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Como fazer a portabilidade de números: condições, preços e contactos

portabilidade

A portabilidade de um número pode ser um processo rápido se souber de todas as informações. Fique a saber todas as condições para portar os seus números, o preço e o tempo de duração.


O que é a portabilidade?

Quer fazer portabilidade dos seus números?Ajudamos, gratuitamente, a escolher a operadora.
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Para atraírem novos clientes, as operadoras de telecomunicações realizam campanhas promocionais que estão associadas à época recorrente e às necessidades do público-alvo (basta ter em atenção, por exemplo, as tarifários para estudantes).

A única forma de aderirem à campanha de uma operadora sem mudar de número de telemóvel (ou telefone fixo) é através da portabilidade. Provavelmente esta é uma das formas mais seguras de não perder nenhum dos seus contactos.

Em poucas palavras, a portabilidade é a contratação dos serviços de uma nova operadora de telecomunicações, mantendo o mesmo número de telefone.

É possível realizar a portabilidade de números que o consumidor esteja a atualmente a utilizar ou pode também pedir para solicitar a reativação de um número. Mas só o pode fazer até 3 meses depois da sua desativação, reconhecido como o "tempo de quarentena".

Só pode realizar a portabilidade de números dentro do mesmo serviço. Não pode pedir a portabilidade de um número fixo para um serviço de telemóvel ou vice-versa

Uma vez que a maioria dos tarifários de telemóvel incluem chamadas ilimitadas para todas as redes, os consumidores não recebem atualmente qualquer aviso que estão a ligar para um número portado. Para continuar a receber este aviso de portabilidade, deve pedir à sua operadora atual.

Como fazer o pedido de portabilidade do meu número?

Para fazer o pedido de portabilidade do número basta entrar em contacto com a nova operadora (a que quer aderir).

A partir do momento em que dá início ao processo, é a sua nova companhia de telecomunicações que fica totalmente responsável por todas as ações, inclusivamente de cancelar o seu atual contrato.

No entanto, terá de ter em atenção alguns pontos essenciais para dar início ao seu pedido:

  • Período de fidelização: ainda está a cumprir o tempo de obrigatoriedade no seu atual contrato de telecomunicações? Se quiser rescindir o seu contrato antes de terminar o período de fidelização, terá de pagar uma indemnização à sua atual operadora.
  • Desbloqueiar telemóvel: tem também de desbloquear o seu telemóvel para todas as redes, de forma ao processo de portabilidade ser possível de ser realizado.

Só o titular do contrato (a quem pertence o número de telefone) é que pode fazer o pedido de portabilidade. Uma outra pessoa também o pode fazer, mas o titular deve identificá-la e dar autorização para a celebração do novo contrato de telecomunicações.

Posso pedir a portabilidade de todos os números?

Neste momento pode portar os seguintes números para outras operadoras de telecomunicações:

  • Números de serviço fixo, começados por 2;
  • Números de serviço móvel, começados por 91, 92, 93 e 96;
  • Números do serviço de voz sobre o Protocolo Internet (VoIP) nómada, começados por 30;
  • Outros números começados por 800, 808 e 707.

Posso fazer a portabilidade do meu número para qualquer operadora?

Pode fazer a portabilidade do seu número para qualquer uma das principais operadoras em Portugal. Pode ver, mais abaixo, os detalhes para fazer a portabilidade para cada uma:

Pode também realizar a portabilidade do seu número de telemóvel para as restantes operadoras de serviços móveis em Portugal (WTF, Moche ou Yorn), mas deve ter em atenção as condicionantes caso tenha contratado um pacote de serviços com serviço móvel incluído.

Mas atente que, por exemplo se quiser fazer a portabilidade para a WTF de um número de telemóvel incluído num pacote Vodafone estará a cancelar os restantes serviços.

Que documentos tenho de entregar para pedir portabilidade do meu número?

