Apple TV: conheça os modelos, a app e os novos pacotes com a NOS

Apple TV
Conheça os diferentes equipamentos da Apple TV, a app e o serviço de streaming Apple TV +

Conheça a Apple TV, a box de TV que pode ligar à sua televisão, a app Apple TV e o serviço de streaming Apple TV + para ter a máxima experiência de entretenimento na sua casa.


Apple TV: o que é quais as funcionalidades

O que é a Apple TV? A Apple TV é uma box que pode ser ligada à televisão por um cabo HDMI para reproduzir conteúdos de áudio e vídeo. É uma "central de entretenimento" e, com este aparelho, todos os equipamentos da Apple ficam também ligados à televisão demas sua casa.

A Apple TV surgiu antes da massificação das smart TVs nas nossas casas, no ano de 2007. É um micro aparelho desenvolvido pela Apple que recebe os dados digitais de outros aparelhos, também com sistema iOS (da Apple), para reproduzir conteúdos de som, vídeo e mesmo videojogos no ecrã da televisão.

Dito de forma muito simples, a Apple TV liga-se por um cabo HDMI a uma televisão para ver conteúdos que antes só via no iPhone ou no Mac, por exemplo. Este aparelho da Apple é ideal para os consumidores que só têm dispositivos da Apple, uma vez que ficam todos interligados.

E o que pode fazer com a Apple TV? Pode ver vídeos do Youtube ou de outra app, como Vimeo, ouvir música da Apple Music, ver canais de televisão, alugar filmes, entre tantas outras funcionalidades.

Funcionalidades da Apple TV
 Características da Apple TV
Acesso (quase automático) às séries e filmes da Apple TV +. Só precisa de subscrever este serviço de streaming da Apple para começar a ver o conteúdo na TV da Apple e, na compra de um equipamento Apple, tem direito a 1 ano gratuito deste serviço de streaming.
Ver conteúdo na própria Apple TV, já que o equipamento tem as suas próprias apps instaladas: como a Netflix, Redbull TV, Vevo, entre tantas outras.
Com a funcionalidade Air Play pode partilhar o ecrã do seu iPhone, iPad ou Mac para ver na televisão. Os conteúdos de todos os aparelhos da Apple podem, por isso, ser exibidos na TV.
Tem acesso a documentos e informações guardadas no iCloud na Apple TV e a outras apps como o iMovie Theater.

Podemos dizer que a Apple TV está para a Apple como o Chromecast está para a Google. Qualquer um destes aparelhos transforma qualquer televisão numa smart TV, num centro de entretenimento puro.

Existem vários modelos de Apple TV, como lhe vamos mostrar nos próximos capítulos, para televisões com definição HD e 4K.

Conheça todos os modelos da Apple TV

Desde o lançamento do primeiro modelo da Apple TV, em 2007, que diferentes modelos da Apple TV foram lançados no mercado. Com o lançamento da app Apple TV, muitas pessoas deixaram de comprar o aparelho Apple TV.

Mas ainda falta muito para que todas as casas tenham smart TV e, por isso, há muitos consumidores que continuam a precisar de uma Apple TV para ter acesso a todo o tipo de conteúdos para ver e ouvir em streaming.

 
Modelos de Apple TV
Características
modelo 1 da apple tv
Apple TV 1 (1.ª geração)
  • Ano de Lançamento: 2007
  • Capacidade: 40 ou 160 Gb
  • Número de Modelo: A1218
  • Comando Apple Remote (branco)
  • HDMI e vídeo por componentes (480p ou 720p)
modelo 2 da apple tv
Apple TV 2 (2.ª geração)
  • Ano de Lançamento: 2010
  • Número de Modelo: A1378
  • Comando Apple Remote (alumínio)
  • HDMI (720p)
modelo 3 da apple tv
Apple TV 3 (3.ª geração)
  • Ano de Lançamento: 2012
  • Número de Modelo: A1427 ou A1469 para Rev A
  • Comando Apple Remote (alumínio)
  • HDMI (720p ou 1080p)
modelo 4 da apple tv
Apple TV 4 (4.ª geração)
  • Ano de Lançamento: 2015
  • Capacidade: 32 ou 64 Gb
  • Número de Modelo: A1842
  • Apple TV Remote ou Siri Remote
  • HDMI 1.4 (720p ou 1080p)
apple tv 4k
Apple TV 4K
  • Ano de Lançamento: 2017
  • Capacidade: 32 ou 64 Gb
  • Número de Modelo: A1842
  • Apple TV Remote ou Siri Remote
  • HDMI 2.0a (2160p, Dolby Vision e HDR10)

Como pode ver, os modelos da Apple TV à venda no mercado não diferem muito. Para conseguir ver o modelo da sua Apple TV, tem de seguir alguns passos no menu do seu equipamento, como lhe mostramos.

