Dados Móveis: condições, os preços e internet móvel 5G em Portugal

dados moveis

Os dados móveis permitem que aceda à internet no seu telemóvel, sem qualquer ligação por Wi-Fi. Conheça os melhores tarifários e pacotes para ter internet móvel e, em breve, internet 5G.


Melhores Tarifários de Telemóvel com Internet Móvel

Quer saber qual é o melhor tarifário com internet móvel?Comparamos, gratuitamente, as ofertas do mercado.
Chamada Gratuita

internet movel

A cobertura 5G está a chegar a Portugal e, entre outras coisas, irá permitir uma melhor velocidade de internet móvel, até 10x superior à velocidade da rede 4G (atualmente disponível na maior parte do território português).

Já existem tarifários com internet móvel ilimitada disponíveis no mercado (veja neste artigo quais os tarifários 5G).

No entanto, os preços de mensalidade destes tarifários com internet móvel ilimitada estão ao nível dos preços de um pacote TV, Net e Voz.

Uma vez que a internet móvel 5G ainda não está disponível em Portugal, avalie as suas necessidades para perceber se necessita mesmo de uma internet móvel ilimitada ou se um alto plafond de dados móveis será suficiente.

As atividades que consomem mais dados móveis são aquelas que envolvem maior transferência de dados (seja download ou upload).

As aplicações de video em streaming ou de música online são aquelas que consomem um maior volume de dados móveis.

Isto acontece porque as aplicações necessitam de estar constantemente a fazer download de conteúdo que lhe é mostrado nesse mesmo instante e é assim que consegue ouvir músicas ou ver filmes online através da internet móvel.

Se houver alguma falha na internet móvel (mesmo que seja momentânea), o mais provável é que a música ou vídeo a que está a assistir parem por um momento (porque houve uma "quebra" na ligação de internet móvel).

Se é um consumidor que faz um grande uso deste tipo de apps e tem sempre a internet móvel ligada, poderá ver também neste artigo algumas dicas para poupar dados móveis.

Na lista seguinte mostramos-lhe algumas das aplicações móveis que consomem mais internet móvel.

Estas são algumas das aplicações que consomem mais dados móveis.

Se utiliza estas apps com frequência deverá ter um tarifário com elevado plafond de dados móveis para garantir que nunca fica sem internet.

Alguns tarifários fixos e móveis já incluem dados móveis grátis para navegar em algumas destas apps.

Se for cliente do serviço fixo com telemóvel das operadoras MEO, NOS ou Vodafone tem um plafond de dados móveis grátis para utilizar nas apps de TV Online (MEO GO, App NOS TV e Vodafone TV, respetivamente).

Os tarifários para jovens Yorn, WTF e Moche também incluem tráfego de dados móveis gratuito nalgumas das aplicações acima referidas.

Estes tarifários têm tráfego de internet móvel grátis num grande número de aplicações móveis. No entanto, têm a particularidade de só permitirem adesões por jovens com menos de 25 anos.

Quem adere muito a estes tarifários são os estudantes, uma vez que é uma opção mais barata, com vantagens exclusivas, descontos em cinemas (é o caso dos cinemas NOS) e aplicações que não gastam dados móveis.

Para os restantes casos, deverá aderir a um tarifário móvel com um bom plafond de internet móvel para conseguir aceder a todas as aplicações móveis, sem preocupações.

De seguida mostramos-lhe os melhores tarifários móveis, em relação qualidade-preço, com internet móvel para utilizar as suas aplicações em qualquer lugar.

Tarifário Pós-Pago da NOWO
DADOS MÓVEIS
4GB
 
MINUTOS
4.000
SMS
PREÇO
20,00
por mês
FIDELIZAÇÃO: 24 meses de fidelização
UPGRADE: Sempre que precisar
EXTRAS: Oferta da 1.ª mensalidade
Tarifário Pós-Pago NOS "À Medida"
DADOS MÓVEIS
5GB
 
MINUTOS
7.000
SMS
PREÇO
25,00
por mês
FIDELIZAÇÃO: 24 meses de fidelização
UPGRADE: Sempre que precisar
EXTRAS: Roaming para a União Europeia

O plafond de internet móvel NOS e da NOWO é adequada auma utilização moderada ou intensiva de dados móveis no seu smartphone.