Os documentos que tem de entregar, ao realizar o seu pedido de portabilidade, dependem da modalidade que escolher. Ou seja:

  • Contacto telefónico: deverá fornecer os seus dados pessoais à equipa de apoio ao cliente da operadora para a qual quer mudar e, de seguida, enviar o formulário de portabilidade preenchido. Para além disso, deve também enviar uma cópia do Cartão de Cidadão ou Bilhete de Identidade e um comprovativo de morada;
  • Loja de telecomunicações: verifique qual a loja MEO, Vodafone, NOS ou NOWO mais próxima de si para entregar diretamente as cópias dos documentos de identificação, do comprovativo de morada e o formulário de portabilidade.
  • Correio: verifique quais as moradas das operadoras e pode enviar cópias dos documentos de identificação, comprovativo de morada e o formulário de portabilidade preenchido.

Quanto tempo demora a portabilidade?

São muitos os clientes que perguntam à nossa equipa de especialistas quanto tempo demora a portabilidade para a NOS ou para as restantes operadoras.

A duração da portabilidade é de 1 dia útil, a partir do momento em que faz o pedido de portabilidade do seu número. Só nos seguintes casos, mais abaixo, é que poderá ser diferente:

  • Se acordar um prazo superior com a sua nova operadora;
  • No caso de de necessitar de fazer a portabilidade de vários números (MSN) ou de outras ações que impliquem pedidos de configuração com a antiga operadora;
  • Sempre que existir a necessidade de se realizar uma intervenção na rede;
  • Se o pedido de portabilidade for realizado à distância, isto é, que implique o envio de documentos por e-mail ou correio.

Qual é o preço para fazer a portabilidade do meu número?

Quando decide fazer a portabilidade do seu número não tem de pagar nada à sua antiga operadora. No entanto, a companhia de telecomunicações à qual quer aderir pode exigir-lhe o pagamento da portabilidade.

Por norma, a taxa de portabilidade nas diferentes operadoras é oferecida em campanha. Verifique na tabela de preços mais abaixo:

Preço da portabilidade
Operadora Preços de portabilidade Quanto tempo demora a portabilidade?
Logo Vodafone
€16,26 para assinantes sem fidelização. É feita oferta por campanha para assinantes com 6, 12 e 24 meses de fidelização. 1 dia útil, fora exceções
Logo MEO
€0 1 dia útil, fora exceções
Logo NOS
€0 1 dia útil, fora exceções
Logo NOWO
€12,20 por cada número portado. Este valor é, por norma, devolvido em campanhas realizadas pela operadora. 1 dia útil, fora exceções

O pedido de portabilidade pode ser recusado?

O processo de portabilidade pode ser recusado pela nova operadora de telecomunicações nos seguintes casos específicos:

  • Se os dados do titular registados pela antiga operadora não coinciderem com os dados registados para o pedido de portabilidade;
  • No caso do número do cartão SIM enviado com o pedido de portabilidade não existir ou não corresponder ao número de telemóvel indicado.
  • Se o cartão SIM for perdido ou extraviado.

Posso desistir do pedido de portabilidade?

Só pode desistir do pedido de portabilidade se a operadora para a qual pretendia mudar lhe confirmar que ainda é possível. Tal só acontecerá se a sua companhia de telecomunicações atual ainda não tiver aceitado o pedido de portabilidade.

Caso já tenha sido aceite (e esteja, por isso, no "ponto de não retorno") não poderá desistir.

Quais os contactos gerais para pedir a portabilidade?

A forma mais rápida e cómoda para fazer o seu pedido de portabilidade é através do contacto telefónico. Pode fazê-lo através dos números de apoio ao cliente das operadoras. Só tem de fazer a sua escolha de tarifário de telecomunicações.

Veja, mais abaixo, os contactos MEO, contactos Vodafone, contactos NOS e contactos Vodafone:

Qual é o contacto para pedir portabilidade? Contacto para portabilidade
Linha de apoio ao cliente MEO
Linha de apoio ao cliente Vodafone
Linha de apoio ao cliente NOS
Linha de apoio ao cliente NOWO
 

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