Logo NOS
Logo NOS

NOS: toda a informação para contratar TV, Net, Voz e Tarifários

Chamada nacional gratuita. Segunda a Sexta: 9h-22h e Sábado: 9h - 19h

Logo NOS
Logo NOS

Neste momento, estamos fechados.

Mais Informações sobre tarifarios NOWO de Segunda a Sexta: 9h-22h e Sábado: 9h-19h

Como pedir portabilidade NOS e quanto tempo demora a portabilidade NOS

Atualizado em
min reading
NOS Portabilidade

Saiba como fazer o pedido de portabilidade NOS, como preencher o formulário de portabilidade NOS e ainda quanto tempo demora a portabilidade. Saiba também o que é o CVP NOS, para que serve e como pode pedir este código.

Como fazer o pedido de portabilidade NOS?

O que é a portabilidade? A portabilidade é o processo através do qual pode mudar de operadora sem mudar de número. Por exemplo, se tem um número de telemóvel (ou telefone fixo) de outra operadora e quer aderir à NOS, deve fazer o pedido de portabilidade NOS para manter o mesmo número.

É possível pedir a portabilidade para a NOS de números fixos ou móveis: o processo é o mesmo para a portabilidade de telefone fixo NOS ou para a portabilidade móvel.

O pedido de portabilidade NOS deve ser apresentado à operadora NOS. Veja quais os documentos necessários e como pedir a portabilidade para NOS em apenas 3 passos.

1. Obtenha o Código de Validação de Portabilidade

O Código de Validação de Portabilidade (também conhecido por CVP) é o código que identifica o seu número na atual operadora. Deve obter o CVP na sua operadora para preencher no formulário de portabilidade NOS. Pode consultar o CVP na sua fatura, por SMS ou entrando em contacto com a atual operadora. Em caso de dúvidas, veja como pode saber o seu Código de Validação de Portabilidade.

2. Preencha o Formulário de Portabilidade NOS

Para dar seguimento ao pedido de portabilidade NOS é necessário preencher o Formulário de Portabilidade NOS. Aqui deve colocar informações do titular do número, CVP e informação do número a portar.

3. Entregue os Documentos à NOS

Depois de preencher o formulário de portabilidade NOS, deve imprimir e assinar o formulário e juntar uma cópia do seu documento de identificação. De seguida, só tem que entregar estes documentos à NOS através de uma das seguintes formas:

  • Por email: pode enviar o pedido de portabilidade para o email de portabilidade NOS ([email protected]), juntamente com os documentos necessários;
  • Por Correio: também pode optar por enviar o pedido de portabilidade NOS por correio para: Apartado 52 111, Ec Campo Grande, 1721-501 Lisboa;
  • Numa loja NOS: dirija-se a uma loja NOS com os documentos necessários para fazer o pedido de portabilidade para NOS;

Estes são os passos necessários para formalizar o pedido de portabilidade. A partir do momento em que solicita a portabilidade de número, a nova operadora fica responsável pelo processo de portabilidade (neste caso, a NOS).

Mas antes de mudar para a NOS, deve ter em atenção alguns aspetos importantes para que o pedido de portabilidade NOS seja aceite.

  • O que deve confirmar antes de fazer o pedido de portabilidade NOS?
  • Confirme os seus dados pessoais na sua operadora atual (nome, número de identificação e número de contribuinte)
  • Confirme se o número que pretende portar para a NOS foi utilizado há, pelo menos, 3 meses
  • Confirme que o seu telemóvel não está bloqueado à operadora anterior. Se estiver, deve desbloquear o telemóvel para conseguir utilizar o seu novo cartão NOS
  • Confirme que assinou o formulário de portabilidade NOS de acordo com o seu documento de identificação

Deve confirmar todos estes pontos antes de pedir a NOS portabilidade. Outra das coisas a que deve ter atençao antes de pedir a portabilidade é se tem algum período de fidelização a decorrer na atual operadora.

Tenha atenção ao período de fidelização! Confirme que não tem nenhuma fidelização a decorrer na operadora atual, antes de fazer o pedido de portabilidade NOS. Caso tenha um período de fidelização em curso, o pedido de portabilidade irá gerar um incumprimento contratual na operadora anterior e poderá ter que pagar uma indemnização.

Se já confirmou que não tem um período de fidelização a decorrer, mostramos-lhe como preencher o formulário de portabilidade NOS.

Como preencher o formulário de portabilidade NOS?

Pode encontrar o formulário de portabilidade NOS online, no site da operadora. O formulário é de preenchimento online. Sabemos que podem surgir dúvidas ao preencher o formulário e, por isso, mostramos-lhe de seguida como preencher o formulário de portabilidade NOS.

Posso fazer o download do formulário de portabilidade NOS em PDF? Não é possível descarregar o formulário de portabilidade NOS em PDF. O formulário deve ser preenchido online ou presencialmente numa loja. Clique para aceder ao formulário de portabilidade NOS online.

A primeira pergunta do formulário de portabilidade NOS está relacionada com a zona geográfica onde se encontra: Portugal Continental, Açores ou Madeira. Responda de acordo com a situação correspondente.

De seguida, deve indicar se tem contratado o serviço de televisão NOS. Responda "Sim" ou "Não", de acordo com a situação correspondente e avance para o ponto seguinte do formulário.

Este é o momento de indicar qual o número que quer portar para a NOS. Este número pode ser um número fixo ou um número móvel. O formulário de portabilidade móvel NOS e o formulário de portabilidade fixa NOS são iguais. Basta preencher os campos pedidos.

Nesta parte do formulário NOS de portabilidade deve colocar os dados do número que quer mudar para a NOS, bem como as informações do titular.