  • Como ver o modelo da Apple TV
  • No menu da Apple TV seleccione Definições > Geral
  • Clique em Informações para ver o modelo do seu equipamento
  • Pode verificar o modelo da Apple TV na parte inferior do equipamento
  • Pode ver também a embalagem da Apple TV

A grande vantagem da Apple TV é a compatibilidade com quase todos os modelos de TV, com ligação feita através do cabo HDMI: Hitachi, JVC, LG, Mitsubishi, NEC, Panasonic, Philips, Samsung, Sony, entre tantas outras marcas de TV.

Se tem dúvidas sobre a Apple TV pode entrar em contacto com um dos nossos técnicos. Estamos ao seu dispor para responder a todas as questões sobre o equipamento ou sobre o melhor pacote de telecomunicações para melhorar a sua experiência.

Apple TV 4K: conheça as funcionalidades adicionais

Qual é a diferença da Apple TV 4K? Relativamente a todos os outros modelos, a Apple TV 4K é a única que está preparada para transmitir conteúdos televisivos em definição 4K. Tem também um processador A10X e, por isso, é o modelo da Apple TV com o desempenho mais rápido de sempre.

A grande vantagem da Apple TV 4K é a transmissão dos conteúdos de vídeo em definição 4K: a melhor do mercado e mais avançada do que a definição HD. Os vídeos, séries ou filmes online são transmitidos com uma definição realista e detalhada.

Ao comprar a Apple TV 4K vem incluído o aparelho, o comando remoto (Apple TV Remote), o cabo de alimentação e também o cabo Lightning para USB. O equipamento que precisa de comprar à parte é um cabo HDMI para streaming em HD ou um cabo HDMI compatível com Dolby Vision para streaming em 4K.

Não se esqueça de que é preciso ter um bom serviço de internet sem fios para não ter problemas com a sua Apple TV 4K ou qualquer outro modelo da Apple TV.

De resto nada muda nas restantes funcionalidades da Apple TV 4K, se comparar com os restantes modelos da Apple TV.

Com a chegada massiva das smart TV ao mercado, com funcionalidades mais acessíveis e os preços mais baixos, a Apple começou a dirigir também a sua atenção para a app Apple TV.

Trata-se de um serviço totalmente distinto do equipamento Apple TV, como lhe vamos mostrar no próximo capítulo.

App Apple TV

Em que se difere a app Apple TV? Ligar o aparelho Apple TV a uma televisão com um cabo HDMI torna-a quase como uma smart TV. Se já tem uma smart TV, então só tem de descarregar a app Apple TV e não precisa da box. Deve consultar os dispositivos compatíveis com a app Apple TV antes de comprar a smart TV.

A verdade é que as funcionalidades da app Apple TV são quase idênticas ao equipamento Apple TV. Só tem de descarregar a aplicação para a sua smart TV para começar a usá-la.

O que tem de fazer antes de começar a usar a app Apple TV? Deve inicar sessão com o seu ID da Apple para começar a ver os conteúdos da app Apple TV.

A primeira utilização da app Apple TV necessita de uma configuração e, por isso, deve consultar todos os passos no website oficial da Apple.

Mas o que pode ver na app Apple TV? É quase idêntico ao equipamento da Apple TV e, por isso, coloca os serviços de streaming e canais de TV à disposição das pessoas.

O que posso fazer com a app Apple TV
 Características da app Apple TV
Pode aceder a programas de TV e canais televisivos de forma gratuita na app Apple TV, desde que seja um produto da Apple ou exista uma parceria.
Ver conteúdo de outros serviços de streaming na Apple TV, como a Netflix, Redbull TV, Vevo, entre tantas outras.
Com a funcionalidade Air Play pode partilhar o ecrã do seu iPhone, iPad ou Mac para ver na televisão. Os conteúdos de todos os aparelhos da Apple podem, por isso, ser transmitidos na TV.
Acesso a documentos e informações guardadas no iCloud na Apple TV. Acesso a outras apps como o iMovie Theater.