Para mais informações sobre estes e outros tarifários para telemóvel com dados móveis, temos uma equipa de telecomunicações disponível para o ajudar, gratuitamente.

Quais os melhores pacotes fixos com dados móveis?

Para quem prefere ter todos os serviços numa única fatura, os pacotes fixos com telemóvel são uma boa opção, e pode ter dados móveis no smartphone.

Para além de ter os serviços de TV, Net e Voz, pode também adicionar o cartão de telemóvel com internet móvel e fica com todos os serviços agregados.

Normalmente os pacotes completos são também vantajosos do ponto de vista monetário, uma vez que os mesmos serviços contratados em separado ficariam a um preço mais caro (isto é válido também para os tarifários com internet móvel).

Veja alguns dos melhores pacotes fixos com telemóvel (e internet móvel) escolhidos pela nossa equipa.

NOS 4 - TV, Net, Voz e Móvel
VELOCIDADE
200Mb
FIBRA
DADOS MÓVEIS
5GB
7.000Min/SMS
PREÇO
57,99
por mês
FIDELIZAÇÃO: 24 meses de fidelização
TV: 180 Canais de TV (UMA TV 4K)
EXTRAS: Desconto nos NOS Cinemas
TV, Net, Voz e Móvel da NOWO
VELOCIDADE
120Mbps
FIBRA
DADOS MÓVEIS
2GB
2.000 Min/SMS
PREÇO
36,50
por mês
FIDELIZAÇÃO: 24 meses de fidelização
TV: 140 Canais (com NOWO Box)
EXTRAS: Oferta da App NOWO TV

Estas são as melhores ofertas de pacotes que incluem telemóvel com internet móvel.

O pacote NOS tem um maior plafond de dados móveis, mas o pacote NOWO é mais barato.

O plafond de dados móveis destes pacotes está longe de ser ilimitado. No entanto, para uma utilização regular e moderada da internet no telemóvel será suficiente.

Para utilizadores moderados da internet no telemóvel, associar o telemóvel num pacote de serviço fixo será mais vantajoso.

Mas se faz uma utilização mais intensiva da internet móvel, um tarifário com dados móveis ilimitados poderá ser a melhor opção.

Em qualquer dos casos, quer opte por um tarifário ilimitado ou por um pacote de serviços, podemos ajudá-lo a fazer a adesão.

Ficou com alguma dúvida sobre os pacotes com telemóvel? Quer contratar, mas acha que o pacote com dados móveis não será suficiente?

A nossa equipa de telecomunicações está disponível 7 dias por semana para o ajudar a tomar a melhor decisão e a escolher o melhor tarifário com internet móvel para as suas necessidades.

Aderir Internet Móvel

Como ter Internet Móvel 5G no smartphone?

internet movel 5g

A internet 5G ainda não é uma realidade para os portugueses mas, a cada dia, está um passo mais próxima.

As companhias de telecomunicações já se estão a preparar para essa realidade e já começam a surgir os primeiros smartphones e tarifários preparados para a rede 5G em Portugal.

Os primeiros smartphones 5G estarão preparados para receber velocidades máximas de 1,4GB.

Assim que a rede 5G esteja amplamente implementada, irão surgir no mercado mais marcas e diversidade de smartphones preparados para a internet móvel 5G.

O mesmo acontece com os planos de telemóvel com dados móveis.

A NOS e a Vodafone são as pioneiras nos tarifários 5G em Portugal, com os quais poderá usufruir de velocidades de internet móvel muito superiores às atuais.

Comparativamente à rede 4G (a rede atualmente disponível na maior parte do país), a internet móvel 5G irá proporcionar uma melhor experiência de utilização, com velocidades até 10x superior ao 4G.

Na prática, com a internet móvel 5G poderá ter uma experiência de utilização de dados "instantânea", suportando vídeos em qualidade 4K no smartphone sem falhas ou uma experiência de gaming similar à de uma rede fixa.

Os tarifários 5G foram pensados e criados para a utilização do futuro: chamadas ilimitadas, SMS ilimitadas e, sobretudo, internet móvel ilimitada, para que possa tirar o máximo partido da rede 5G.

Os planos ilimitados 5G da NOS e da Vodafone conseguem suportar uma velocidade de internet móvel até 1GB.

De seguida mostramos-lhe os primeiros tarifários 5G do mercado português, preparados para as melhores velocidades de internet móvel possíveis.

NOS Sem Limites
VELOCIDADE
Até 1GB
 
DADOS MÓVEIS
Ilimitados
MIN/SMS
PREÇO
44,99
por mês
FIDELIZAÇÃO: 24 meses de fidelização
NÚMEROS ADICIONAIS: Pode adicionar cartões por 34,99€/cada
EXTRAS: Oferta 24 meses NOS Safe Net
Vodafone Red Infinity Giga
VELOCIDADE
Até 1 Gb
 
DADOS MÓVEIS
Ilimitados
Min./SMS
PREÇO
49,90
por mês
FIDELIZAÇÃO: 24 meses de fidelização
Números Adicionais: Pode adicionar cartões por 34,90€/cada
EXTRAS: Oferta 24 meses de Secure Net

Com estes tarifários poderá tirar o melhor partido da internet móvel 5G, que está cada dia mais próxima de ser uma realidade.

Acreditamos que, em pouco tempo, vão surgir tarifários da MEO 5G ainda melhores e mesmo da NOWO. Os serviços de telecomunicações mudam tão rapidamente que é provável que o próximo ano (2020) seja revolucionário para a rede 5G.

Para saber mais sobre os tarifários com internet móvel 5G e como ter a melhor velocidade de internet móvel entre em contacto com a nossa equipa de telecomunicações.

Quero ter Internet Móvel 5G

Quais as vantagens de ter um tarifário com internet móvel?

vantagens internet movel

Ao contratar telemóvel, além de ter um volume de chamadas e SMS incluídas no tarifário, também tem internet móvel para navegar nos seus websites favoritos ou usar nas apps instalados no smartphone.

A internet móvel (também conhecida como dados móveis) permite ao cliente aceder à internet fora de casa, sem necessitar de ligação a uma rede Wi-Fi.

Os dados móveis são medidos por MB (megabytes) ou GB (gigabytes). Quanto maior for o número, maior a quantidade de internet móvel e mais rápido acontece o acesso à internet.

Porém, a sua utilização é limitada ao plafond contratado. Se necessitar de plafond adicional, deverá pagar por um aditivo de internet móvel ou por um plafond diário.

Por este motivo, ao escolher um tarifário móvel, tenha em atenção a sua utilização de dados móveis e escolha um plafond que corresponda às suas necessidades.

Escolha um plafond de internet móvel que vai de acordo às suas necessidades diárias para não pagar por um aditivo de dados móveis adicional todos os meses.

Neste momento quase todos os tarifários têm um determinado volume de chamadas e SMS incluídas, mas a realidade era distinta há 10 ou 15 anos. O mesmo aconteceu com o serviço de dados móveis.

Os tarifários incluiam plafonds muito baixos de internet móvel (100 MB, 200 MB, etc.), o que não permitia uma utilização muito intensiva.

Este plafond de internet móvel da MEO, Vodafone e NOS permitia aceder ao email e pouco mais.

Atualmente, os tarifários têm quantidades mais elevadas de dados móveis (1GB, 5GB, 10GB, etc.), chegando alguns deles a ter internet móvel ilimitada.

Os tarifários com elevados plafonds de dados móveis permitem-lhe ver televisão em streaming no seu smartphone, assistir aos jogos de futebol online, ver vídeos no Youtube ou ainda ver os seus filmes e séries preferidos na Netflix ou HBO Portugal.

A grande maioria do país, sobretudo a zona litoral, já se encontra coberta com rede 4G ou 4G+. Isto significa que poderá navegar na internet móvel e ver vídeos com boa qualidade.

Com um tarifário com internet móvel poderá ver Netflix ou HBO Portugal em streaming no seu smartphone, onde quer que esteja.

A internet móvel tem a grande vantagem de estar disponível em qualquer lugar e não precisa de estar ligado a uma rede Wi-Fi para conseguir aceder aos seus conteúdos favoritos on-demand.

A forma como navegamos na internet (seja por serviços de net fixa ou por dados móveis) muda à velocidade da luz.

Com a chegada da rede 5G ao nosso país em pouco tempo, os consumidores vão passar a ter internet móvel 5G.

Como poupar no consumo de dados móveis?

Vimos algumas das aplicações para telemóvel que consomem um elevado volume de dados móveis todos os meses.

Sabemos que, para quem utiliza a internet móvel com frequência, por vezes é difícil fazer com que o plafond de internet dure até ao final do mês.

Por esse motivo, apresentamos de seguida algumas dicas para poupar dados móveis.

  • Como poupar dados móveis:
  • Redes Wi-Fi: Utilize, sempre que possível, redes Wi-Fi (se for MEO e NOS, tem acesso às suas próprias comunidades gratuitas de Wi-Fi: NOS Wi-Fi e MEO Wi-Fi).
  • Atualizações automáticas: Desative as atualizações automáticas e a reprodução automática de vídeos (Facebook, Instagram, Twitter).
  • Mapas Offline: Prefira usar os mapas em modo offline e assim não necessita de ter uma ligação constante à internet.
  • Dados em Segundo Plano: Desative os dados de aplicações em segundo plano.
  • Youtube: Para ver vídeos no Youtube e gastar menos dados móveis, vá a "Definições" e ative a opção "Reproduzir HD só em Wi-Fi".
  • Spotify: No Spotify, se for utilizador premium poderá fazer o downloas das músicas e álbuns para ouvir em qualquer lugar, mesmo estando offline.
  • Netflix: Para poupar dados móveis na Netflix, vá às ‘Definições’ e depois à ‘Utilização de Dados Móveis’ e escolha a opção baixa ou média para qualidade de vídeo quando a ligação é feita através de dados móveis.

Se aplicou todas estas dicas e, ainda assim, esgotou o seu plafond de internet móvel poderá estar na altura de rever o seu tarifário e as suas necessidades.

Podemos ajudá-lo, gratuitamente, a rever o seu tarifário de internet móvel.

Tarifários Internet Móvel

Como partilhar dados móveis?

Existe a possibilidade de partilhar dados móveis entre dispositivos.

Imagine que tem um tarifário com dados móveis mas pretende aceder à internet a partir de um tablet.

O que poderá fazer neste caso é uma partilha de dados móveis para conseguir usar internet móvel no tablet.

Quase todos os smartphones atuais dispõem da funcionalidade que permite partilhar dados móveis.

Para partilhar dados móveis baste que ligue a opção de "partilha de internet/ponto de ancoragem" no seu telemóvel, partilhe a chave de acesso com o dispositivo ao qual pretende ceder internet móvel.

Durante a partilha, deverá manter os seus dados móveis ligados, o que irá resultar num acréscimo do consumo de bateria no seu telemóvel.

Para evitar que o seu telemóvel fique sem bateria, deixamos algumas dicas para quando estiver a partilhar dados móveis.

