber os tipos de conexão que tem em casa e escolha entre os melhores pacotes disponíveis:
Este pacote inclui uma fidelização de 24 meses.
Este pacote inclui NOS Studios e um desconto de 3€ durante 24 meses. Fidelização de 24 meses.
Este pacote inclui um desconto de 3€ durante 24 meses. Fidelização de 24 meses.
Se possui já uma ligação de internet em casa, de um dos tipos de rede referidos ao longo do artigo, pode fazer um speedtest, deixar o seu número para entrarmos em contacto consigo ou pode conferir a qual a melhor internet fixa em Portugal: