Imagem Serviços e Gestões
Imagem Serviços e Gestões

Mais Informações sobre os serviços de telecomunicações na sua zona

Chamada nacional gratuita. Segunda a Sexta: 9h-22h e Sábado: 9h - 19h

Imagem Serviços e Gestões
Imagem Serviços e Gestões

Neste momento, estamos fechados.

Mais Informações sobre serviços de telecomunicações de Segunda a Sexta: 9h-22h e Sábado: 9h-19h

Saiba como alterar o tarifário de telemóvel e qual o custo

Atualizado em
min reading
mudar tarifario

Mostramos-lhe como mudar de tarifário, o que deve ter em conta antes de pedir a alteração e quanto custa mudar de tarifário.

Como mudar de tarifário?

Mudar de tarifário: o que preciso de saber antes de alterar?

Existem vários aspetos que deve ter em conta antes de mudar de tarifário. Neste artigo mostramos-lhe como fazer o pedido de mudança de tarifário e quais os custos associados (se aplicável).

É importante rever algumas questões antes de mudar de tarifário para não gerar nenhum incumprimento contratual, por exemplo.

Se está a pensar em alterar o tarifário, estas são as primeiras perguntas que deve fazer a si mesmo:

Antes de mudar de tarifário:

  1. Confirme que não tem uma fidelização associada ao seu tarifário atual
  2. Quer mudar de tarifário dentro da mesma operadora ou quer aderir a um tarifário de outra operadora?
  3. Quer ficar com o mesmo número?

Vamos guiá-lo através do processo de mudança de tarifário com estas 3 perguntas essenciais e ainda lhe mostramos os melhores tarifários de telemóvel para que possa escolher o seu novo tarifário.

Prefere falar com um assistente?

Se prefere falar com um assistente para lhe indicar como mudar de tarifário entre em contacto com a nossa equipa.

211 451 227 Falar com um assistente

🔐 1. Verificar período de fidelização do meu tarifário

Esta é a primeira pergunta que deve fazer antes de pensar em alterar o tarifário. Se tiver um período de fidelização em curso e mudar de tarifário poderá gerar um incumprimento contratual (e ter que pagar uma indemnização à operadora).

Já não tenho fidelização

Se já não tem um período de fidelização, pode mudar de tarifário quando quiser.

Ainda estou fidelizado

Se ainda está fidelizado, aguarde pelo fim da fidelização ou tente renegociar condições com a sua operadora.

Se não tem fidelização ou sem tem um tarifário pré-pago (de carregamentos), pode mudar de tarifário a qualquer momento. Só tem que escolher o seu novo tarifário.

Consulte todos os tarifários das principais operadoras antes de alterar o tarifário. 👇︎

Após comparar os tarifários de todas as operadoras, já pode escolher o melhor tarifário para si ou o tarifário mais barato, mediante as suas preferências.

Continue a ler este artigo para saber como mudar de tarifário.👇︎

⚖️ 2. Aderir a um tarifário dentro da mesma operadora vs. Aderir a um tarifário de outra operadora

Outra questão que se coloca no momento de mudar o tarifário é se quer mudar de tarifário dentro da mesma operadora ou se quer mudar para um tarifário de outra operadora.

O processo de mudança de tarifário é diferente nas duas situações.

Mudar de tarifário dentro da mesma operadora

Para mudar de tarifário na mesma operadora normalmente só precisa de aceder à área de cliente ou entrar em contacto com a operadora (por telefone ou numa loja da operadora).

Mudar de tarifário Mudar de tarifário

Mudar de tarifário para uma nova operadora

Se quer mudar de tarifário e aderir a um tarifário de outra operadora terá que pedir um cartão novo ou pedir a portabilidade (no caso de querer mudar de tarifário e ficar com o mesmo número).

Mudar de tarifário Mudar de tarifário

Se mudar de tarifário e continuar com a mesma operadora não tem que se preocupar com quase nada. A operadora trata de todo o processo de forma interna e a mudança de tarifário ficará concluída em poucos dias ou no final do período de faturação (se for um tarifário do tipo pós-pago).

Por outro lado, se quer mudar para um tarifário de outra operadora tem que saber, em primeiro lugar, se quer manter o mesmo número de telemóvel.

Mudar de tarifário para uma nova operadora e manter o mesmo número Neste caso terá que pedir a portabilidade de número. Clique no link para saber como mudar de tarifário e manter o mesmo número.

No caso de não querer manter o mesmo número pode simplesmente pedir um cartão da nova operadora com um número novo e simplesmente aderir ao tarifário que pretende.

Deixamos-lhe algumas das nossas melhores sugestões para mudar de tarifário.👇︎

NOS Ilimitado
MIN/SMS
Ilimitados
DADOS
Ilimitados
PREÇO
33,49
mês
 
Ofertas: Oferta de 1 mensalidade
Fidelização: 24 meses
Roaming na UE: Grátis
Vodafone You 5GB (pré-pago)
MIN/SMS
2.000
DADOS
5 GB
PREÇO
23,00
mês
 
Inclui: Chat Pass
Fidelização: Sem fidelização
Roaming na UE: Grátis
Tarifário WOO 20GB
MIN/SMS
2.000
 
DADOS
20GB
PREÇO
20,00
mês
Inclui: 5G
Fidelização: Sem Fidelização
Roaming na UE: Grátis
MEO M Móvel 5GB
Min/SMS
4.000
DADOS
5GB
PREÇO
23,60
mês
Inclui: Oferta de ativação
Fidelização: 24 meses
Roaming na UE: Grátis

Estes são alguns dos melhores tarifários com vários plafonds de dados móveis e de comunicações.

Antes de alterar o tarifário, pense se quer um tarifário com um alto plafond de internet e comunicações ou se, por exemplo, 5GB/mês são suficientes para si.

Se precisar de ajuda para escolher e mudar de tarifário, entre em contacto com a nossa equipa.

📲 3. Mudar de tarifário e manter o mesmo número

Pedir portabilidade

Para mudar de tarifário para outra operadora e manter o mesmo número tem que pedir a portabilidade de número de telemóvel.

Pedir portabilidade Pedir portabilidade

O pedido de portabilidade permite-lhe mudar de operadora e manter o mesmo número. Esta é a solução para quem quer mudar o tarifário para outra operadora e ficar com o mesmo número de sempre.

O pedido de portabilidade deve ser feito à nova operadora, ou seja, à operadora que tem o tarifário ao qual pretende aderir.

A Selectra ajuda! Por exemplo, tenho um tarifário da Vodafone e quero mudar o tarifário para a NOS. Neste caso, tenho que entrar em contacto com a NOS e pedir a portabilidade do meu número Vodafone.

Depois de estar concluído o processo de portabilidade para a nova operadora só tem que escolher e mudar para o tarifário que prentende.

O processo de portabilidade/mudança de operadora é gratuito e rápido (se toda a documentação apresentada estiver completa e corretamente preenchida).

Verifique se tem um período de fidelização ativo Antes de mudar de tarifário e de fazer o pedido de portabilidade não se esqueça de confirmar que não tem fidelização. Se tiver uma fidelização a decorrer e fizer um pedido de portabilidade pode gerar um incumprimento contratual com a operadora atual e ter que pagar uma indemnização.

Quanto custa mudar de tarifário?

A alteração de tarifário pode ter custos!

Dependendo do tipo de tarifário e da operadora, a alteração de tarifário pode ter custos associados.

De uma forma geral, em quase todas as operadoras de telecomunicações a 1ª alteração de tarifário é gratuita. As alterações seguintes podem ter custos adicionais.

Para responder à pergunta "quanto custa mudar de tarifário" temos que saber duas coisas: qual é o tipo de tarifário que tem atualmente e qual é o tipo de tarifário ao qual pretende aderir.

Mudar de tarifário pré-pago para pós-pago

Esta alteração de tarifário é grátis na maioria dos casos e operadoras.

Mudar de tarifário pós-pago para pré-pago

Mudar de um tarifário de fatura para um de carregamentos normalmente tem um custo associado (varia conforme a operadora).

Nos restantes casos (por exemplo, alterações entre pré-pagos) o custo de mudar o tarifário vai depender da operadora.

O custo de alteração de tarifário nas operadoras varia sensivelmente entre os 6€ e os 20€.

Precisa de ajuda?

Ligue grátis para saber como mudar de tarifário.

211 451 227 Falar com um assistente