Não se esqueça do CVP É nesta parte do formulário de portabilidade NOS que deve inserir o Código de Validação de Portabilidade (CVP). Se não introduzir este código, a portabilidade não será efetuada com sucesso.

Por fim, escolha o modo preferencial para ser informado acerca da data da mudança de número e escolha uma data para a portabilidade para a NOS ser realizada: até 10 dias úteis ou numa data específica.

Depois de preencher todos os campos do formulário de portabilidade da NOS, basta entregar o formulário e os documentos por email, por correio ou numa loja NOS.

Se optar por fazer o pedido de portabilidade NOS numa loja não necessita de preencher o formulário online. O serviço de atendimento ao cliente em loja tratará de lhe fornecer o formulário.

Quanto tempo demora a portabilidade NOS?

Para saber quanto tempo demora a portabilidade NOS deve ter em conta o momento no qual entregou os documentos de portabilidade: é a partir desse momento que começa o processo de portabilidade.

A portabilidade de número NOS pode ocorrer nos seguintes prazos, de acordo com o meio de entrega da documentação:

  • 1 dia útil: a portabilidade NOS demora 1 dia útil, se tiver sido solicitada numa loja NOS
  • 3 dias úteis: se tiver sido solicitada por correio, telefone ou vendas à distância (ex:porta-a-porta), o tempo de portabilidade NOS é de 3 dias úteis
  • Numa data posterior: se preferir que a portabilidade NOS seja realizada num prazo superior, indique a data pretendida no formulário de portabilidade NOS;

Existem ainda outros casos, nos quais é necessária a instalação do serviço com intervenção física na rede. Nestes casos, para saber quanto tempo demora a portabilidade NOS é necessário saber se a instalação ocorreu antes ou depois das 17h.

Instalação antes das 17h

Se a instalação foi feita antes das 17h, a portabilidade NOS é realizada no 1º dia útil seguinte.

Instalação depois das 17h

Se a instalação foi feita depois das 17h, a portabilidade NOS é realizada no 2º dia útil seguinte.

Para saber mais sobre o pedido de portabilidade NOS ou para calcular quanto tempo demora a portabilidade NOS, entre em contacto com a nossa equipa, gratuitamente. Podemos ajudá-lo a esclarecer as suas dúvidas.

CVP NOS: o que é, para que serve e como pedir

O que é o CVP NOS e para que serve? O CVP NOS é o código que identifica o seu número de telemóvel (ou telefone fixo) na NOS. O CVP NOS serve para fazer um pedido de portabilidade da NOS para outra operadora.

Neste artigo mostrámos-lhe como fazer para mudar um número de outra operadora para a NOS. Mas se quer mudar da NOS para outra operadora, necessita de saber qual é o seu CVP NOS.

Quando estiver a preencher o formulário de portabilidade para outra operadora, aparece um campo para colocar o Código de Validação de Portabilidade. É neste campo que deverá colocar o seu CVP NOS.

Sem o dado do CVP ou com um CVP incorreto, o pedido de portabilidade não e realizado. Fique a saber como pode consultar o seu CVP da NOS.

  • Como posso saber qual é o meu CVP NOS?
  • Área de Cliente NOS: pode consultar o CVP NOS no espaço NOS Cliente
  • Fatura NOS: o CVP NOS está disponível na fatura NOS (quando aplicável)
  • Contacto Telefónico/SMS: pode ligar ou enviar uma SMS para o número 12 42 com o texto "CVP" e o seu Nº de Identificação Fiscal
  • Lojas NOS: pode solicitar o seu CVP NOS numa loja ou, em alternativa, através do 16990
  • CVP NOS Açores: pode consultar o CVP NOS Açores ligando para o 16 161.
  • CVP NOS Madeira: pode consultar o CVP NOS Madeira ligando para o 16 130.

Perguntas Frequentes NOS Portabilidade

Quanto tempo demora a portabilidade para a NOS?

Para saber quanto tempo demora a portabilidade NOS consulte o nosso capítulo sobre o tempo de portabilidade NOS. A portabilidade pode demorar desde 1 dia útil até uma data escolhida pelo cliente.

Como fazer o pedido de portabilidade MEO para NOS?

Para pedir portabilidade da MEO para NOS deve preencher o formulário de portabilidade NOS com o número MEO que quer mudar para a NOS, e colocar o respetivo CVP da MEO. Deve consultar o seu CVP MEO junto da operadora MEO.

Como fazer o pedido de portabilidade Vodafone para NOS?

Para pedir a portabilidade Vodafone para NOS deve preencher o formulário de portabilidade NOS com os dados do seu número Vodafone e o respetivo CVP da Vodafone. Não se esqueça que sem o CVP a portabilidade não é efetuada.

Como fazer o pedido de portabilidade UZO para NOS?

Para pedir a portabilidade UZO para NOS deve preencher o formulário de portabilidade NOS ou dirigir-se a uma loja. Deve ter consigo os dados do número, o documento de identificação do titular e o CVP do número UZO. Para pedir CVP na UZO entre em contacto com o apoio ao cliente da operadora através do número 707 960 000.

É possível pedir a portabilidade WTF para NOS?

A WTF é uma marca da NOS, por isso não é possível pedir a portabilidade WTF para NOS, uma vez que se trata da mesma operadora. Recordamos que só podem aderir à WTF utilizadores com menos de 25 anos.

Como pedir a portabilidade NOS de um número de telefone fixo?

Para pedir a portabilidade NOS de Telefone Fixo deve seguir os mesmos passos da portabilidade móvel. Veja neste artigo como fazer o pedido de portabilidade NOS.

Qual o preço da portabilidade para a NOS?

Não existe um preço de portabilidade NOS. A operadora não cobra aos seus clientes pela portabilidade. No entanto, de acordo com a ANACOM, as operadoras podem ou não cobrar um valor pela portabilidade.