A app Apple TV junta todos os serviços de TV por streaming: é equivalente a um centro de entretenimento e só precisa de ter outras aplicações descarregadas na sua smart TV.

Para além das séries e filmes da Apple TV Plus, por exemplo, a app Apple TV faz-lhe todo o tipo de sugestões - séries da HBO, da Netflix ou filmes de todas as plataformas - e faz-lhe a redirecção para a plataforma.

Se clicar numa série que está numa plataforma distinta da Apple (uma série exclusiva da Netflix ou da Amazon Prime Video), então é reencaminhado para a plataforma dentro da app Apple TV.

Apple TV ou App Apple TV: quais são as diferenças?

A app Apple TV e a box de televisão Apple TV são quase idênticas na maioria das funcionalidades, uma vez que dão acesso a inúmeros canais e apps de entretenimento, mas há alguns detalhes que as distinguem.

A principal diferença entre a Apple TV e a app Apple TV prende-se no facto da box Apple TV ser exclusivamente para uma experiência televisiva e a app Apple TV esteja pensada para levar a experiência de televisão da Apple para qualquer dispositivo.

Apple TV (box)

✅ Box de TV que se liga à televisão

✅ Funciona com um cabo de rede (recomendado) ou por Wi-fi

✅ Qualidade de imagem em 4K e som Dolby Atmos *

✅ Acesso a inúmeros canais, apps de streaming e à Apple TV Plus

❌ Não é possível ligar a Apple TV a outros dispositivos (PC, computadores, etc.)

App Apple TV

✅ App de TV que pode ser descarregada para dezenas de equipamentos (iPhone, iPad, iPod Touch, etc.)

✅ Desempenho de acordo com a ligação de internet fixa

✅ Qualidade de imagem dependente do seu equipamento (TV, PC ou telemóvel)

❌ Na maioria das vezes não transmite com todo o potencial de imagem e som

* A sua TV deve ter as características adequadas para transmitir a imagem em HD e som Dolby Atmos.

Não se deve esquecer que a box Apple TV é para os verdadeiros apreciadores do cinema em casa, das pessoas que gostam de ver os filmes e séries mais conhecidos no conforto de casa e no ecrã da televisão.

A app Apple TV traz todas as funcionalidades da box de televisão para qualquer ecrã: desde o Mac, o iPhone e todos os outros dispositivos do sistema iOS. Esta app pode ser vista também em computadores com sistema Windows ou em aparelhos Microsoft Surface.

  • Dispositivos compatíveis com a app Apple TV
  • iPhone, iPad e iPod Touch
  • Mac
  • Apple TV e outras Smart TV
  • Dispositivos Roku, Fire TV da Amazon
  • PC Windows ou Microsoft Surface

Pacotes NOS com Apple TV

A Apple TV pode ser agora a box de TV de um pacote NOS Pode agora colocar a box Apple TV dentro do seu pacote da NOS, com 3 ou mais serviços. Por apenas mais 4,99€/mês (a somar à mensalidade do pacote) pode ter a experiência de TV da NOS e da Apple num único aparelho.

A parceria estabelecida entre a NOS e a Apple deu frutos em julho de 2020: momento em que foi anunciada a opção dos clientes da NOS colocarem a Apple TV como a primeira box de televisão, substituindo o aparelho (UMA, Iris ou outra) que têm em casa.

Para além das milhares de apps disponíveis (tem de ter um ID na Apple para fazer os downloads), que pode descarregar na App Store, os clientes da NOS têm o serviço de televisão da NOS disponível na box da Apple TV.

Os atuais clientes da NOS podem fazer a substituição da box atual pela Apple TV, sempre com atenção à soma de 4,99€/mês. Os novos clientes podem aderir a um dos seguintes pacotes NOS com a Apple TV.