  • Como poupar bateria numa partilha de dados móveis:
  • Ligue os seus dispositivos à alimentação enquanto partilha dados móveis;
  • Desative as ligações via telemóvel quando já não necessitar;
  • Se o telemóvel conseguir desativar a zona Wi-Fi quando não existirem dispositivos ligados, ative essa definição;

Tenha em atenção que, ao partilhar dados móveis, a internet móvel consumida irá ser retirada do seu plafond contratado.

Assim, todos os cuidados a ter com o consumo de dados móveis no seu telemóvel, também se aplicam ao fazer partilha de internet.

Em condições normais, em que a partilha de dados móveis não ultrapasse o plafond contratado, a partilha de internet móvel não tem qualquer custo associado.

Como ter internet móvel ilimitada?

Atualmente já existem no mercado tarifários móveis com internet móvel ilimitada.

A Vodafone e a NOS já têm ofertas de tarifários com internet móvel ilimtada a pensar na aproximação da cobertura 5G.

Estes tarifários estão preparados para uma utilização da internet móvel ilimitada e para atingir velocidades de navegação até 1Gbps.

Para quem faz uma utilização muito intensiva da internet móvel, este tarifário pode ser a solução para deixar de pagar os extras de internet na sua fatura.

Veja neste link os tarifários com internet móvel ilimitada e fala a sua escolha.

Outra forma de conseguir ter internet móvel ilimitada é ligando-se a uma rede Wi-Fi.

Através de uma ligação Wi-Fi não precisa de se preocupar com os dados móveis gastos.

Ao ligar-se a uma rede Wi-Fi para ter internet móvel ilimitada, tenha apenas em atenção a origem da rede, sobretudo se for uma rede aberta e sem password.

Ainda que não tenha um plafond de internet móvel ilimitada, a maioria dos tarifários e pacotes fixos já têm um plafond de dados móveis considerável.

Já lhe mostrámos neste artigo alguns dos melhores tarifários e pacotes para aceder à internet móvel.

Se pretende saber mais sobre a internet móvel ou os melhores tarifários para ver filmes, futebol online e muito mais, fale connosco.

Temos uma equipa de telecomunicações para comparar os melhores tarifários de internet móvel gratuitamente.

Contratar Internet Móvel

Perguntas Frequentes sobre Internet Móvel

Posso ser taxado em dados móveis tendo o Wi-Fi ligado?

Sim. Mesmo que o canal de Wi-Fi esteja ativo, se os dados móveis também estiverem ligados, é possível que alguma funcionalidade no smartphone utilize o canal de dados móveis. Alguns equipamentos, têm também, uma opção que permite que seja usada uma ligação de dados móveis quando a ligação ou cobertura de Wi-Fi não seja suficiente. Verifique as definições do seu equipamento ou contacte-nos através do número 211 451 273.

Posso ter os dados móveis sempre ligados?

Tecnicamente, sim! No entanto existem vantagens e desvantagens associadas. Uma das vantagens de ter os dados móveis sempre ligados é o facto de estar sempre "online" e será sempre notificado em tempo real. A desvantagem é que, ter os dados móveis sempre ligados, consome muita internet móvel e gasta mais bateria.

Como consultar o saldo de internet móvel?

Para consultar o saldo de internet móvel no seu telemóvel digite o código que utiliza para ver o seu saldo. Normalmente o saldo de minutos, SMS e dados móveis aparece na sua informação de saldo. Poderá também ter uma visão mais profunda dos seus consumos de dados móveis na área de cliente da sua operadora. Nesse caso conseguirá ver mais detalhes da utilização, incluindo os dados utilizados em roaming.

Se partilhar internet móvel com outros dispositivos irei pagar mais na fatura?

Ao partilhar internet móvel com outros dispositivos móveis, o tráfego será descontado do seu plafond normal de dados móveis. Isto significa que, enquanto tiver dados móveis disponíveis no seu plafond, não irá pagar mais nada por isso (independentemente de serem gastos no seu telemóvel ou noutro através de hotspot).