Pacotes NOS com Apple TV
Pacote Preço (€/mês) Fidelização Canais incluídos
TV (com Apple TV), Net (200 Mb), Voz 39,98 €/mês 24 meses 100 canais de TV
TV (com Apple TV), Net (500 Mb), Voz 41,98 €/mês 24 meses 120 canais de TV
TV (com Apple TV), Net (500 Mb), Voz, Móvel (2 Gb) 59,98 €/mês 24 meses 120 canais de TV

Mas há mais opções válidas: para qualquer pacote da NOS Fibra (com tecnologia FTTH) é possível colocar a box Apple TV como a primeira box de televisão.

A definição 4K HDR e o som Dolby Atmos da box Apple TV vão proporcionar uma experiência quase igual à das salas de cinema da NOS no conforto da sua casa.

Se escolher por um destes pacote da NOS com Apple TV terá uma conta gratuita na Apple + totalmente gratuita durante 12 meses, conseguindo ver as séries e filmes originais da Apple sem se preocupar com a mensalidade.

Se tem interesse em ter a Apple TV e um pacote da NOS pode entrar em contacto com a nossa equipa de telecomunicações. Tratamos de todos os passos da contratação do serviço por si, sem ter de se preocupar.

Conheça a Apple TV +, o serviço de streaming da Apple TV

O que é a Apple TV +? O mercado da TV por streaming nunca esteve tão concorrido e, por isso, a Apple também lançou o seu próprio serviço: a Apple TV Plus. É um catálogo de séries, filmes e outros conteúdos que pode ver na Apple TV.

O serviço de streaming da Apple TV Plus (conhecido também como Apple TV +) incluí títulos originais da Apple no catálogo de séries e filmes. Apesar do catálogo ainda não ser tão completo e diversificado como o da concorrência, há já algumas séries que estão a dar que falar.

apple tv plus

Algumas das séries oiginais da Apple TV + que estão a dar que falar são Morning Show e a mais recente Defending Jacob. Há parcerias ja estão acordadas com grandes personalidades, como Oprah Winfrey e Reese Witherspoon.

Para conseguir ver os conteúdos da Apple TV + na app Apple TV ou no próprio aparelho, deve fazer a subscrição do serviço de streaming. O preço é idêntico ao da HBO Portugal, mas não tem tantos conteúdos como a Netflix por exemplo.

Preço da Apple TV + em Portugal
Companhia Serviço Precio (€/mes) Condições
Apple Apple TV + 4,99 €/mês 7 dias gratuitos

Uma única conta da Apple TV + dá a possibilidade de 6 pessoas, em simultâneo, verem os conteúdos da plataforma. Recomendamos a leitura do nosso artigo sobre a plataforma ou o contacto com a nossa equipa, em caso de dúvida, para esclarecer as suas dúvidas.

Quero esclarecer dúvidas sobre a Apple TV +

Quero saber mais sobre o serviço de streaming da Apple: a Apple TV Plus.

Quero conhecer a Apple TV +

Veja o nosso artigo sobre o serviço de TV por streaming da Apple, com séries originais e filmes.

Apple ID: porque é tão importante para a compra da Apple TV?

O que é a Apple ID? A Apple ID é a sua identificação de cliente da Apple. Deve fazer, em primeiro lugar, o seu registo antes de comprar um equipamento na loja online da Mac para ter acesso a dezenas de funcionalidades.

Como em qualquer operadora de telecomunicações ou loja online, cada pessoa tem o seu próprio ID de forma a estar identificado sempre que faz uma compra. O ID da Apple serve para identificar um cliente sempre que compra um equipamento na loja online da Apple ou para aceder a funcionalidades de um equipamento da Apple (iPhone, iPad, Mac, etc.)

Mas quais são as funcionalidades da Apple ID? Não serve só para identificar as suas compras na loja online ou para verificar o estado de entrega, como lhe vamos mostrar.

  • Funções da Apple ID
  • Localizar, modificar ou cancelar uma encomenda (de uma Apple TV, por exemplo)
  • Fazer devoluções de uma encomenda da loja online da Apple
  • Verificar o saldo de um cartão oferta da Apple
  • Gerir as informações de ID da Apple: contactos para envio de informação, por exemplo

A forma mais segura de comprar uma Apple TV é através da loja online da Apple, uma vez que poderá sempre localizar a sua encomenda.

Para além disso, o ID da Apple criado será sempre o que vai usar para comprar apps ou outro tipo de conteúdo para usar na sua Apple TV: seja jogos online, serviços de streaming, etc.

Atualizado em
211 451 227
Ligamos-lhe Grátis